https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/issue/feedCadernos de Educação2024-12-06T13:21:18+00:00Equipe Editorialrevista.ce@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista <strong><em>Cadernos de Educação </em></strong>é uma publicação eletrônica, em fluxo contínuo, da <a href="https://wp.ufpel.edu.br/fae/">Faculdade de Educação (FAE)</a> e do <a href="https://wp.ufpel.edu.br/ppge/">Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)</a> da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas no campo educacional, além de resenhas, entrevistas e dossiês.</p> <p><strong>Qualis:</strong> A2</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN:</strong> 2178-079X</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25940A NOVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE DO CAPITAL2024-12-06T13:21:18+00:00Mauricio de Oliveira Paulaportuguesmauricio50@gmail.comPatric Anderson Gomes da Silvapatricanderson16@icloud.comKátia Regina Rodrigues Limakatia.lima@urca.br<p><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Este artigo objetiva demonstrar o vínculo da proposta de formação dos futuros professores da Educação Básica pública contida na Reforma do Ensino Médio ora em vigor no Brasil com os interesses do grande capital transnacional, no período histórico de consolidação do neoliberalismo e da financeirização da economia. Empregamos o materialismo histórico e dialético como princípio investigativo e a pesquisa </span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">documental, efetivada via legislações-chave (Resolução CNE/CP nº 2/2019; Lei nº 13.415/2017 etc.), como fundamento metodológico. Constatamos a precarização laboral, a proletarização e a desprofissionalização iminentes<span style="color: black;"> da atividade docente no Brasil.</span></span></p>2024-01-05T14:21:55+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26121LASSI2024-12-06T13:21:18+00:00Lourdes Maria Bragagnolo Frisonfrisonlourdes@gmail.comEvely Boruchovitch evely@unicamp.brNatália Moraes Góesnataliamoraesg@gmail.com<p>O estudo teve como objetivo conhecer as estratégias de estudo e aprendizagem de estudantes universitários e examinar a relação dessas estratégias com variáveis sociodemográficas e da vida acadêmica dos participantes. Participaram 121 estudantes de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram que os estudantes utilizam estratégias diversas de estudo e aprendizagem. Diferenças significativas emergiram em função da idade, do semestre, da autopercepção sobre o desempenho e da intenção de continuar o curso, indicando a necessidade de que essas variáveis sejam consideradas no delineamento de programas de intervenção.</p>2024-01-26T16:46:06+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24319CULTURA E IDENTIDADE2024-12-06T13:21:18+00:00Arycia Giseli de Melo Sousaarygiseli@gmail.comHellen Cristina Picanço Simashellenpicanco@ufam.edu.brFabrício Valentim da Silvafvalentims@ufam.edu.br<p class="Resumocorpo">O objetivo central foi discorrer sobre os conceitos de cultura e de identidade desenvolvidos por Hall (2014) e Rocha e Tosta (2009) para a compreensão dos desafios do processo educativo amazônico. Em uma perspectiva antropológico-educacional, que relacionou a educação amazônicas e seus desafios com as abordagens de Weigel (1995, 2000), Geertz (1989, 2001), Silva (1989) e Canclini (2008). A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura. Os resultados evidenciam a necessidade de um novo olhar sobre esse processo histórico frente à educação, viabilizando a ressignificação dos símbolos construídos socialmente e politicamente na região.</p>2024-01-26T16:53:38+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26122A DINAMICIDADE DA APRENDIZAGEM DA (RE)ESCRITA ORTOGRÁFICA 2024-12-06T13:21:18+00:00Marcelo de Castromarcelocastromc@hotmail.com<p>O objetivo deste estudo é identificar, categorizar e analisar indícios concernentes à aprendizagem da (re)escrita ortográfica. Para tanto, foi investigado um <em>corpus</em>, composto por produções textuais de alunos do 7º ano de uma escola privada de Belo Horizonte (Minas Gerais), na perspectiva metodológica da abordagem qualitativa (PAIVA, 2019). Tendo como fundamentação teórica a Integração de Múltiplos Padrões (TREIMAN; KESSLER, 2014), os resultados permitiram mostrar e sistematizar a dinamicidade inerente à aprendizagem da (re)escrita ortográfica, processo permeado por (re)formulações de hipóteses, erros, acertos, entre outros processos.</p>2024-01-26T17:08:05+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26123POR QUE CONTAR HISTÓRIAS? 2024-12-06T13:21:18+00:00Hallana Fernandes de Almeida Pachecohallana.psi@gmail.comMarina Teixeira Mendes de Souza Costamtmscosta@hotmail.comDaniele Nunes Henrique Silva daninunes74@gmail.com<p>Neste estudo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, buscou-se refletir sobre os elementos que caracterizam a atividade criadora de contar histórias para compreender as especificidades do funcionamento imaginativo na idade pré-escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de oficinas de contação de histórias e análise microgenética, com uma criança de 05 anos. Os resultados revelaram: 1. a articulação entre recursos linguísticos e expressivos na criação e; 2. a interrelação entre o brincar e o narrar na atividade de contar história. A conclusão indica que contar histórias potencializa os processos criadores infantis.</p>2024-01-26T17:22:51+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23454O SER HOMEM NA FORMAÇÃO E NA PROFISSÃO DOCENTE 2024-12-06T13:21:18+00:00Marcos Daniel Pereira Rodriguesrmarcos612@gmail.comCândida Beatriz Alvescandida.alves@gmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O objetivo deste trabalho foi compreender construções de gênero que reverberam na escassez masculina na formação e na atuação docente junto a crianças na atualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e com quatro estudantes de Licenciatura em Pedagogia. Após a análise de conteúdo, chegou-se a quatro categorias: escolha profissional, docência como dom, formação docente e as principais dificuldades dos docentes homens na educação. Percebeu-se que a profissão ainda é atravessada por fortes estereótipos de gênero. </span></p>2024-01-31T14:39:01+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23617CONHECIMENTO SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E INDISCIPLINA ESCOLAR2024-12-06T13:21:17+00:00Franciane de Oliveira Pinhofrancianepinho@gmail.com.brRafael Fonseca de Castrocastro@unir.brElisabete Guedes Pinto da Costaelisabete.pinto.costa@gmail.com<p class="Resumocorpo">Este artigo é fruto de uma pesquisa que empregou a Mediação de Conflitos (MdeC) como estratégia de enfrentamento à indisciplina em uma escola estadual de Porto Velho, Rondônia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, com a participação de estudantes de uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental, docentes da escola e uma supervisora, no período de agosto a novembro de 2019. A análise textual discursiva dos dados revelou que o conhecimento desses atores escolares sobre MdeC contribuiu para a redução de conflitos e para o arrefecimento da indisciplina entre estudantes, ora de uma “turma problema” da escola.</p> <p> </p>2024-03-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25249A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS2024-12-06T12:58:52+00:00Julio Cesar Floriano dos Santosjulio.santos@ufms.brRaquel Quintina Pereira Bard raquel.quintina.bard@ufms.brsandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>Este artigo tem a intenção de provocar um diálogo entre os métodos do espaço biográfico e alguns conceitos e teorias de Certeau, no que se refere ao estudo da construção da identidade docente no cotidiano de suas práticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, como resultados, apontamos que a identidade docente é produzida em uma história, pois os processos de formação são fontes para a produção de uma narrativa no presente, a qual, ao ser revisitada, contribui para uma ação transformadora e reflexiva. Concluímos que esse diálogo contribui para compreender a construção da identidade docente e as condições de reflexão e transformação de suas práticas.</p>2024-04-11T13:03:22+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25235CARTOGRAFIA DA ESCOLA DA FRONTEIRA E NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS DA EJA 2024-12-06T12:58:52+00:00Maria Naira de Carvalhonaira.carvalho2012@hotmail.comMaria do Socorro Borges da Silvamsocorrobs@ufpi.edu.br<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este artigo analisa os resultados da pesquisa cartográfica realizada no Mestrado em Educação. O método é a cartografia e tem como território uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da periferia da cidade de Teresina-PI. Objetiva mapear saberes, problemas e formas de resistência das mulheres negras da EJA, a partir de suas narrativas, usando a técnica de produção de dados “Bonecas que falam”. Com base teórica em Gonzalez (2020), Arroyo (2017) Collins e Bilge (2021) e Candau (2013), o estudo revelou que as participantes são portadoras de saberes e cotidianamente desenvolvem resistências, sendo a EJA um lugar de acolhimento, de sonhos e de fuga das suas opressões.</span></p>2024-04-11T13:41:35+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25208 ARTE E DIÁLOGO DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO2024-12-06T12:58:52+00:00Marcelino Euzebio Rodriguesmarcelino238@yahoo.com.brAndré Dias Pires andrepires@cp2.g12.br<p>O texto apresenta duas experiências pedagógicas que buscam abordar o ensino de artes visuais a partir de uma perspectiva decolonial e inclusiva. Enfatiza a importância de desestabilizar as normas eurocêntricas por meio da arte, promovendo a reflexão crítica sobre o racismo e a representatividade identitária. Também destaca a necessidade de formação de professores que possam abordar questões decoloniais e incluir perspectivas não hegemônicas em suas práticas pedagógicas. </p>2024-04-11T13:54:33+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25184"PRA MIM PARECE QUE SEMPRE FOI DIFÍCIL O QUE É TÃO SIMPLES PROS OUTROS"2024-12-06T12:58:51+00:00Suane Silva Pinheirosuane.sp@gmail.comEduardo Souza Passinidudupassini@hotmail.comCarmem Regina Giongocarmemgiongo@feevale.brScarleth Nardesscarlethnardes@gmail.comRaquel Meyer Fagundes Backesraqbackes@gmail.comMarina Fritzmarinafritznh@hotmail.com<p>O objetivo deste estudo é suscitar um olhar sobre os aspectos educacionais das pessoas em situação de rua, problematizando os modelos de ensino vigentes e práticas escolares possíveis. É uma pesquisa exploratória-descritiva de metodologia mista realizada em Novo Hamburgo/RS. Participaram deste estudo 170 pessoas, sendo 147 homens e 23 mulheres. Os dados formam submetidos a análise temática e estatística simples. Os resultados apontaram baixa escolaridade e trajetórias de exclusão educacional anterior à ida às ruas. São necessárias políticas educacionais que considerem as particularidades e a garantia integral de direitos dessa população.</p>2024-04-11T14:12:04+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25708DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM INTERFACE COM A CIBERCULTURA 2024-12-06T12:58:51+00:00Sandro Tiago da Silva Figueirafigueiras.tiago@gmail.comHelena Amaral da Fontourahelenafontoura@gmail.com<p>Exploramos no texto em tela os princípios da didática no ensino superior, em diálogo com a cibercultura, na ambiência cotidiana de uma universidade federal do interior fluminense no sentido de sinalizar possibilidades de ensino-aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais no ciberespaço. O fundamento teórico-metodológico se assenta na pesquisa-formação para entender as narrativas discentes textualizadas nos diários digitais de formação. Apreende-se possíveis brechas autorais conjugando o conhecimento pedagógico e experiencial à concepção de aprendizagem em rede como enfrentamento às interferências no ensino sob a ótica da racionalidade técnica.</p>2024-04-17T13:35:24+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25936ENTRE LÍNGUAS, CULTURAS E DIFERENÇAS2024-12-06T12:58:51+00:00Jeiviane Justiniano da Silvajjustiniano@uea.edu.brCélia Aparecida Bettiolcaparecida@uea.edu.br<p>Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades de dois projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que buscam fomentar políticas de permanência para estudantes indígenas, o <em>Tecendo Diálogos Interculturais</em> e o <em>Práticas de Leitura e Escrita: o Português como L2 de Acadêmicos Indígenas</em>. Para isso, são destacadas as vivências dos acadêmicos indígenas nos projetos, bem como suas vozes, suas perspectivas sobre a presença indígena na universidade. Os resultados afirmam a necessidade urgente de políticas às populações indígenas no Ensino Superior como um direito desses povos.</p>2024-04-24T13:51:09+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24032AS PESQUISAS SOBRE A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO (2012-2022)2024-12-06T12:58:51+00:00Danilo Cardoso da Silvadanilocard.silva@gmail.com<p class="Ttulo11">Este artigo tem por objetivo analisar as tendências de teses e dissertações sobre as relações público-privado na educação básica do estado de Pernambuco, elaboradas em Programas de Pós-Graduação em Educação, entre os períodos de 2012 a 2022. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia da metapesquisa, que envolveu levantamento em três bancos de dados do país. Os resultados possibilitam um melhor entendimento das produções sobre o tema, bem como ampliam o acesso a informações para estudos futuros.</p>2024-04-30T12:10:26+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25784“NECESSITAMOS DE UM SALÁRIO QUE NOS PERMITA SOBREVIVER" 2024-12-06T12:20:56+00:00Flavio Correia Nardyflaviocorreianardy@gmail.comDóris Bittencourt Almeidaalmeida.doris@gmail.com<p>O artigo tem como objetivo analisar a constituição do Centro dos Professores Primários do Estado (CPPE), órgão representativo do magistério rio-grandense em seus primeiros anos de atuação, a partir de 1945. Trata-se de um tema sensível que se inscreve na História da Educação, afinado às questões epistemológicas da História do Tempo Presente. Metodologicamente, por meio de um arquivo pessoal e de boletins informativos da entidade, procuramos trazer para a cena historiográfica evidências das primeiras ações do associativismo docente no Rio Grande do Sul, protagonizadas pela criação do Centro de Professores. Estudar este tema permite que meditemos acerca da história da profissão docente, seus desafios e embates que extrapolam as fronteiras do tempo.</p>2024-06-18T13:08:09+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22706A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS NO CURSO DE LETRAS/LIBRAS2024-12-06T12:20:55+00:00Herminio Tavares Santosherminio.tavares@ifpa.edu.brIvanilde Apoloceno de Oliveiraherminio.tavares@ifpa.edu.brJosué de Souza Negrãointerestilo9106@gmail.com<p class="Ttulo11">O presente Trabalho tem como objetivo discutir as contribuições do Curso Letras/LIBRAS na formação da Identidade Surda com enfoque nos processos de formação da Identidade Surda como Não-Metamorfose. A metodologia utilizada foi desenvolvida sobre as bases epistemológicas do método Histórico-Dialético por meio de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, durante a qual foi aplicada entrevista aberta em LIBRAS, gravadas em vídeo com três sujeitos surdos alunos do Curso Letras/LIBRAS. As análises realizadas sobre os dados coletados possibilitaram discussões sobre o surdo nos contextos familiar, escolar e no acesso ao Ensino Superior sobre as influências dos pressupostos sociais na sua formação, bem como sobre as condições para sua Metamorfose ou Não-Metamorfose.</p>2024-06-19T13:34:04+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27193PRODUTIVISMO E ENVELHECIMENTO NA CARREIRA DOCENTE2024-12-06T12:20:53+00:00Lauro Oliveira Vianalauroviana@ufpi.edu.brDiogo Henrique Helaldiogohh@yahoo.com.br<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, replicado no mercado de trabalho e nas universidades. O objetivo desta pesquisa foi identificar aspectos da regulamentação da carreira docente que induzem o produtivismo acadêmico. Foi feita análise de conteúdo da legislação federal e das regulamentações internas de uma universidade quanto a carreira docente do Magistério Superior Federal, desde o ingresso à pós-carreira. A pesquisa revelou há acúmulo de atribuições, em paralelo ao trabalho em sala de aula, e que a pós-graduação e a pesquisa possuem maior valorização diante das demais atividades acadêmicas. </span></p>2024-06-25T13:03:30+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27171RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL 2024-12-06T12:20:52+00:00Daniel Santos Bragadanielsantosbraga@gmail.comLevindo Diniz Carvalholevindodinizc@gmail.com<p>O artigo aborda a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, analisada no contexto internacional e nacional. Foi realizada uma revisão integrativa de estudos brasileiros sobre a passagem da pré-escola para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Observou-se um aumento do interesse pelo tema nas últimas décadas. A análise das evidências revela que há pouca relação institucionalizada entre as duas etapas no Brasil, o que pode afetar a transição das crianças. No entanto, pesquisas recentes têm apresentado resultados positivos sobre a articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.</p>2024-07-03T13:17:22+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27170ASSESSORES PEDAGÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR 2024-12-06T12:20:47+00:00Amanda Rezende Costa Xavieramanda.xavier@unifal-mg.edu.brMaria Isabel da Cunhacunhami@uol.com.br<p>Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa empírica, desenvolvida em um pós-douramento em Pedagogia Universitária, cujo objeto de estudos foi a Assessoria Pedagógica Universitária e teve sua coleta de dados entre 2021 e 2022 com a aplicação de questionários estruturados. Focalizou os processos de autoformação que buscam qualificar as ações profissionais dos assessores pedagógicos, caracterizando o perfil de membros de um grupo que congregava mais de 160 desses profissionais de instituições de Ensino Superior brasileiras. Os resultados sinalizam que há necessidade de que processos de autoformação sejam tomados como referentes da prática de assessoramento, face aos muitos desafios postos ao Ensino Superior.</p>2024-07-03T13:28:41+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25204TENSÕES IDENTITÁRIAS DO SER-FAZER DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO2024-12-06T12:20:43+00:00Johnnata Cavalcante Silvajohnnatacavalcante@gmail.comMárcia Zabdiele Moreiramarciazabdiele@ufc.brFabiana Pinto de Almeida Bizarriabianapsq@hotmail.comTereza Cristina Batista de Limatcblima@uol.com.br<p>O objetivo central do presente artigo foi analisar fatores mobilizadores de tensões identitárias profissionais do ser-fazer docente vinculado à pós-graduação <em>stricto-sensu</em>. Orientou-se por métodos de abordagem qualitativa para a coleta de dados narrativos, por meio de uma vinheta aplicada a doze professores de programas de pós-graduação <em>stricto-sensu</em> de nove estados brasileiros. Em seguida, foi utilizada a análise de conteúdo. A discussão sinaliza uma crise de identidade no ensino superior e reúne <em>insights</em> que ajudam a entender como a precarização da profissão é um elemento de redução e mudança dos sentidos que são atribuídos ao trabalho.</p>2024-08-01T13:40:45+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25917ARQUIVOS , ACERVOS E INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS2024-12-06T12:20:41+00:00Patricia Seibert Lyrioprofpatyseibert@gmail.comRosianny Campos Bertorosiannyb@gmail.com<p>Analisa o percurso em busca de fontes que tratam da constituição do Gymnasio São Vicente de Paulo, localizado em Vitória, capital do Espírito Santo. Como instituição privada que atendia à elite capixaba, o ginásio funcionou entre 1913 e 1970, quando foi doado ao município. O artigo orienta-se, teórica e metodologicamente, pelo paradigma indiciário (Ginzburg, 1989), por isso segue rastros e indícios para a reconstituição da história da instituição. As lacunas encontradas nas fontes, dada sua escassez, precariedade e dispersão, despertaram a reflexão sobre o fazer historiográfico local, de modo que permitem perspectivar a organização de acervos escolares.</p>2024-08-23T12:31:50+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26156CONCURSO PÚBLICO PARA DIRETORES ESCOLARES NO ESTADO DE SÃO PAULO E OS CRITÉRIOS DE MÉRITO DO CANDIDATO2024-12-06T11:59:53+00:00Eduardo Gomes Netogomesnetoegn@gmail.comDaniela Amaraldanielapatti.ufrj@gmail.com<p class="Ttulo11" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph; margin: 0cm 4.0cm 0cm 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext; font-weight: normal;">O artigo apresenta os resultados da análise realizada entre os meses de março e setembro de 2022 de todos os editais publicados no estado de São Paulo para cargo de diretor escolar, contemplando o período de 1944 a 2017, com foco nos critérios de mérito dos candidatos. Investigamos e analisamos de que maneira os critérios de mérito vão sendo alterados a depender do contexto histórico, social e político, e incorpora elementos como formação; estado civil; experiência docente. Concluímos que o concurso público como forma de seleção para diretores escolares impede a participação da comunidade escolar, desidrata a democracia e encontra-se em desalinho com o Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014). </span></p>2024-08-26T13:47:01+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27172BRINQUEDOTECAS UNIVERSITÁRIAS NO CONTEXTO DO ESTADO DO PARANÁ2024-12-06T11:59:53+00:00Aliandra Cristina Mesomo Liraaliandralira@gmail.comMarcos Gehrkemarcosgehrke@gmail.comSabrina Plá Sandini sabrinapla@gmail.comMariulce da Silva Lima Leinekermariulce@unicentro.br<p>Apresenta dados de uma pesquisa exploratória em brinquedotecas universitárias no Estado do Paraná, desde a experiência do curso de Pedagogia da UNICENTRO, com investigação exploratória em campo, associada a levantamento da legislação da área. Justifica que a brinquedoteca é um espaço educativo, um laboratório do curso previsto na legislação e, portanto, precisa ser assumido e planejado como tal nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Verifica que a brinquedoteca não se faz presente na maioria das universidades públicas estaduais e considera a necessidade de que ela se constitua de acordo com a legislação e suas possibilidades na formação docente</p>2024-09-03T14:37:08+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27157EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE PARA MENORES ABANDONADOS2024-12-06T11:59:52+00:00Luciane Sgarbi Grazziotinlsgarbi@unisinos.br<p>Analisa-se aqui um abrigo e escola para órfãos, na cidade de Porto Alegre, conhecida como “Pão dos Pobres de Santo Antônio, que funciona desde 1895 até os dias atuais. A investigação tem sua base metodológica amparada na História Oral e na Análise Documental de Arquivos Pessoais O recorte temporal situa-se entre os anos 1947 e 1955, estando relacionado à vida de um dos moradores. As memórias de Seu Barbosa trazem as dimensões do afeto e da gratidão pela oportunidade de, nas suas palavras, <em>“</em>ser alguém<em>”</em>, fato que está vinculado, principalmente, ao aprendizado de uma profissão.</p>2024-09-04T14:15:08+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26087TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A AVALIAÇÃO FORMATIVA2024-12-06T11:59:52+00:00Sabrina Nunes Ribassabrinaribas.aluno@unipampa.edu.brAndré Luís Silva da Silvaandresilva@unipampa.edu.brMirella Branco da Trindademirellatrindade.aluno@unipampa.edu.br<p>A Teoria da Aprendizagem Significativa concebe a aprendizagem como uma interação processual e intencional, de natureza cognitiva, entre conhecimentos prévios e novas informações. A avaliação formativa é definida como um processo diagnóstico da aprendizagem que acompanha o aluno ao longo de um período. Diante dessas definições, apresenta-se, neste artigo, uma convergência teórica entre aprendizagem e avaliação, alicerçada em <em>Indicadores de Aprendizagem Significativa</em>, adotados como representativos das expectativas em relação ao aprendiz a partir do processo da instrução, em ordens conceituais, procedimentais e/ou atitudinais.</p>2024-09-10T13:11:40+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27050O FENÔMENO DA PÓS-VERDADE E A EDUCAÇÃO2024-12-06T11:59:52+00:00Cleriston Petrycleripetry@hotmail.comMauricio Rebelo Martinmaurebelo@gmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">A pós-verdade é um conceito que evidencia a preponderância das crenças e das emoções em detrimento dos acontecimentos e da indiferença entre verdade e mentira. Se o contexto da pós-verdade pode conduzir à perda do mundo comum, na medida em que o mundo é sustentado pela verdade, quais suas consequências para a educação? O que ensinar no contexto da pós-verdade? Desse modo, a presente investigação visa compreender as condições de possibilidade da educação e do ensino escolar e sua relação mais ampla com a política investigando, ademais, sobre como e o que ensinar em tais condições. </span></p>2024-10-10T14:14:05+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27174DIFERENTES ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE O CONCEITO DE "PRÁTICAS DOCENTES"2024-12-03T16:50:03+00:00Júlio Emílio Diniz-Pereirajuliodiniz@fae.ufmg.brIngrid Lorena Torres Gamezltorresoei@gmail.comRegina Aparecida Correareginacorreasol@hotmail.com<p>Este artigo tem como propósito discutir teoricamente o conceito de “práticas docentes” a partir de quatro ângulos de análise: o contexto, a relação entre o objetivo e o subjetivo, a institucionalidade e a autonomia. Por meio de uma revisão sistemática e um diálogo com a produção acadêmica da área, a intenção foi estabelecer um debate com diferentes abordagens teóricas sobre esse conceito. As conclusões sugerem, entre outras coisas, o uso do termo “práticas docentes” apenas no plural em razão da complexidade e dinamicidade desse conceito, tendo em vista que ele sofre a interferência de diversos fatores, como os sociais, os culturais, os pessoais, os contextuais e os institucionais.</p>2024-11-05T18:09:01+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25985A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NO PENSAMENTO DE FLORESTAN FERNANDES2024-12-03T16:50:03+00:00José Carlos Lima Costajcl.costa@ufma.br<p>O presente texto aborda as relações estabelecidas entre o conceito de democracia e as concepções de educação em Florestan Fernandes. Para isso, baseou-se na pesquisa e análise bibliográfica no intuito de reunir dados que atestem a relação mencionada. Ao longo do estudo observou-se que Florestan Fernandes se aproxima da dialética marxista, a qual oferece ferramentas para problematizar as fragilidades da democracia e os dilemas da educação brasileira. O processo crítico do autor sinaliza um posicionamento ao lado das classes trabalhadoras e oprimidas pela dominação burguesa.</p>2024-11-12T14:41:44+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26145OS PRECEDENTES DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB)2024-12-03T16:50:02+00:00Marina da Rochamarina.darocha@hotmail.comIsabel Aparecida Bilhãoibilhao@unisinos.br<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O artigo objetiva analisar o contexto sócio-histórico no qual se constituiu o Movimento de Educação de Base (MEB), bem como os grupos envolvidos nesse processo e a influência desse cenário na criação de duas cartilhas desenvolvidas pelo Movimento: A “Viver é lutar”, publicada em 1963 e a “Mutirão”, publicada em 1965, portanto, embora próximas temporalmente, estão situadas em contextos sociopolíticos distintos. A metodologia consiste em revisão bibliográfica e em análise documental. As considerações finais apontam que o contexto do nacional-desenvolvimentismo, bem como da ditadura civil-militar influenciaram na elaboração das duas cartilhas. Na primeira ao se constatar a ênfase na alfabetização e conscientização do camponês como prioridade, enquanto na segunda há ênfase explícita no trabalho do camponês, com foco na lucratividade da terra e modernização do trabalho no campo. </span></p>2024-11-18T14:47:31+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27547PESADELO AMERICANO2024-12-03T16:50:02+00:00Wendy Brownwlbrown@ias.eduJosé Rodolfo Lopes da Silvajrodolfolopes@hotmail.comMarcio Caetanomrvcaetano@gmail.comHudson Cristiano Wander de Carvalhohdsncarvalho@gmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Neoliberalismo e neoconservadorismo são duas racionalidades políticas distintas nos Estados Unidos contemporâneo. Eles apresentam poucas características em comum e até parecem contraditórios em muitos aspectos. No entanto, eles convergem não somente na atual administração presidencial, mas também em seus efeitos des-democratizantes. Suas respectivas desvalorizações de liberdade política, igualdade, cidadania substantiva e o Estado de Direito em favor da governança consoante a critérios de mercado, por um lado, e a valorização de poder do Estado para fins supostamente morais, por outro, comprometem ambas as cultura e instituições da democracia constitucional. Acima de tudo, as duas racionalidades trabalham simbioticamente para produzir um sujeito relativamente indiferente à veracidade e à responsabilização no Governo, à liberdade política e à igualdade entre os cidadãos.</span></p>2024-11-18T14:53:18+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25851A PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA E A LUTA POR MORADIA 2024-12-03T16:50:01+00:00Carmen Hannud Carballeda Adsuaraadsuara.psicologia@gmail.comLadislau Ribeiro do Nascimentoladislaunascimento@uft.edu.brSolange Struwkasolange.struwka@unir.br<p>Este artigo reflete sobre a necessária aproximação entre a Psicologia Escolar Crítica e os movimentos sociais de luta por moradia. A partir de experiências em estágios supervisionados em Psicologia, no período da pandemia, em dois estados localizados na região Amazônica, identificamos: intensificação do sofrimento; precarização do acesso à educação formal pelas crianças; e estratégias utilizadas nas ocupações para amenizar as perdas e sofrimentos vivenciados pelas crianças. Apontamos a necessidade de avançarmos no debate e na articulação entre a Psicologia Escolar Crítica e os processos de formação e organização dos movimentos sociais de luta por moradia. </p>2024-11-21T19:07:08+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27126ENTREVISTA CON ALFREDO HOYUELOS PARA CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UFPEL)2024-12-06T12:58:50+00:00Alfredo Hoyuelosalfredohoyuelos@telefonica.neMarcelo Oliveira da Silvamoliveiras@gmail.com<p>Para este dossiê sobre as infâncias, intitulado “Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis”, convidamos o autor, pesquisador e atelherista Alfredo Hoyuelos Planillo para uma conversa sobre suas percepções sobre a atualidade da obra de Loris Malaguzzi, tema de sua pesquisa de doutorado, assim como para falar sobre as suas percepções sobre a Educação Infantil na Espanha e abordar as qualidades de uma professora preocupada em promover as infâncias</p>2024-06-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27169A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA2024-12-06T12:20:54+00:00Andréia do Carmoandreia.c.fln@gmail.comJulice Diasjulice.dias@hotmail.com<p>A entrevista com Ângela Maria Rabelo Ferreira Barreto e Rita de Cássia de Freitas Coelho aborda como o termo qualidade foi assumido pelo Ministério da Educação no delineamento da Política Nacional para a Educação Infantil nas décadas de 1990- 2000, período em que foram gestoras públicas federais. Destaca suas contribuições para as Políticas Públicas da Educação Infantil brasileira, sobretudo, pela forma democrática como consolidaram parcerias com militantes, pesquisadores e gestores de órgãos públicos. Evidencia que esta etapa educativa perdeu espaço na agenda das políticas públicas para consolidá-la como educação pública, gratuita e de qualidade. </p>2024-06-21T13:51:16+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27146APRESENTAÇÃO2024-12-06T12:58:50+00:00Altino José Martins Filhoaltinojosemartins@gmail.comMarcelo Oliveira da Silvamoliveiras@gmail.com<p>"<span style="font-family: 'Arial',sans-serif;">A atividade criadora em que a criança participa ativamente na própria aprendizagem deve constituir o fundamento de toda a educação."</span></p> <p><span style="font-family: 'Arial',sans-serif;">(Heloísa Marinho, 1967, p. 221)</span></p>2024-06-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27141SOCIALIZAÇÃO ADULTOCÊNTRICA E CULTURAS INFANTIS2024-12-06T12:32:01+00:00Teresa Sarmentotsarmento@ie.uminho.pt<p>O artigo aborda o interesse crescente nos estudos sobre/para/com crianças, destacando a participação ativa das mesmas na sociedade, a começar pelos espaços educativos. É afirmada a concepção da criança como cidadã, que vive entre contextos, particularmente a família e a escola, destacando-se a importância de reconhecer sua agência e voz. A participação das crianças em relações interativas é crucial para a formação de cidadãos participativos, mas enfrenta obstáculos como a visão adultocêntrica e o desrespeito pelas culturas infantis. São também discutidas a influência das crianças na vida dos adultos e a necessidade de repensar modelos educativos. Conclui-se que é essencial reconhecer as crianças como agentes sociais e promover uma abordagem mais emancipatória da educação de infância.</p>2024-06-07T13:26:46+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27138DA SOCIALIZAÇÃO ADULTOCÊNTRICA ÀS CULTURAS INFANTIS 2024-12-06T12:32:01+00:00Altino José Martins Filhoaltinojosemartins@gmail.com<p>Este estudo diz respeito a uma pesquisa na área da Educação Infantil, cujo objetivo principal foi descrever, analisar e interpretar as dinâmicas das relações que adultos e crianças estabelecem entre si nos espaços e tempos em que convivem no interior de uma instituição educativa. A fim de capturar as dinâmicas das relações sociais, foi utilizada uma metodologia de orientação etnográfica e recursos de registros escritos e fotográficos. Com a finalidade de ampliar o olhar sobre aquela realidade social, efetuou-se um estudo socioespacial da instituição e dos sujeitos nela envolvidos. Buscando o apoio da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância, dirigiu-se o foco da análise para as relações travadas entre adultos e crianças, e destas entre si, como atores sociais ativos nos processos de socialização. Pelas categorias de análise elaboradas para tal fim, pôde-se perceber que, tanto nas relações de conflito e tensão como nas de maior harmonia, adultos e crianças produzem representações simbólicas a respeito do mundo com o qual interagem e, no caso das crianças, a elaboração das culturas infantis.</p>2024-06-07T13:40:27+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27139PARA AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA 2024-12-06T12:31:58+00:00Catarina Almeida Tomáscatarinatomas@gmail.com<p>O artigo discute os direitos da criança a partir das suas vozes, centrando-se no resgate das suas experiências. Os direitos da criança são entendidos como um conjunto de valores consagrados em instrumentos jurídicos que se destinam a fazer respeitar e a concretizar determinados princípios e condições de vida para as crianças. Metodologicamente, parte das próprias imagens, concepções e saberes de crianças do Brasil e de Portugal sobre os seus direitos. Assume-se, desta forma, um discurso emancipatório sobre os direitos da criança para sustentar que estes precisam ser definidos pelas próprias crianças.</p>2024-06-07T13:49:23+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27036CORPO CRIANÇA2024-12-06T12:31:54+00:00Marynelma Camargo Garanhanimarynelmagaranhani@gmail.comDéborah Helenise Lemes de Pauladeborah.helenise@gmail.comGisele Brandelero Camargogbcamargo@uepg.br<p>O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise conceitual da construção do conceito corpo criança à luz de teóricos do campo dos estudos da criança e suas infâncias e de estudos com crianças realizados por um grupo de pesquisa que tem se debruçado sobre os estudos do corpo criança em movimento. Aborda-se sobre o corpo criança a partir do protagonismo infantil e da escuta da criança. Conclui-se que o conceito corpo criança se estrutura a partir da concepção de infância como categoria geracional que se expressa no mundo por meio dos seus movimentos, isto é, uma linguagem da infância.</p>2024-06-07T14:00:34+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25299OS BEBÊS E O MUNDO2024-12-06T12:31:54+00:00Rachel Freitas Pereirachelfp@hotmail.com<p>O estudo parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os processos de socializ(ação) e particip(ação) vividos por nove bebês, com quatro meses a um ano e meio de idade, e três educadoras em uma Escola de Educação Infantil do Rio Grande do Sul. O estudo está situado no campo dos Estudos da Infância, em um diálogo entre a Sociologia da Infância, a Sociologia à escala individual, de Bernard Lahire, e a Psicologia Cultural, de Barbara Rogoff. O termo socializ(ação) passou por um processo de recriação, no sentido que enfatiza a ação dos indivíduos sobre a estrutura. Processo, no qual tanto os bebês quanto os adultos se socializam.</p>2024-06-07T14:07:14+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27140ENTRETEMPOS E ENTREMEIOS DOS ENCONTROS SENSÍVEIS DOS BEBÊS COM A ARTE E CULTURA2024-12-06T12:31:53+00:00Lilian Cristina de Souzalilian.souza@ifc.eduNatália Fernandesnatfs@ie.uminho.pt<p>O texto discute oportunidades singulares nos encontros dos bebês com a arte e a cultura. Utilizando o método etnográfico, o objetivo é mostrar o que as formas de sensibilidades infantis nos mostram durante as vivências, e como os bebês se revelam agentes de cultura. Baseando-se num corpus de dados originados com bebês até três anos de idade, ocorridos num percurso de oito meses numa creche municipal, no sul do país. Procuramos descrever as suas experiências sensíveis durante os movimentos e as reações dos adultos, a busca de conforto, a adaptação e socialização na experiência autônoma de fruição e o papel dessas experiências. As conclusões regressam ao lugar das emoções e às formas constitutivas dessas experiências.</p>2024-06-07T14:16:41+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27035O QUE NOS DIZEM OS DESENHOS DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL? 2024-12-06T12:31:50+00:00Angelita Santa Rosa Baldaniangelita.baldani@universo.univates.brJacqueline Silva da Silva jacqueh@univates.brAnne Heracléia de Brito e Silvaanne.silva2@universo.univates.br Iasmin Pozzeboniasmin.pozzebon@universo.univates.br<p>Este artigo decorre da pesquisa sobre “A representação do olhar da criança sobre a escola de Educação Infantil”, e propõe analisar o olhar das crianças sobre a escola de Educação Infantil por meio dos seus desenhos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como sujeitos três professoras atuantes na Educação Infantil e 64 crianças entre 3 e 6 anos de idade. As análises decorrentes dos desenhos foram organizadas em três categorias e permitem constatar que os desenhos continuam sendo possibilidades lúdicas para conhecer e explorar os interesses e as necessidades das crianças. Os desenhos também são uma forma de participação transformadora no contexto onde as crianças estão inseridas.</p>2024-06-07T14:25:16+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25173ARTES PRODUZIDAS POR CRIANÇAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL2024-12-06T12:31:49+00:00Valdicelio Martins dos Santoscelinho-martins@hotmail.comMaria Celeste Reis Fernandes de Souzamaria.celeste@univale.br<p>O presente artigo propõe discutir a arte na infância, aliada à defesa do tempo integral. Tem como objetivo compartilhar a experiência vivida com um grupo de crianças, na cidade de Governador Valadares/MG, sobre os seus modos de fazer arte na escola em tempo integral. Os resultados indicam a marginalidade da arte no espaço escolar e as possibilidades de apropriação dos territórios. As conclusões permitem refletir sobre a necessidade de ampliar o debate sobre o tempo integral na infância, redesenhando os espaços e os tempos da escola para incorporar efetivamente a arte como um direito da criança.</p>2024-06-07T14:33:42+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25300AS RELAÇOES COM A CIDADE2024-12-06T12:31:48+00:00Ana Carolina de Araujo Ricardoanacarolinaa.ricardo@gmail.com.brAdilson De Angeloadilsondeangelo@gmail.comDébora Marina Picinatodeborapicinato@hotmail.com<p>O presente artigo buscou compreender a relação das crianças com a cidade a partir dos espaços que as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora do Mont Serrat frequentam na cidade de Florianópolis. Para a geração de dados foram utilizados desenhos produzidos pelas crianças e mapas vivenciais elaborados pelas professoras. Os resultados demonstraram que as crianças costumam frequentar, com as suas famílias e professoras, os espaços públicos próximos ao CEI, como parques e praças. O estudo destaca a importância das unidades educativas na ampliação do repertório cultural e da democratização do acesso a espaços públicos.</p>2024-06-07T14:43:08+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27037A ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS/AMBIENTES NA CRECHE2024-12-06T12:31:47+00:00Juliana Bueno Machinski juliana.bmachinski@gmail.com Daiana Camargocamargo.daiana@hotmail.com<p>Consideramos que a construção de ambientes e espaços planejados é fundamental para pensar a infância e como os pequenos se movimentam, mobilizam e socializam por meio dele. Dessa forma, visamos compreender como se constituem as rotinas e o uso dos espaços-ambientes no cotidiano da creche. Assim, ressaltamos ser necessário um aprofundamento das concepções de rotinas, espaços e tempos na Educação Infantil por parte das professoras e equipes, a fim de que sejam possíveis transformações no ambiente/espaço partindo de ações simples do cotidiano, superando a fragmentação do tempo e a constituição de ambientes disciplinadores.</p>2024-06-07T14:49:58+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25254CRIANÇAS, DIREITOS E INFÂNCIA(S) 2024-12-06T12:58:51+00:00Monica Boscardin Schühlimbschuhli@gmail.comCatarina Moromoro.catarina@gmail.com<p>Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, de abordagem qualitativa, que teve como propósito compreender como a pré-escola assegura ou não as especificidades da Educação Infantil em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba-PR, ao compartilhar a escola com o Ensino Fundamental. Explora-se as categorias crianças, direitos e infância(s) para discutir as especificidades da pré-escola presente nos documentos normativos e orientadores das escolas, nos planejamentos e registros de atividades propostas pelas professoras. Afirma-se o entendimento das crianças como sujeitos sociais e históricos, cidadãs e produtoras de cultura.</p>2024-06-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25157DESBRAVANDO OS ESPAÇOS DA CRECHE 2024-12-06T12:20:56+00:00Maurícia Santos de Holanda Bezerramauriciast@yahoo.com.br<p>O artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado que investigou os usos e os significados dados pelas crianças aos espaços de uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Como metodologia, utilizamos a etnografia, tendo como instrumentos metodológicos a fotografia e a construção de um diário de campo para registrar as ações e relações sociais das crianças. Nas análises, os modos como as crianças atuam no espaço do banheiro revelam um lugar potente para suas experiências e a reivindicação de um espaço para sua privacidade.</p>2024-06-07T15:02:42+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26155UM CONVITE PARA PENSAR A ATUALIDADE DO MODERNO 2024-12-06T12:20:45+00:00Jacir Silvio Sanson Juniorjasisaju@hotmail.comSamuel Mendonçasamuelms@gmail.com<p>Este estudo é uma resenha crítica do livro “História da Filosofia Moderna”, de autoria de Rogério Miranda de Almeida. Utilizando o método de pesquisa bibliográfica, argumentamos que a obra não se atém a uma recapitulação de ideias filosóficas contextualizadas em um determinado período histórico, mas propõe um debate sobre o sentido e alcance do próprio <em>modernus</em>, instigando a pensar a relevância atual de conceitos e perspectivas datados de outros tempos e situados em outras circunstâncias culturais.</p>2024-08-01T01:52:01+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27853APRESENTAÇÃO2024-12-06T11:59:52+00:00Altair Alberto Fáveroaltairfavero@gmail.comNora Krawczyknorak@unicamp.brRosangela Fritschrosangelafritsch15@gmail.comDarciel Pasinatodarcielpasinato1986@gmail.comFernando Ripefernandoripe@yahoo.com.br<p>Abordar Juventude e escola de forma relacional é um desafio que se impõe quando pensamos políticas educacionais para o ensino médio. Relação bastante complexa que na sua análise envolve múltiplos olhares e referenciais teóricos que evidenciam as tensões e desafios existentes na relação atual entre juventude e escola. Ao mesmo tempo, uma condição juvenil no Brasil particular que se expressa na sua diversidade e na sua identidade de jovem trabalhador. Refletir sobre essa relação implica reconhecer o jovem como sujeito social e a escola, como uma instituição cultural e que seu reconhecimento como direito a ser garantido aos jovens brasileiros é bastante recente. Os jovens são, nesse sentido, sujeitos históricos, diversos em suas experiências, constituídos de distintas identidades, produtos e produtores de seu tempo e espaço, determinantes e determinados pela realidade que vivenciam. A fase juvenil, para além de uma definição cronológica, é um processo complexo estabelecido pela própria existência, não se restringindo a uma etapa intermediária entre a infância e a idade adulta. Compreender a noção de “juventudes”, no plural, significa evidenciar a ideia de que não existe apenas “uma juventude”, mas sim diversos “modos de ser jovem”, diferentes juventudes, diversidades da condição juvenil, formas de vida plural que se materializa nos distintos espaços que vivem. O ensino médio é uma etapa da educação básica que historicamente carrega vários projetos diferentes, e as vezes até antagônicos, de País e de formação humana para nossos jovens. É o caso da reforma do ensino médio materializada na Lei nº 13.415, de fevereiro de 2017 e na Base Nacional do Ensino Médio na égide da economia capitalista globalizada de racionalidade neoliberal que põe em questão uma formação integral e cidadã, bem como as demandas e as realidades das juventudes brasileiras, em especial as periféricas e pobres. Temos a convicção de que pensar a relação entre juventude e ensino médio vai além dessa reforma e requer uma reflexão sobre a condição juvenil contemporânea e os desafios para a escola. O presente Dossiê tem por escopo oportunizar um espaço de socialização, discussão e divulgação das distintas pesquisas que se desenvolve no Brasil e no exterior sobre as “Juventudes e o Ensino Médio”. O Dossiê reunirá textos resultantes de pesquisas e experiências que abordem a temática enquanto objeto de estudo, teorização, problematização e indicativos de alternativas para o campo educacional.</p>2024-10-23T17:09:19+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26208NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS JUVENIS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO2024-12-06T11:59:52+00:00Ana Beatriz Gasquez Porelliana_porelli@hotmail.comDirce Zandircezan@unicamp.br<p>Com o objetivo de analisar as práticas de um grupo autogerido de jovens cristãos, de predominância evangélica, em uma escola pública de ensino médio na cidade de Campinas (SP), foi realizada uma pesquisa etnográfica com imersão no cotidiano do grupo, seus encontros e ações, presenciais ou virtuais. Identificamos a liberdade de trânsito do grupo na escola e o reconhecimento positivo de suas práticas por professores e funcionários. É possível afirmar que o grupo contribui para que seus integrantes estabeleçam vínculos religiosos mais fortes e expressem sua identidade religiosa em meio ao cotidiano escolar.</p>2024-10-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25990O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ACRE PARA O DECÊNIO (2015-2024)2024-12-06T11:59:52+00:00Anderson Pereira Evangelistaandersonevangelistaczs@gmail.comLúcia de Fátima Melolucia.educa@bol.com.br<p>O objetivo deste estudo é analisar a sexta meta do Plano Estadual de Educação do Estado do Acre (2015-2024), que estabelece o oferecimento da educação em tempo integral. Nesse contexto específico, o enfoque foi dado ao Ensino Médio, em razão da reforma que vem sendo materializada desde 2017. A pesquisa é de base bibliográfica e documental, na qual se tecem considerações quanto às ações e ao avanço da política de educação em tempo integral no Ensino Médio do estado amazônico. As inferências provisórias destacam as dificuldades no alcance da respectiva meta e da implementação das denominadas <em>Escolas Jovens</em><em>.</em></p>2024-10-23T17:32:12+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26058O DISCURSO RETÓRICO SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLHA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO RIO GRANDE DO SUL2024-12-06T11:59:51+00:00Caroline Simon Bellenziercarolsimon@hotmail.comAltair Alberto Fáveroaltairfavero@gmail.comCarina Tonietotonieto.carina@gmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O artigo busca compreender as formas de participação e protagonismo juvenil, seus limites e indicativos durante a experiência piloto de implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Rio Grande do Sul, de modo a averiguar se houve a participação dos jovens no processo de escolha dos itinerários formativos. O estudo é de natureza básica, exploratória quanto aos objetivos, qualitativa quanto a abordagem do problema, e bibliográfico-documental e de análise textual quanto aos procedimentos. Infere-se, por meio da pesquisa, que houve uma participação administrada, e que o protagonismo, amplamente difundido, não ocorreu no processo de escolha dos itinerários formativos. </span></p>2024-10-23T17:47:58+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26091 PERCURSOS ACADÊMICOS IMPROVÁVEIS DE JOVENS DAS CLASSES POPULARES2024-12-03T17:14:21+00:00Fátima Antunesfantunes@ie.uminho.ptJúlia Rodriguesjuliafrodrigues@gmail.com<p>Procura-se discutir a apropriação, por jovens que frequentam a educação profissional em Portugal, de condições institucionais favoráveis à construção do <em>ofício de aluno</em> e da <em>relação com o saber</em> suscetíveis de <em>desafiar a</em> <em>causalidade do provável</em>. Realizamos entrevistas a diplomados que frequentam/concluíram o ensino superior e uma análise temática de conteúdo. Os relatos sugerem que os jovens foram capazes de construir recursos favoráveis à remobilização para a escola e ao prolongamento de estudos, bem como a apropriações múltiplas do “desvio institucional” que estes cursos constituem.</p>2024-10-23T18:03:06+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26162 JUVENTUDE E ESCOLA EM NARRATIVAS AUDIOVISUAIS2024-12-03T17:14:21+00:00Juliana Batista dos Reisjubtr@yahoo.com.brMaria Amália Almeida Cunhaamalia.fae@gmail.comLicínia Maria Correaliciniacorrea@ufmg.br<p>O artigo analisa a produção de narrativas juvenis em postagens sobre o Novo Ensino Médio em uma das plataformas mais populares do mundo contemporâneo, o TikTok. Utiliza como metodologia a cartografia tal como definida por Rolland Paulston (1996) que a entende como “a ciência de mapear formas de ver” em contextos de profusão de narrativas. A partir da hashtag #novoensinomedio, capturamos vídeos que narram as experiências estudantis. Como conclusão, argumenta-se que as narrativas digitais produzidas pelos/as jovens estudantes revelam as críticas à reforma do Ensino Médio, ao mesmo tempo em que a escola se apresenta como uma instituição absolutamente presente na vida desses/as jovens.</p>2024-10-23T18:14:07+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26026QUEM SOMOS? 2024-12-03T17:14:20+00:00Liliane Alves Chagasliliane.chagas@professor.pb.gov.brAna Cláudia da Silva Rodriguesana.rodrigues@academico.ufpb.brThiago Luís Cavalcanti Calabriathg.calabria@gmail.com<p>Este artigo tem por objetivo analisar as juventudes que estão sob os efeitos da atuação da política de educação em tempo integral para o ensino médio em uma escola da rede pública do estado da Paraíba. Adotamos a abordagem qualitativa e, para análise dos dados, utilizamos a ferramenta epistemetodológica denominada Ciclo de Políticas (Ball, 1994; Bowe; Ball; Gold, 1992), especificamente a Teoria da Atuação. Os principais achados indicam que o Programa de Educação Integral foi desenvolvido, inicialmente, para atender as comunidades carentes. No entanto, constatamos um processo de exclusão das juventudes negra e periférica na instituição investigada.</p>2024-10-23T18:47:54+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25950ENSINO MÉDIO E A CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS DE VIDA DAS JUVENTUDES2024-12-03T17:14:20+00:00Luthiane Miszak Valença de Oliveiraluthiane-moliveira@educar.rs.gov.brRoberto Rafael Dias da Silvarobertods@unisinos.br<p>A pesquisa buscou investigar os sentidos formativos que estiveram presentes na construção dos projetos de vida, nas experiências dos sujeitos e nos currículos escolares do Ensino Médio nas últimas cinco décadas. Para a investigação utilizou-se 14 entrevistas narrativas com egressos do Ensino Médio à luz das contribuições teóricas de Ivor Goodson. Concluiu-se que o neoliberalismo tende a inviabilizar a construção de projetos de vida plurais e, portanto, adentramos a luta política em torno desse conceito, dos seus objetivos e dos caminhos para a sua construção, entendendo-os como projeto(s) de vida em/com e para a vida em sociedade. </p> <p> </p> <p> </p>2024-10-23T18:59:28+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26338NOVO ENSINO MÉDIO2024-12-03T17:14:20+00:00Maria Carla Corrochanomcarla@ufscar.br<p class="Ttulo11" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph; margin: 0cm 4.0cm 0cm 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext; font-weight: normal;">Em diálogo com os estudos sobre o ensino médio e as múltiplas e desiguais trajetórias juvenis, o artigo analisa o denominado novo ensino médio sob o ponto de vista de jovens estudantes. Fundamenta-se em parte dos resultados de pesquisa qualitativa mais ampla, realizada por meio de grupos de discussão com estudantes de escolas públicas no estado de São Paulo. Os resultados evidenciam os limites do novo modelo, bem como as aproximações e diferenças de percepções entre jovens, especialmente quando considerada a presença ou a ausência do trabalho, ao lado de demandas de suporte para a continuidade dos estudos em nível superior.</span></p>2024-10-23T21:19:34+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26147NOVO ENSINO MÉDIO E MOVIMENTOS ESTUDANTIS 2024-12-03T17:14:20+00:00Marinazia Cordeiro Pintomarinazia@gmail.comMarcelo Moraesmarcelojdmoraes@hotmail.comAlice Casimiro Lopesalicecasimirolopes@gmail.com<p>O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre sentidos atribuídos ao significante <em>protagonismo juvenil</em>, a partir das noções: <em>significante flutuante</em> de Ernesto Laclau e <em>disseminação</em> de Jacques Derrida. Nesse intuito, fazemos uma relação com as ocupações de escolas em 2016 e com a Reforma do Ensino Médio de 2018, no que diz respeito aos Itinerários Formativos, passando pelas leis que instituem os Grêmios Estudantis e seu processo histórico. Finalizamos, refletindo sobre a possibilidade de movimento<strong>,</strong> pela disseminação de diferimentos que fraturem a hegemonia do protagonismo juvenil. Para tanto, propomos a defesa de uma educação que valorize a alteridade juvenil.</p>2024-10-23T21:31:28+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26192ÀS RELAÇÕES DE EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PERSPECTIVA DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO2024-12-03T17:14:20+00:00Naiara Gracia Tibolaprofa.naiara@uniplaclages.edu.br<p>O presente estudo é fruto de uma pesquisa que se propôs a compreender as relações estabelecidas entre Educação e Trabalho na vida dos jovens estudantes do ensino médio noturno. Esta investigação de natureza qualitativa utilizou questionário estruturado para coletar os dados, para analisá-los recorreu-se a técnica de análise de conteúdo. Os jovens têm o entendimento do sentido da educação e do trabalho em suas vidas e o quanto essa relação traz inseguranças, angústias e medos na atualidade, mas ao mesmo tempo responsabilidades e uma condição de viver e estar em sociedade.</p>2024-10-23T21:43:58+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25987DA ESCUTA À EXIGÊNCIA 2024-12-03T17:14:20+00:00Natalia Ayelén Moleón Torresnmoleontorres@unsam.edu.arMaría Amalia Mianoamiano@unsam.edu.ar<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span lang="PT-BR" style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este artigo examina os espaços de participação juvenil em escolas secundárias rurais na província de Buenos Aires, Argentina. Através da Sociolinguística Interacional e da etnografia colaborativa, analisamos diferentes situações de fala (reuniões do conselho estudantil, encontros estudantis provinciais, regionais e locais) nas quais os jovens interagem com os adultos, com o objetivo de interpretar os padrões de interação entre eles e as demandas emergentes dos jovens. A partir de uma análise diacrônica, concluímos que há transformações relacionadas às possibilidades dos estudantes refletirem sobre suas necessidades e realizarem demandas, o que reflete em um processo de aprendizagem adquirido em torno da participação.</span></p>2024-10-23T21:58:43+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26033PERSPECTIVA DE FUTURO E ENGAJAMENTO ESCOLAR DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS2024-12-03T17:14:19+00:00Neyfsom Carlos Fernandes Matiasneyfsom@ufsj.edu.br<p class="Ttulo11" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph; margin: 0cm 4.0cm 0cm 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext; font-weight: normal;">Trata-se de um estudo com delineamentos quantitativo e qualitativo que investigou as diferenças entre estudantes de escolas pública e privada em relação a perspectiva de futuro e engajamento escolar. Os participantes foram 88 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio, de uma escola pública (n = 51) e uma escola particular (n = 37) de Minas Gerais. Os estudantes da escola privada indicaram maior expectativa quanto à conclusão do ensino médio e entrada na universidade. Os alunos da escola pública demonstraram resultados superiores em relação ao engajamento agente e apontaram que terão uma vida familiar feliz e permanecerão saudáveis.</span></p> <p class="Ttulo11" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph; margin: 0cm 4.0cm 0cm 0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: windowtext; font-weight: normal;">Trata-se de um estudo com delineamentos quantitativo e qualitativo que investigou as diferenças entre estudantes de escolas pública e privada em relação a perspectiva de futuro e engajamento escolar. Os participantes foram 88 estudantes, matriculados no 1º ano do ensino médio, de uma escola pública (n = 51) e uma escola particular (n = 37) de Minas Gerais. Os estudantes da escola privada indicaram maior expectativa quanto à conclusão do ensino médio e entrada na universidade. Os alunos da escola pública demonstraram resultados superiores em relação ao engajamento agente e apontaram que terão uma vida familiar feliz e permanecerão saudáveis.</span></p>2024-10-23T22:14:39+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26025TENSIONES EN LA DEMOCRATIZACIÓN ESCOLAR2024-12-03T16:50:04+00:00Renata Giovinerenatagiovine@gmail.comNatalia Cuchanncuchan@fch.unicen.edu.ar<p>O artigo analisa as tensões que fundamentam o processo de democratização dos vínculos escolares, a partir da abordagem interpretativa de documentos normativos em nível nacional e provincial, dada a natureza federal do Sistema Educacional Argentino. A centralidade que o nível federal assume da Lei Federal de Educação dos anos 90 permite observar marchas e contramarchas nas tentativas de legislar e regular os vínculos escolares, num contexto de questionamento da relação adultocêntrica e de incorporação de novos discursos sobre juventude, política e educação. Em particular, são analisadas as tensões expressas na transição do modelo disciplinar tradicional ao apelo dos sistemas de coexistência nas escolas secundárias argentinas.</p>2024-10-23T22:26:35+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26184LOS JÓVENS Y LA TRANSFORMACIÓN DE LA ESCUELA SECUNDARIA2024-12-06T11:59:51+00:00Sandra Liliana Zieglersziegler@flacso.org.ar<p>El artículo indaga las políticas educativas recientes destinadas a la educacion secundaria en dos jurisdicciones de Argentina (Río Negro y la Ciudad Autonóma de Buenos Aires). Dichas reformas buscaron incidir de manera profunda en las escuelas modificando el curriculum, el trabajo docente, las formas de evaluación y el acompañamiento de las trayectorias de los estudiantes. El objetivo del artículo es revisar, a través de entrevistas em profundidad desarrolladas en cuatro escuelas, las perspectivas de los jóvenes ante estas modificaciones e indagar las resignificaciones que los estudiantes producen. Los resultados obtenidos demuestran que las políticas inciden de manera integral en la propuesta escolar y los estudiantes cuestionan las transformaciones más disruptivas por sus modos de implementación em las escuelas. Sus demandas son un indicio sobre la imposición y pregnancia de la cultura escolar y los obstáculos persistentes para su modificación.</p>2024-10-23T22:37:08+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26045 INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO2024-12-03T16:50:04+00:00Vitor de Souza Diasvitor.dias@estudante.ufscar.brLara Ferreira dos Santoslfsantos@ufscar.br<p>O objetivo deste estudo é investigar e analisar as percepções de uma estudante surda sobre a acessibilidade vivenciada no ensino médio e as motivações de suas afinidades com as disciplinas desta etapa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, caracterizada como estudo de caso. Foram realizadas duas entrevistas na modalidade à distância, e trechos de interesse foram recortados e analisados. Os resultados indicam que para garantir a acessibilidade são necessárias adaptações simples, mas indispensáveis, pelos docentes, e que a afetividade nas relações mostra-se um fator determinante nas afinidades da estudante surda com as disciplinas.</p>2024-10-23T22:49:34+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26190O ENGODO DO 'NOVO ENSINO MÉDIO' E SUAS TENSÕES PARA OS JOVENS DE PERIFERIA2024-12-03T16:50:04+00:00Sérgio Feldemann de Quadrossergiofquadros@gmail.comNora Krawczyknorak@unicamp.br<p>A experiência de jovens estudantes de periferias distintas de Campinas/SP foi analisada neste artigo a partir de duas tensões resultantes do Novo Ensino Médio: a divisão do currículo geral e técnico no IFTP e o significado da retórica da escolha. Trata-se de uma pesquisa que articula procedimentos metodológicos documentais e etnográficos. Aponta-se que a divisão do Currículo resulta em uma produção de sentido fetichizada em relação aos saberes mobilizados, enquanto a retórica da escolha conduz, precocemente, à formação de um sujeito capaz de racionalizar suas preferências escolares, como mercadorias vendáveis no mercado de trabalho futuro.</p>2024-10-23T23:02:45+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27862ENTREVISTA2024-12-03T16:50:03+00:00Ricardo Galvãorgalvao@if.usp.brAltair Alberto Fáveroaltairfavero@gmail.comNora Krawczyknorak@unicamp.br<p>Ao falar sobre Educação, o Professor Ricardo Galvão sempre enfatiza sua longa trajetória como educador, iniciada há 57 anos na escola secundaria. Na presente entrevista, que publicamos como parte do dossiê Juventudes e Ensino Médio, ele aborda temas polêmicos e caros para Educação Básica. Fala da formação cientifica dos jovens, da reforma atual do Ensino Médio, da BNCC, da multidisciplinariedade, dos desafios da escola média, da formação e trabalho docente. Discorre também sobre as ações do CNPq para levar a ciência e a tecnologia para as escolas públicas e promover o que classifica como “alfabetização cientifica”.</p>2024-10-23T23:18:50+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação