Do encantamento para a apropriaçã¸o artística: experiência e performance musical, filosofia e hermenêutica, estética e ética

  • Daniel Vieira

Resumo

O trabalho discute, a partir de uma consideraçã¸o estética, a questão da apropriação artística na performance musical. São debatidos pontos de vista da apropriação poética construídos por Harold Bloom em a Angústia da Influência e depois intercalados e aglutinados à Hermenêutica do Sujeito com o princípio do cuidado de si de Michel Foucault. Tal corte transversal favorece à compreensão e concepcção de ética para a atividade artística. Argumento que a angústia, natural do ato humano realizado e apropriado, vem a ser suplantada pela própria noçã¸o de liberdade conquistada a partir de um autorreconhecimento obtido por meio da tradição. Minha própria experiência com a performance de A Prole do Bebê no. 2 de Villa-Lobos é referida, com recorrência, a fim de demonstrar o contexto musical dos temas levantados.
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