ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL, HÁBITOS ALIMENTARES E PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC, LAGES. S.C
Palavras-chave:
Atividade física, Universitários, Hábitos Alimentares, Obesidade.
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar os níveis de atividade física, hábitos alimentares e controle de peso corporalem universitários. A amostra incluiu 357 universitários (40,4% homens). O critério utilizado para avaliação donível de atividade física foi o IPAQ (2001), e o IMC (índice de massa corporal) serviu para classificar os níveis desobrepeso e obesidade. A idade média foi de 25,8 anos, sendo 48,4% deles solteiros. O IMC mostrou que 69,2%estavam na faixa recomendada (18,5 a 24,9 kg/m2) e, destes, 56,1% praticavam algum tipo de atividade física.Os homens (41,5%) e os casados (41,4%), aparecem com maiores índices de sobrepeso e obesidade, e tendema aumentar o peso com o aumento da idade (p< 0,01). Entre as áreas de estudo na universidade, a prevalênciade sobrepeso/obesidade foi maior entre os homens da área econômico-jurídica (46,9%) e entre as mulheresda área de letras e artes (37,7%). A prevalência de universitários ativos fisicamente foi maior entre os homens(73,6%) com idade entre 18 a 29 anos, solteiros (69,5%), e nas áreas da saúde (90,9%) e exatas 88,0%. Entreas mulheres, as mais ativas fisicamente estavam nas áreas econômico-jurídica e ciências humanas (72,7%) esaúde (59,1%). O consumo regular de refrigerantes (69.9%) foi maior que o consumo de frutas (59,7%), sugerindouma dieta inadequada, a qual foi confirmada por outros indicadores negativos de hábitos alimentares. Nos demaisindicadores, a proporção de sujeitos que apresentou um comportamento alimentar positivo foi sempre menor emrelação ao comportamento negativo.
Publicado
2012-09-12
Edição
Seção
Artigos Originais
Os autores deverão encaminhar no momento da submissão, a declaração de transferência de direitos autorais assinada. Esta declaração deverá ser preparada em conformidade com o modelo fornecido pela revista. Artigos aceitos para publicação passam a ser propriedade da revista, não podendo ser reproduzidos, mesmo que de forma parcial, incluindo a tradução para outro idioma, sem a autorização por escrito da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.