ARRANJO ESPACIAL DA UMIDADE DO SOLO, CARBONO ORGÂNICO E NEMATOFAUNA ÀS MARGENS DO RIO BRÍGIDA EM PARNAMIRIM – PE

Palavras-chave: Geoestatística, Mata Ciliar, Nematofauna, Semiárido

Resumo

O Semiárido Pernambucano é uma região singular, que ao longo do tempo vêm sendo cada vez mais utilizado pelo homem, causando problemas ambientais, pela remoção da vegetação nativa e manejo inadequado dos solos pela agricultura intensiva. Dentre muitas alternativas para avaliar a qualidade dos solos, os nematoides podem ser utilizados como bioindicadores por serem adaptados à situação natural edáfica de diferentes ambientes e por serem extremamente sensíveis à mudança destes sistemas. A seguinte pesquisa foi realizada no Município de Parnamirim, PE, com o objetivo de avaliar a comunidade de nematoides e sua distribuição espacial, da umidade e do teor de carbono orgânico no solo em área ripária na Bacia Hidrográfica do Rio Brígida. Os nematoides bacteriófagos foram dominantes na área seguido por parasitos de planta, a via de decomposição da matéria orgânica ocorre por via bacteriana. Maiores níveis de umidade, carbono do solo e populações de grupos tróficos foram encontrados predominantemente às margens do rio, porém a maior concentração de diversidade trófica ocorreu na região central da área de estudo.

Biografia do Autor

Emerson Paulo Francisco Santos da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Estudante de Agronomia e bolsista PET AgroEnergia UFRPE - SEDE. Pesquisador de iniciação científica na área de Fitopatologia - Nematologia.
Elvira Maria Régis Pedrosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Atualmente é bolsista de produtividade nível 1C do CNPq e professora Titular da UFRPE, tendo orientado mais de 20 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado. Tem atuado principalmente nas áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase no manejo de doenças de planta causadas por nematoides.
Juliana Maria Medrado de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Doutoranda em Engenharia Agrícola, Área de concentração: Engenharia de Água e Solo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Thais Fernanda da Silva Vicente, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Doutora em Engenharia Agrícola e bolsista PNPD/CAPES pelo departamento de Engenharia Agrícola UFRPE. Atua principalmente com os temas: Nematoides, Nematoides como bioindicadores de qualidade do solo, Aproveitamento de Resíduos, Reuso de resíduos agroindustriais, geoestatística, experimentação agrícola e agricultura de precisão.
Iug Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Doutor em Engenharia Agrícola da Universidade Federal Rural de Pernambuco e professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa. Atuando principalmente nos seguintes temas: recursos naturais, solos, precipitação, degradação e regime pluviométrico.
Thayná Felipe de Morais, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Estudante de Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é bolsista PIBIC, em Fitopatologia com ênfase em Nematologia.
Daniel Henrique Feitosa e Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Estudante de Agronomia pela UFRPE. Atualmente é bolsista PIBIC, em Fitopatologia com ênfase em Nematologia.
Publicado
2020-12-31
Seção
Tecnologias Agrícolas e Agronômicas: Impulsionando as Metas de Desenvolvimento S