Utilização de ventilação forçada para o conforto térmico em um galpão agroindustrial

  • Wagner de Almeida Lucas UFPEL
  • Prof.Dr Humberto UFPEL
  • Prof. Dra Gizele Ingrid Gadotti UFPEL
  • Graciela Buck UFPEL
Palavras-chave: eficiência energética, qualidade do ar, ambiente de trabalho, unidade de processamento de arroz

Resumo

A ventilação forçada é essencial para otimizar o conforto térmico e controlar a poluição em ambientes industriais. Neste estudo, investigou-se as condições térmicas em uma unidade de processamento de arroz e se propôs soluções para sua melhoria. Foram utilizados medidores de temperatura e umidade para coletar dados no interior do galpão Esses dados serviram de subsídio para o dimensionamento do sistema de ventilação. Concluí-se que são necessários 16 ventiladores axiais circulares para garantir uma ventilação eficaz, considerando a capacidade de vazão de cada ventilador e as características do galpão. Esses resultados contribuem para a eficiência ambiental e o bem-estar dos ocupantes em ambientes industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof.Dr Humberto, UFPEL
Professor da Universidade Federal de Pelotas, Doutor em Oceanografia Física, Química e Geológica, Mestre em Engenharia Oceânica, Especialista em Diversidade Vegetal e Graduado em Engenharia Agrícola.
Prof. Dra Gizele Ingrid Gadotti, UFPEL
  Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2003), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2006), trabalhou na iniciativa privada e retornou ao doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2012) com doutorado sanduíche na Oregon State University. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Esteve em licença maternidade no primeiro semestre do ano de 2014. Em 2018 criou o Laboratório de Agrotecnologia do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas. Foi coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes 2018/2020. Foi coordenadora da Câmara de Pesquisa e Inovação do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas 2020/21. É presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas (ABEAG) ano 2021/23. É vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA) 2022/23. Em 2022 recebeu o prêmio Diversity da ASHRAE Brasil pelo seu trabalho sobre igualdade na engenharia. É Editora Chefe Adjunta da Revista Engenharia Agrícola. Tem trabalhado nas áreas das Ciências Agrárias e Ambientais.  
Graciela Buck, UFPEL
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2022). Realizou estágio currícular obrigatório de conclusão de curso na Empresa SLC Agrícola.
Publicado
2025-07-03
Seção
Artigos