The use of questionnaires for assessment of customer’s needs in seeds laboratories

  • Rafael de Oliveira Vergara UFPel
  • Gizele Ingrid Gadotti UFPel
  • Angelo Vieira dos Reis UFPel
Palavras-chave: controle de qualidade, ciclo de vida, análise de sementes

Resumo

O uso de questionários é habitual na identificação das necessidades do cliente. Essa identificação é feita com o auxílio de literatura, análise de técnicas semelhantes, consulta a especialistas, usando simulações e um questionário aos clientes. Este trabalho não é uma avaliação do produto, mas de um serviço. O conceito de ciclo de vida é amplamente utilizado para a concepção dos produtos, mas não tem um uso para serviços porque a sua caracterização é diferente. Portanto, o objetivo deste estudo é incorporar o conceito de ciclo de vida e questionários em um serviço como um laboratório de sementes, a fim de fazer um mapeamento mais preciso das necessidades e desejos dos clientes. Assim, a identificação dos clientes internos e externos, identificando ciclo de vida de amostras de sementes, fazer um questionário sobre as necessidades e aplicá-lo a clientes identificados anteriormente no processo. Os resultados mostraram que: ciclo de vida do laboratório de sementes é uma ferramenta eficiente para a identificação das necessidades do cliente; E a metodologia de questionários deve ser utilizada com mais freqüência como uma ferramenta de gestão; 24% dos clientes estão insatisfeitos com os resultados de ensaios de emissões.

Biografia do Autor

Rafael de Oliveira Vergara, UFPel
Engenheiro agronomo, graduado pela Universidade Federal de Pelotas, atualmente aluno de mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes.
Publicado
2016-03-15
Seção
Tecnologias Agrícolas e Agronômicas: Impulsionando as Metas de Desenvolvimento S