PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS E DE SAÚDE DOS OFICIAIS DO CENTRO DE INSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DA AERONÁUTICA - CIAAR (BASE AÉREA DE BELO HORIZONTE)

  • Marcus Vinicius Bhering Moretzsohn Silva
Palavras-chave: Medidas Antropométricas, Índice de Massa Corporal, Percentual de Gordura Corporal, Doenças Crônicas não Transmissíveis, Desordens Metabólicas.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar o perfil da composição corporal, através de medidas antropométricas. bem como sua relação com a saúde e o risco de desenvolvimento de doenças, dos oficiais do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica de Belo Horizonte. Trinta e sete militares do sexo masculino (38,0 + 7,1 anos; 77.9 + 11,0 Kg; 173,0 + 7,26 cm) foram estudados. Medidas antropométricas de peso, estatura, espessura de dobras cutâneas e circunferências foram coletadas. Os valores dos parâmetros utilizados neste estudo. índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura corporal e circunferência da cintura foram, respectivamente. 25,7 + 2,27 Kg/m2,15,9 + 4,84% e 86,0 + 6.7cm. Os resultados encontrados indicaram tendências para o sobrepeso e para a obesidade grau 1, representando um risco aumentado para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e um baixo risco de desenvolvimento de desordens metabólicas.
Publicado
2012-10-15
Seção
Artigos Originais