https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/issue/feedRevista do Conservatório de Música2013-12-27T15:33:12+00:00Luiz Guilherme Duro Goldbergrevistacm_ufpel@hotmail.comOpen Journal Systems<p><strong>[DESCONTINUADA]</strong></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3209Apresentação I2013-12-27T14:58:49+00:00Luiz Guilherme Duro Goldbergguilherme_goldberg@hotmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3210Apresentação II2013-12-27T14:26:02+00:00Joana Cunha de Holandajholanda@bla.comCopyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3202It takes two to tango: A prática colaborativa na música contemporânea2013-12-27T14:26:02+00:00Catarina Leite Domenicicatarina@catarinadomenici.com<span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: Arial,sans-serif;"><span style="font-size: x-small;"><span lang="pt-BR">Este artigo aborda a prática colaborativa mediada pela notação na música contemporânea de concerto. Em um primeiro momento, a autora expõe as bases teórico-metodológicas da sua pesquisa sobre interações compositor-performer na música contemporânea, oferecendo um panorama dos estudos de caso já realizados. Em seguida, a autora examina o paradigma vertical de relações compositor-intérprete e discute os problemas de uma relação mediada apenas pela notação. Com base depoimentos de compositores e performers e no conceito de arquitetônica de Bakhtin a autora apresenta pontos que contribuem para uma definição de colaboração dialógica entre compositores e intérpretes.</span></span></span></span>2013-12-27T12:39:22+00:00Copyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3203La música contemporanea en la universidad2013-12-27T14:26:02+00:00Dante Greladantegrela@gmail.comEl trabajo presenta una visión crítica sobre la situación de la música contemporánea dentro del contexto de las instituciones universitarias de formación musical. Con el fin de ordenar la exposición, el contenido de al mismo ha sido dividido en tres sectores, dedicados específicamente a los siguientes temas: 1 – La música contemporanea: problemática general. 2 – La música contemporanea en la universidad: situación y problemas. 3 – Propuestas. En el primero, se lleva a cabo una consideración respecto de la situación de la “música contemporánea académica” en relación a la producción musical de nuestra época en general. En el segundo, se realiza un planteo crítico en cuanto al lugar que ocupa la música contemporánea dentro de las instituciones musicales de nivel universitario (específicamente en relación a dicho problema en Argentina, país de pertenencia del autor del trabajo). Finalmente, se realiza una serie de propuestas tendientes a mejorar la situación planteada.2013-12-27T13:37:08+00:00Copyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3204A Espera Silente e Pequena Impressão: relatos sobre experiências interativas entre intérprete e compositor.2013-12-27T14:26:02+00:00João Francisco de Souza Corrêajoaofscorrea@hotmail.comO presente artigo narra a experiência colaborativa entre intérprete e compositor nas obras A Espera Silente de Marcelo Villena e Pequena Impressão de Sergio Jerez. No texto são descritos os procedimentos compositivos e as ideias expressivas adotadas pelos compositores, e também, o modo como aconteceu o processo de execução das obras. Ao final, são realizadas considerações acerca da maneira como ocorreu o diálogo entre intérprete e compositores.2013-12-27T13:38:18+00:00Copyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3205A colaboração entre compositor e intérprete no processo criativo de Arcontes2013-12-27T14:26:02+00:00Bruno Yukio Meireles Ishisakibrunoyukio@gmail.comMarco Antônio Crispim Machadoboimachado@yahoo.comO presente trabalho tem seu escopo na questão, em âmbito criativo, da colaboração entre compositor e intérprete no trabalho composicional de Arcontes, obra para violão de 7 cordas e eletrônica. Este artigo, em sua primeira seção, apresenta o relato de Bruno Ishisaki enquanto compositor, bem como seus procedimentos, técnicas e a relação de colaboração presente ao longo da criação da obra; em sua segunda seção, há o relato de Marco Antônio Machado enquanto intérprete, dispondo de informações complementares em relação ao trabalho colaborativo, bem como apontamentos relacionados à sua atuação dentro da área de processos criativos. As considerações finais, escritas na primeira pessoa do plural, sintetizam a unanimidade das conclusões de ambas as partes (compositor e intérprete) em relação ao trabalho de parceria descrito.2013-12-27T13:39:27+00:00Copyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3206“Entre tapas e beijos”: processos artísticos coletivos em música contemporânea2013-12-27T14:26:02+00:00Stanley Levistanleylevi@gmail.comEste artigo trata de algumas formas horizontalizadas do fazer artístico contemporâneo, suas motivações e implicações. Partindo da literatura recente sobre processos colaborativos no teatro, busca-se compreender, por analogia, a colaboração em música e suas possibilidades, focando as relações de cooperação entre o compositor e o intérprete. Estas reflexões são ilustradas pelo estudo de caso de dois processos colaborativos de naturezas diferentes. Ao final, é apresentada uma organização do processo produtivo musical em categorias, objetivando um exame mais detalhado das possibilidades colaborativas em cada uma.2013-12-27T13:40:11+00:00Copyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3207Música Constitucional Luso-Brasileira: primeiros anos2013-12-27T14:26:02+00:00Alberto José Vieira Pachecopajv@fcsh.unl.ptOs movimentos constitucionais em Portugal e no Brasil representaram um momento de grande debate e consequente reforma política. Este processo teve início com a revolução constitucional de 1820, na cidade do Porto. O objetivo deste artigo é descrever e avaliar o rico repertório musical que esteve relacionado com o início desse movimento político luso-brasileiro. Será possível demonstrar sua importância histórica, uma vez que ele foi usado consistentemente como instrumento de propaganda ideológica. Assim, o presente texto exemplifica a relevância da música como instrumento político e mostra que ela foi usada de forma consciente por grupos políticos luso-brasileiros.2013-12-27T13:43:16+00:00Copyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3208Novas perspectivas para a análise derivativa2013-12-27T14:26:02+00:00Carlos de Lemos Almadacalmada@globo.comO presente artigo apresenta uma visão abrangente dos fundamentos e de vários desdobramentos de um projeto de pesquisa em andamento cujos principais objetivos estão associados aos princípios da variação progressiva e da Grundgestalt, considerando suas aplicações sistemáticas na análise e na composição musicais. Após uma descrição sucinta das abordagens até o momento realizadas, é apresentada uma nova perspectiva, voltada para os procedimentos analíticos e resultante da adaptação e do aperfeiçoamento de vários elementos e conceitos previamente desenvolvidos no ramo composicional do projeto.2013-12-27T13:43:36+00:00Copyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3211Expediente2013-12-27T14:40:28+00:00Luiz Guilherme Duro Goldbergguilherme_goldberg@hotmail.comCopyright (c) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/RCM/article/view/3213Edição Completa2013-12-27T15:33:12+00:00Luiz Guilherme Duro Goldbergguilherme_goldberg@hotmail.com2013-12-27T15:33:12+00:00Copyright (c)