A colaboração entre compositor e intérprete no processo criativo de Arcontes

  • Bruno Yukio Meireles Ishisaki UNICAMP
  • Marco Antônio Crispim Machado UNICAMP

Resumo

O presente trabalho tem seu escopo na questão, em âmbito criativo, da colaboração entre compositor e intérprete no trabalho composicional de Arcontes, obra para violão de 7 cordas e eletrônica. Este artigo, em sua primeira seção, apresenta o relato de Bruno Ishisaki enquanto compositor, bem como seus procedimentos, técnicas e a relação de colaboração presente ao longo da criação da obra; em sua segunda seção, há o relato de Marco Antônio Machado enquanto intérprete, dispondo de informações complementares em relação ao trabalho colaborativo, bem como apontamentos relacionados à sua atuação dentro da área de processos criativos. As considerações finais, escritas na primeira pessoa do plural, sintetizam a unanimidade das conclusões de ambas as partes (compositor e intérprete) em relação ao trabalho de parceria descrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Yukio Meireles Ishisaki, UNICAMP
Bacharel em Música pela UNICAMP (2005), Especialista em Composição pela FMCG (2009) e Mestrando em Processos Criativos pela UNICAMP, orientado pela Profa. Dra. Denise Garcia. Estudou com Celso Mojola, Jônatas Manzolli e Denise Garcia. Atualmente desenvolve pesquisas como bolsista CAPES no CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp) e no NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora). Atua como compositor e intérprete no grupo Tempo-Câmara e compõe a diretoria do AICAMC (Associação de Intérpretes, Compositores e Apreciadores de Música Contemporânea).
Marco Antônio Crispim Machado, UNICAMP
Bacharel pela Faculdade de Artes Santa Cecília; Pós-Graduação Lato Sensu em Composição pela Faculdade de Música Carlos Gomes; Mestre em Composição Musical pela UFRJ; Doutorando em Composição pelo Instituto de Artes da UNICAMP, orientado por José Augusto Mannis; Colaborador e membro da comissão de instituição da FAVCOLESP; Fundador e Diretor Presidente da AICAMC; atua como violonista e compositor do conjunto Tempo-Câmara.
Publicado
2013-12-27
Edição
Seção
Artigos