Gaspard de la Nuit (1908) e Le Tombeau de Couperin (1914-1917): um contexto sob o ponto de vista da poética e/ou realidade

  • Danieli Verônica Longo Benedetti
  • Amilcar Zani

Resumo

O presente artigo, segmento de pesquisa realizada no Departamento de Música da ECA/USP/FAPESP, pretende apontar a escolha de alguns dos procedimentos adotados pelo compositor francês Maurice Ravel para a criaç¸ão dos ciclos Gaspard de la Nuit e Le Tombeau de Couperin. O sofrimento causado pela perda anunciada do pai durante o período de composiçã¸o do Gaspard; a perda dos amigos e da mãe durante os anos de composiçã¸o do Tombeau poderiam não se constituir no motivo que levaria o compositor a criaçã¸o destas obras, mas o sentimento gerado por tais acontecimentos o conduziria a escolha de alguns dos procedimentos de composiçã¸o nelas adotados e que permaneceriam simbolicamente impressos.
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