https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/issue/feedCadernos de Educação2023-09-04T13:48:00+00:00Equipe Editorialcadernosdeeducacao@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista <strong><em>Cadernos de Educação </em></strong>é uma publicação eletrônica, em fluxo contínuo, da FAculdade de Educação (FAE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas no campo educacional, além de resenhas, relatos de experiências, entrevistas e dossiês.</p> <p><strong>Qualis:</strong> A2</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN:</strong> 2178-079X</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22891Uma análise das práticas pedagógicas voltadas para estudantes com dislexia a partir de uma reflexão cinematográfica2023-03-14T20:41:30+00:00Mirela Lopes de Castromirelalopes@ufpe.brTícia Cassiany Ferro Cavalcanteticiaferro@hotmail.comViviany Andrea Meireles Alvesviviany.meireles@ufpe.brEste artigo trata de uma análise do filme “como estrelas na terra toda criança é especial”, a partir de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e o olhar de afetividade do professor voltadas para as crianças com dislexia, relacionando-se com o contexto educacional brasileiro. Apresentamos as práticas pedagógicas que Nikumbh, professor de Ishaan utiliza com o menino, trazendo a relevância de práticas específicas para as crianças com dislexia. Destacamos que a temática dislexia precisa ser amplamente discutida no âmbito educacional, para que comece a existir um olhar mais atento as especificidades desse público.2023-03-14T20:16:35+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23730Determinações históricas sobre a relação currículo-fracasso escolar no contexto educacional brasileiro: da carência à diferença cultural2023-03-14T20:41:30+00:00Júlio César A. Maiajcesarm@outlook.com<p class="Resumocorpo"><span>O estudo objetiva justapor currículo e o fenômeno fracasso escolar. Lança mão de três seções orientadas: i) à compreensão da teoria da carência cultural, na particularidade das décadas 1960 e 1970; ii) à demarcação do teor das respostas assumidas pelos teóricos curriculistas norte-americanos tanto à ideia de currículo técnico-linear quanto ao sentido depositado sobre a tese da carência cultural e; iii) à apreensão de um movimento de atualização da teoria da carência cultural a partir da síntese diferença cultural. Conclui-se que a desobrigação do organismo escolar pelo fracasso da escola é compartilhada por ambas as teorias investigadas. </span></p>2023-03-14T20:16:36+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23714Banco Mundial e Educação: uma abordagem bibliométrica da literatura2023-03-14T20:41:30+00:00Ivanilso Santos Sa Silvaivanilsosantos@yahoo.com.br<p>Elegeu-se como fonte secundária de busca a base de dados Scopus. O banco de dados resultante da busca foi refinado em três etapas: a) análise dos títulos, b) número de citações e c) disponibilidade dos artigos para acesso gratuito, resultando num corpus N=56. A análise buscou discutir o panorama da produção acadêmica sobre o Banco Mundial e Educação a partir de critérios de atividade científica dos autores, impacto das produções e associações temáticas, apoiando-se no processamento dos dados no Software VOSviewer. Deu-se a conhecer a distribuição cronológica, as principais interrelações temáticas bem como as redes de autoria e influência.</p>2023-03-14T20:16:37+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23823Caixa Escolar e Merenda: o caso do Grupo Escolar Santo Antônio de Itapagipe/MG (1952-1985)2023-03-14T20:41:30+00:00Débora Ferreira Borges Barbosadeboraborges@outlook.comAdemilson Batista Paesademilson@uems.br<p>Este artigo tem como objetivo fulgurar o papel da caixa escolar como pilar na aquisição de subsídios para manutenção da oferta alimentar na escola pública no período em que, a merenda escolar ainda não havia sido instaurada e posteriormente, como a entidade se manteve atuante neste cenário. Apresenta-se uma abordagem na qual o Grupo Escolar Santo Antônio, é espaço para materialização da proposta. Para tanto, utilizaremos documentos e registros sobre a associação local, e ainda, entrevistas com antigas merendeiras que trabalharam no grupo escolar. Explicita-se além da importância social da caixa escolar, a inestimável participação comunitária na corporificação da distribuição de víveres aos estudantes.</p>2023-03-14T20:16:43+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23927Pesquisas brasileiras sobre professores iniciantes na Educação Infantil2023-03-14T20:41:30+00:00Maévi Anabel Nonomaevi.nono@unesp.brApresenta-se, por meio de pesquisa bibliográfica, um mapeamento de estudos produzidos no Brasil, no período 1996-2018, que tratam da temática dos professores iniciantes na Educação Infantil. Buscou-se evidenciar contribuições desses estudos para subsidiar programas de acolhimento de docentes que ingressam na profissão em creches e pré-escola. De modo geral, as pesquisas analisadas trazem contribuições para compreensão de aspectos relacionados às vivências de docentes que ingressam na carreira na Educação Infantil. O levantamento indica a necessidade de estudos que investiguem programas de inserção à docência na Educação Infantil.2023-03-14T20:16:39+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23752RISO E CARNAVALIZAÇÃO NO TEMPO-ESPAÇO DA SALA DE AULA2023-03-14T20:41:30+00:00Juliana Soares de Oliveirajuliana.oliveira@ifam.edu.brAna Lúcia Horta Nogueiraalhnog@unicamp.br<p align="justify"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span>O artigo problematiza o riso em sala de aula, considerando as entonações discursivas carregadas de ironia e escárnio como atos de carnavalização do real, como apontado por Bakhtin em seu estudo sobre a obra de Rabelais. Por meio de uma abordagem dialógica do discurso, retoma dados de pesquisa realizada em uma escola municipal situada na periferia de Campinas-SP. A análise explicita como as situações de riso e humor demarcam cronotopos da sala de aula, elementos que possibilitam refletir sobre o cotidiano enquanto projeta-se um mundo utópico.</span></span></p>2023-03-14T20:16:39+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23314O planejamento de ensino como parte do aprender a ser professor: registros em planos e relatórios de estágio de licenciandos de Letras2023-03-14T20:41:30+00:00Lívia SUASSUNAliviasuassuna60@gmail.comBÁRBARA LARISSA BRAZ DE MELObrazbarbara05@gmail.comJULIANA RIBEIRO DO CARMO FREITASjulianarcfreitas@gmail.com<p class="Resumocorpo"><span>Neste trabalho, objetivamos analisar como egressos de um curso de licenciatura em Letras abordam o planejamento de ensino em seus projetos e relatórios de estágio. A investigação, do tipo qualitativa e documental, teve como corpus projetos e relatórios de estágio de 12 sujeitos. Concluímos que os egressos: mapearam o contexto de atuação; valeram-se de diferentes fontes para estabelecer os conteúdos a ensinar; estabeleceram parcerias com os professores supervisores; não usaram o livro didático como base do planejamento; tiveram que fazer modificações no projeto inicial; e reafirmaram o valor e o papel do planejamento para sua atuação. </span></p>2023-03-14T20:16:41+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24399Contradições do Ensino remoto no contexto da Educação Especial2023-09-01T11:45:00+00:00Marília Carollyne Soares de Amorimmariliacarollyne@hotmail.comANA VALÉRIA Marques Fortes Lustosaavfortes@gmail.com<p>O estudo teve por objetivo conhecer as possíveis contradições enfrentadas no ensino remoto por gestores, professores, profissionais de apoio à inclusão e famílias em relação à escolarização de alunos público-alvo da educação especial. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracterizando-se como estudo de caso. Adotou-se, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram organização distinta do ensino para prover a escolarização desse público, desconsiderando as desigualdades sociais e econômicas existentes. Verificou-se ausência de interação, por indisponibilidade de recursos materiais e adaptados, de orientações a professores e insuficiência de pessoal qualificado.</p>2023-08-31T14:22:32+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24186Análise ortográfica em textos do Enem: evidências da integração de múltiplos padrões2023-09-04T12:38:39+00:00Ana Luiza de Souza Coutoannaluizasouzacouto@hotmail.comDaniela Mara Lima Oliveira Guimarãesdaniolive@yahoo.com.brLuíza Vignoli Lacerda luizavignoli@hotmail.com<div>O objetivo deste artigo é identificar, categorizar e quantificar erros ortográficos em redações de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Como metodologia, foi utilizada a abordagem quali-quantitativa (PAIVA, 2019). O arcabouço teórico desta pesquisa foi pautado na Teoria da Integração de Múltiplos Padrões–IMP (TREIMAN; KESSLER, 2014; 2021). Como resultados, foram encontrados erros ortográficos nos níveis segmental e suprassegmental. Tais erros apontam para a necessidade de se trabalhar com a ortografia por meio de práticas didáticas sistematizadas e reflexivas que levam o aluno a refletir sobre a própria língua.</div>2023-09-04T12:38:36+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23854Reflexões sobre a escrita autoral acadêmica: por uma antropofagia endossimbiôntica2023-09-04T12:58:40+00:00Leandro Barreto Dutraldutra@uea.edu.brElizabeth Antonia Leonel de Moraes Martinesbethmartines@gmail.com<p class="Resumocorpo"><span>O objetivo é repensar a questão autoral nas produções acadêmicas e de nós mesmos e para tal fez-se uso da escrita ensaísta na política da narratividade. Foi produzido um conceito-abrigo temporário que se denominou de: antropofagia endossimbiótica baseando-se no conceito antropofágico social alinhavado à endossimbiose biológica. Espera-se ter acrescentado linhas no tecido teórico produzido junto à comunidade científica como também provocado outras reflexões para novas e pujantes pesquisas. </span></p>2023-09-04T12:58:30+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24269Experiências com o currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil2023-09-04T13:25:05+00:00Leonardo de Carvalho Duartelcduarte@uefs.brMarcos Garcia Neiramgneira@usp.br<p>Este estudo teve como objetivo analisar experiências documentadas com o currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil. Trata-se de pesquisa bibliográfica onde produziu-se um gesto descritivo-analítico com quatro capítulos de livro, duas dissertações, uma tese e 16 relatos de prática disponíveis no repositório do GPEF/USP. Os resultados evidenciam experiências próximas de proposições contemporâneas dos estudos sociais da infância que posicionam bebês e crianças pequenas como produtoras de cultura, sujeitos sociais com direitos que podem/devem ser escutados e ter suas vozes consideradas na sociedade e nas práticas educacionais.</p>2023-09-04T13:24:59+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25079A participação das mulheres em posições de destaques na carreira científica2023-09-04T13:48:00+00:00Aparecida da Silva Xavier Barrosaparecidaxbarros@hotmail.comThelma Panerai Alvestpanerai@gmail.com<div>Apesar de participarem das várias ciências, as mulheres continuam minoritárias em posições de poder e reconhecimento, em qualquer que seja a área em que atuam. Dessa forma, o objetivo deste ensaio é apresentar um panorama da participação das mulheres em algumas posições nas áreas de matemática, física e química, no mundo e no Brasil, além de reflexões sobre os desafios enfrentados por elas ao longo das suas carreiras científicas.</div>2023-09-04T13:47:59+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23855Um convite ao brincar: Pedagogia da Corporeidade2023-03-14T20:41:30+00:00Samara Queiroz do Nascimento Florênciosamara.qnf2@gmail.comJosiane Barbosa de Vasconcelosjosianebarbosapst2010@gmail.comIsnaldo Florêncio Araújo Júniorisnaldojunior@gmail.com<p>Este texto é uma resenha crítica do livro ‘Educação Física pela Pedagogia da Corporeidade: um convite ao brincar’, de autoria de Pierre Normando Gomes-da-Silva, autor que vem abordando a Educação Física por meio da linguagem pragmática e ontológica e que teoriza a Pedagogia da Corporeidade como um método de ensino e de pesquisa, que pode ser aplicado na educação e na saúde. O livro é um convite para que os professores leitores o acompanhem na brincadeira de ensinar, de modo mais leve, divertido, sistemático, crítico e criativo, enfim, mais inteligente e saudável. </p>2023-03-14T20:16:42+00:00Copyright (c) 2023 Cadernos de Educação