ARRANJO ESPACIAL DA UMIDADE DO SOLO, CARBONO ORGÂNICO E NEMATOFAUNA ÀS MARGENS DO RIO BRÍGIDA EM PARNAMIRIM – PE

Palavras-chave: Geoestatística, Mata Ciliar, Nematofauna, Semiárido

Resumo

O Semiárido Pernambucano é uma região singular, que ao longo do tempo vêm sendo cada vez mais utilizado pelo homem, causando problemas ambientais, pela remoção da vegetação nativa e manejo inadequado dos solos pela agricultura intensiva. Dentre muitas alternativas para avaliar a qualidade dos solos, os nematoides podem ser utilizados como bioindicadores por serem adaptados à situação natural edáfica de diferentes ambientes e por serem extremamente sensíveis à mudança destes sistemas. A seguinte pesquisa foi realizada no Município de Parnamirim, PE, com o objetivo de avaliar a comunidade de nematoides e sua distribuição espacial, da umidade e do teor de carbono orgânico no solo em área ripária na Bacia Hidrográfica do Rio Brígida. Os nematoides bacteriófagos foram dominantes na área seguido por parasitos de planta, a via de decomposição da matéria orgânica ocorre por via bacteriana. Maiores níveis de umidade, carbono do solo e populações de grupos tróficos foram encontrados predominantemente às margens do rio, porém a maior concentração de diversidade trófica ocorreu na região central da área de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Paulo Francisco Santos da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Estudante de Agronomia e bolsista PET AgroEnergia UFRPE - SEDE. Pesquisador de iniciação científica na área de Fitopatologia - Nematologia.
Elvira Maria Régis Pedrosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Atualmente é bolsista de produtividade nível 1C do CNPq e professora Titular da UFRPE, tendo orientado mais de 20 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado. Tem atuado principalmente nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase no manejo de doenças de planta causadas por nematoides.
Juliana Maria Medrado de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Doutoranda em Engenharia Agrícola, Área de concentração: Engenharia de Água e Solo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Thais Fernanda da Silva Vicente, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Doutora em Engenharia Agrícola e bolsista PNPD/CAPES pelo departamento de Engenharia Agrícola UFRPE. Atua principalmente com os temas: Nematoides, Nematoides como bioindicadores de qualidade do solo, Aproveitamento de Resíduos, Reuso de resíduos agroindustriais, geoestatística, experimentação agrícola e agricultura de precisão.
Iug Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Doutor em Engenharia Agrícola da Universidade Federal Rural de Pernambuco e professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa. Atuando principalmente nos seguintes temas: recursos naturais, solos, precipitação, degradação e regime pluviométrico.
Thayná Felipe de Morais, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Estudante de Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é bolsista PIBIC, em Fitopatologia com ênfase em Nematologia.
Daniel Henrique Feitosa e Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Estudante de Agronomia pela UFRPE. Atualmente é bolsista PIBIC, em Fitopatologia com ênfase em Nematologia.
Publicado
2020-12-31
Seção
Tecnologias Agrícolas e Agronômicas: Impulsionando as Metas de Desenvolvimento S