https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/issue/feedCadernos de Educação2025-04-22T14:47:11+00:00Equipe Editorialrevista.ce@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista <strong><em>Cadernos de Educação </em></strong>é uma publicação eletrônica, em fluxo contínuo, da <a href="https://wp.ufpel.edu.br/fae/">Faculdade de Educação (FAE)</a> e do <a href="https://wp.ufpel.edu.br/ppge/">Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)</a> da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas no campo educacional, além de resenhas, entrevistas e dossiês.</p> <p><strong>Qualis:</strong> A2</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN:</strong> 2178-079X</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/6588Revista N.112025-04-22T14:46:56+00:00Número 11/ 1998a@b.comRevista Cadernos de Educação número 11 na íntegra.2015-11-05T16:07:35+00:00Copyright (c) 2020 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29002Del trabajo estable al trabajador: El enfoque de las competencias profesionales y la crisis del empleo2025-04-22T14:46:57+00:00Antonio Guerrero SerónSern@Sern.com<p>Este trabajo presenta una síntesis de los principales resultados obtenidos en una investigación sobre el nuevo enfoque de las competencias profesionales, a partir de supuestos sociológicos y educativos1. La aplicación del modelo de las competencias profesionales en los nuevos módulos de la formación profesional diseñada por la LOGSE, pudiera entenderse como el resultado de aplicar la que Bernstein llama nueva pedagogía invisible, a la crisis de la F.P. y del empleo, entroncando con las nuevas formas de gestión de recursos humanos conocidas como “ingeniería por competencias” o “gestión de competencias”, que se intentan aplicar, desde grandes consultorías y empresas transnacionales, como nuevas formas de socialización profesional para hacer frente a la crisis del empleo ligada a las nuevas condiciones económicas. En este enfoque, el concepto de empleabilidad resulta crucial, pues supone un reto a la estabilidad y un mecanismo perverso de individualizar la formación y, por ende, la relación laboral, responsabilizando al propio trabajador de su situación laboral y, en definitiva, su empleo.</p>2025-04-22T14:34:38+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29003Problema da verdade e a educação: uma abordagem a partir de Horkheimer2025-04-22T14:46:58+00:00Avelino da Rosa Oliveiraoliveira@ufpel.edu.br<p>O trabalho desenvolve uma argumentação sobre tema crucial para a educação, que é a crise da razão, analisada a partir do teórico que produziu um dos desmacaramentos mais radicais à racionalidade ocidental – Horkheimer. Procura demonstrar, com base no artigo Sobre o problema da verdade, que Horkheimer não renuncia à força da razão e reclama atitude teórico-prática de uma verdade objetiva, sancionada por uma razão que se olha criticamente.</p>2025-04-22T14:34:34+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29004Práticas escolares e política educacional: considerações a partir de uma investigação-ação2025-04-22T14:46:58+00:00Eliana Póvoas PereiraPereira@Pereira.com<p>O presente trabalho apresenta-se como discussão de uma pesquisa em andamento que objetiva promover um processo de reestruturação escolar. A mesma estrutura-se tendo como abordagem metodológica a investigação-ação e toma como centro de análise os movimentos experienciados pela escola como efeitos provenientes das múltiplas estratégias governamentais presentes na atual política educacional.</p>2025-04-22T14:35:01+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29005Razão e normatividade: contraste e paradoxo da pós-modernidade2025-04-22T14:46:59+00:00Ireno Antônio BerticelliBerticelli@Berticelli.com<p>O paradoxo que constituem a normatividade como ato de razão e a condição pós-moderna de vida é o centro de reflexão deste trabalho. Por um lado, a saturação de um mundo administrado, no sentido adorniano e, por outro, a ruptura e fragmentação característica do presente momento histórico são os ingredientes da esquizofrenia típica do capitalismo tardio que são postos em evidência neste estudo. Que espaço resta entre a globalização, por um lado e a diluição das metanarrativas, das totalidades e da unidade, por outro? Enfim, entre a multiplicidade e a unidade existe alguma saída viável para o homem/a mulher? Estas são algumas das questões trazidas ao debate sem, contudo, pretender esgotá-las.</p>2025-04-22T14:34:28+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29006Imaginário social brasileiro sobre o negro: implicações na educação2025-04-22T14:47:00+00:00Jacira Reis da SilvaSilv@Silv.com<p>O presente trabalho busca discutir as relações inter-étnicas na escola, tendo como pano de fundo o referencial sobre o imaginário social e como recorte temático a etnia negra. Na primeira parte, alguns dos motivos que determinaram o recorte étnico são apresentados. Algumas concepções sobre imaginário social também são apontadas. Os elementos considerados relevantes para a construção do imaginário social brasileiro sobre o povo negro, são trazidos através de uma breve retrospectiva histórica, na segunda parte do trabalho. A última etapa, revela os reflexos deste imaginário na educação, exemplificados pelas palavras de alunos do Primeiro Grau.</p>2025-04-22T14:34:24+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29007Tecnologia: a educação frente à questão de seu sentido e de seus limites2025-04-22T14:47:01+00:00Lílian do ValleValle@Valle.com<p>O presente artigo discute a idéia de que a perspectiva aberta pelos avanços da técnica inspirou, desde sempre, por parte daqueles que se dedicam à Educação, sentimentos bastante díspares. A autora discute a questão, com base em Cornelius Castoriadis, a partir de dois pontos de vista: por um lado, a recusa sintomática de qualquer inovação técnica. Por outro, a adesão entusiástica e irrestrita, não menos sintomática, a estes avanços.</p>2025-04-22T14:34:53+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29008Contribuición de la escuela al proceso de fabricación de la desigualdad de la etnia Gitana en España2025-04-22T14:47:01+00:00Márcia Ondina Vieira Ferreiramarciaof@ufpel.tche.br<p>O artigo reproduz o texto de defesa de Tese de Doutorado em Sociologia apresentada à Universidade de Salamanca – Espanha, cujo principal objetivo foi analisar as possibilidades de sucesso escolar da etnia cigana naquele país, a partir da interpretação que as políticas educacionais aplicadas às minorias étnicas recebem no cotidiano da escolarização de crianças ciganas.</p>2025-04-22T14:34:49+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29009Análise de conteúdo e a análise do discurso como opções metodológica na pesquisa de representação social2025-04-22T14:47:02+00:00Mary RangelRangel@Rangel.com<p>Entre as opções metodológicas ao estudo de representações, encontram-se a análise do discurso que atende a interesses tais como a análise semiótica, associada ao exame crítico das condições (histórias, ideológicas) da produção da mensagem e a análise de conteúdo que atende a interesses, tais como o de recortar e analisar, a partir de determinadas referências teóricas, o conteúdo da mensagem. Essa análise é situada num contexto, onde se encontram as condições de sua produção.<br>Neste trabalho, então, recuperam-se duas pesquisas, que constituíram teses de Concurso para Professora Titular em duas Universidades brasileiras: Universidade Federal Fluminense (1994), como Professora Titular de Didática, e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), como Professora Titular da área de ensino-aprendizagem. Essas teses, recorrentes, uma à análise de conteúdo (Rangel, 1994) e outra à análise do discurso (Rangel, 1995), trazem, no Capítulo de Metodologia, conceitos e princípios que justificam a escolha do método para a investigação de representações e esclarecem sobre os procedimentos adotados.<br>Nas conclusões, pode-se perceber como o percurso metodológico auxiliou a analisar expectativas e idealizações sobre o “bom professor” (Rangel, 1994) e o “bom aluno” (Rangel, 1995).</p>2025-04-22T14:34:17+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29010Cem anos a mil: a evolução até um tempo ausente2025-04-22T14:47:03+00:00Mauro Augusto Burkert Del Pinodelpino@ufpel.tche.br<p>As práticas sociais liberais, em suas diferentes vertentes, além de naturalizarem as relações sociais essencializam o mundo. As identidades pós-fordistas estruturam-se cada vez mais pela lógica do mercado. É o resultado de uma época de economia globalizada e de cultura globalizada. A lógica dominante é a do consumo e a escala é global. A educação não escapa deste processo que se coloca a serviço das formas de vida ocidental, dos seus valores, das suas classes dominantes.</p>2025-04-22T14:33:56+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29011Obstáculos epistemológicos de Bachelard e o ensino de Ciências2025-04-22T14:47:04+00:00Regina Calderipe Costacosta@costa.com<p>Neste trabalho, são apresentados os obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard em sua epistemologia histórica. Para Bachelard, toda noção de um conceito é sempre um momento da evolução de um pensamento, pois o ato de conhecer dá-se contra um conhecimento anterior. O erro, na epistemologia bachelardiana, possui uma conotação positiva, e todo o progresso de uma filosofia das ciências se faz em um sentido de um racionalismo crescente superando o realismo inicial. A perspectiva descontinuísta está presente em toda a sua obra, pois acredita na ruptura entre o senso comum e o conhecimento científico. Partindo do pressuposto bachelardiano da necessidade de uma profunda reorganização do pensamento, algumas implicações de suas idéias para o ensino de Ciências são também discutidas.</p>2025-04-22T14:33:47+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29012Noites e os dias: Elementos para uma economia-política da forma de produção semi-servil filhos de criação2025-04-22T14:47:08+00:00Agostinho Mario Dalla Vecchiavec@vec.com<p>O tema tese trata dos filhos de criação. Investigou-se a hipótese de que viveram sob uma forma de produção semi-servil, numa economia doméstica. A sua vigência teria abrangido as décadas posteriores à Abolição e foi desaparecendo relativamente à implantação do capitalismo no Estado. A formação social e o correspondente sistema de produção agropecuária dominantes deram condições para o estabelecimento desta forma de produção dependente e complementar. O surgimento e dominância do modo de produção capitalista baniu as condições que sustentavam tal forma de produção.</p>2025-04-22T14:33:44+00:00Copyright (c) 1998 Cadernos de Educação