Marés que Formam:

(Auto)Narrativas de um Educador do Campo em Territórios Insulares Caiçaras

Resumo

Este artigo apresenta uma escrita de si em forma de narrativa formativa, construída a partir das vivências do autor como educador do campo em comunidades insulares caiçaras do litoral do Paraná. A proposta emerge do desejo de registrar, refletir e reinterpretar experiências de ensino e aprendizagem em um território marcado por invisibilizações e resistências. Utiliza-se a abordagem (auto)biográfica, assumindo a memória como potência epistemológica e pedagógica, articulando-a com referenciais que tratam da formação docente, da educação do campo e das epistemologias do sul. As marés, os silêncios, as travessias e os encontros cotidianos tornam-se imagens que orientam a tessitura da narrativa, revelando como o território insular participa ativamente da formação do professor. Longe de constituir um simples relato, o texto propõe um mergulho sensível nas marcas que a docência deixa no sujeito que educa, problematizando as fronteiras entre ensinar, aprender e resistir. Ao final, defende-se a escrita autobiográfica como gesto político de afirmação de existências que insistem em permanecer à beira, transformando o vivido em conhecimento e o cotidiano em saber compartilhado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Morais Barcelos, Secretaria do Estado de Educação do Paraná

Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Educação do Campo – Ciências da Natureza (UFPR), em História e Pedagogia, com especializações em Metodologia do Ensino de História, Biologia e Língua Portuguesa. Atua como professor da rede pública estadual do Paraná, com ampla experiência em escolas do campo e comunidades caiçaras nas áreas insulares de Guaraqueçaba-PR. Desenvolve pesquisas interdisciplinares com foco em Educação do Campo, saberes tradicionais, territorialidades e tecnologias críticas.

Helena Midori Kashiwagi da Rocha, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora e Mestre em Geografia pela UFPR, Professora titular do Setor Litoral da UFPR, atua na graduação e no Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB-UFPR).

Referências

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 4. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 523-536, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5JPSdp5W75LB3cZW9C3Bk9c/. Acesso em: 15 set. 2026.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/. Acesso em: 15 set. 2026.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33. Disponível em: https://hdl.handle.net/10451/4758. Acesso em: 15 set. 2026.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Mediação biográfica: figuras antropológicas do narrador e do formador. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 43-59.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/8697. Acesso em: 15 set. 2026.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 329-343, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/vBbLxwHQHLFnfrS48HYbhxw/. Acesso em: 15 set. 2026.

Publicado
2026-09-24
Como Citar
Morais Barcelos, J., & Midori Kashiwagi da Rocha, H. (2026). Marés que Formam:: (Auto)Narrativas de um Educador do Campo em Territórios Insulares Caiçaras. Cadernos De Educação, (70). https://doi.org/10.15210/caduc.vi70.29893
Seção
Dossiê: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS EM PROCESSOS FORMATIVOS