A INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS EM SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Saúde, Escola, Educação Física
Resumo
Resumo: Apesar de o termo saúde normalmente estar presente nas aulas de Educação Física, existem controvérsiassobre como a saúde pode e vem sendo tratada pela Educação Física na esfera escolar. Tais questões estãoassociadas, de alguma forma, a pelo menos três quesitos: a forma teórica como os conteúdos são abordados, asuperficialidade com que é tratado o conceito de saúde e a existência, no âmbito da Educação Física brasileira,de uma epistemologia de segregação, que remete a uma dualidade entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas.Neste ensaio, o objetivo é propor uma reflexão a partir de uma experiência docente que visou problematizarquestões de saúde em aulas de Educação Física. As intervenções ocorreram durante o estágio supervisionado deconclusão de curso da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, durante o ano de2006, junto a uma turma feminina do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Pelotas,RS. Essa experiência discente/docente ajudou a colocar o tema saúde no ambiente escolar em uma posição deimportância.
Publicado
2012-09-11
Edição
Seção
Artigos Originais
Os autores deverão encaminhar no momento da submissão, a declaração de transferência de direitos autorais assinada. Esta declaração deverá ser preparada em conformidade com o modelo fornecido pela revista. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, mesmo que de forma parcial, incluindo a tradução para outro idioma, sem a autorização por escrito da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.