https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/issue/feedCadernos de Educação2024-04-24T13:51:17+00:00Equipe Editorialrevista.ce@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>A revista <strong><em>Cadernos de Educação </em></strong>é uma publicação eletrônica, em fluxo contínuo, da <a href="https://wp.ufpel.edu.br/fae/">Faculdade de Educação (FAE)</a> e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas no campo educacional, além de resenhas, relatos de experiências, entrevistas e dossiês.</p> <p><strong>Qualis:</strong> A2</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN:</strong> 2178-079X</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25940A NOVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE DO CAPITAL2024-01-05T14:21:58+00:00Mauricio de Oliveira Paulaportuguesmauricio50@gmail.comPatric Anderson Gomes da Silvapatricanderson16@icloud.comKátia Regina Rodrigues Limakatia.lima@urca.br<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Este artigo objetiva demonstrar o vínculo da proposta de formação dos futuros professores da Educação Básica pública contida na Reforma do Ensino Médio ora em vigor no Brasil com os interesses do grande capital transnacional, no período histórico de consolidação do neoliberalismo e da financeirização da economia. Empregamos o materialismo histórico e dialético como princípio investigativo e a pesquisa </span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">documental, efetivada via legislações-chave (Resolução CNE/CP nº 2/2019; Lei nº 13.415/2017 etc.), como fundamento metodológico. Constatamos a precarização laboral, a proletarização e a desprofissionalização iminentes<span style="color: black;"> da atividade docente no Brasil.</span></span></p>2024-01-05T14:21:55+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26121LASSI2024-01-26T16:46:07+00:00Lourdes Maria Bragagnolo Frisonfrisonlourdes@gmail.comEvely Boruchovitch evely@unicamp.brNatália Moraes Góesnataliamoraesg@gmail.com<p>O estudo teve como objetivo conhecer as estratégias de estudo e aprendizagem de estudantes universitários e examinar a relação dessas estratégias com variáveis sociodemográficas e da vida acadêmica dos participantes. Participaram 121 estudantes de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram que os estudantes utilizam estratégias diversas de estudo e aprendizagem. Diferenças significativas emergiram em função da idade, do semestre, da autopercepção sobre o desempenho e da intenção de continuar o curso, indicando a necessidade de que essas variáveis sejam consideradas no delineamento de programas de intervenção.</p>2024-01-26T16:46:06+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24319CULTURA E IDENTIDADE2024-01-29T14:21:26+00:00Arycia Giseli de Melo Sousaarygiseli@gmail.comHellen Cristina Picanço Simashellenpicanco@ufam.edu.brFabrício Valentim da Silvafvalentims@ufam.edu.br<p class="Resumocorpo">O objetivo central foi discorrer sobre os conceitos de cultura e de identidade desenvolvidos por Hall (2014) e Rocha e Tosta (2009) para a compreensão dos desafios do processo educativo amazônico. Em uma perspectiva antropológico-educacional, que relacionou a educação amazônicas e seus desafios com as abordagens de Weigel (1995, 2000), Geertz (1989, 2001), Silva (1989) e Canclini (2008). A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura. Os resultados evidenciam a necessidade de um novo olhar sobre esse processo histórico frente à educação, viabilizando a ressignificação dos símbolos construídos socialmente e politicamente na região.</p>2024-01-26T16:53:38+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26122A DINAMICIEDADE DA APRENDIZAGEM DA (RE)ESCRITA ORTOGRÁFICA 2024-01-26T17:08:05+00:00Marcelo de Castromarcelocastromc@hotmail.com<p>O objetivo deste estudo é identificar, categorizar e analisar indícios concernentes à aprendizagem da (re)escrita ortográfica. Para tanto, foi investigado um <em>corpus</em>, composto por produções textuais de alunos do 7º ano de uma escola privada de Belo Horizonte (Minas Gerais), na perspectiva metodológica da abordagem qualitativa (PAIVA, 2019). Tendo como fundamentação teórica a Integração de Múltiplos Padrões (TREIMAN; KESSLER, 2014), os resultados permitiram mostrar e sistematizar a dinamicidade inerente à aprendizagem da (re)escrita ortográfica, processo permeado por (re)formulações de hipóteses, erros, acertos, entre outros processos.</p>2024-01-26T17:08:05+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26123POR QUE CONTAR HISTÓRIAS? 2024-01-26T17:22:52+00:00Hallana Fernandes de Almeida Pachecohallana.psi@gmail.comMarina Teixeira Mendes de Souza Costamtmscosta@hotmail.comDaniele Nunes Henrique Silva daninunes74@gmail.com<p>Neste estudo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, buscou-se refletir sobre os elementos que caracterizam a atividade criadora de contar histórias para compreender as especificidades do funcionamento imaginativo na idade pré-escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de oficinas de contação de histórias e análise microgenética, com uma criança de 05 anos. Os resultados revelaram: 1. a articulação entre recursos linguísticos e expressivos na criação e; 2. a interrelação entre o brincar e o narrar na atividade de contar história. A conclusão indica que contar histórias potencializa os processos criadores infantis.</p>2024-01-26T17:22:51+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23454O SER HOMEM NA FORMAÇÃO E NA PROFISSÃO DOCENTE 2024-01-31T14:55:00+00:00Marcos Daniel Pereira Rodriguesrmarcos612@gmail.comCândida Beatriz Alvescandida.alves@gmail.com<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O objetivo deste trabalho foi compreender construções de gênero que reverberam na escassez masculina na formação e na atuação docente junto a crianças na atualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e com quatro estudantes de Licenciatura em Pedagogia. Após a análise de conteúdo, chegou-se a quatro categorias: escolha profissional, docência como dom, formação docente e as principais dificuldades dos docentes homens na educação. Percebeu-se que a profissão ainda é atravessada por fortes estereótipos de gênero. </span></p>2024-01-31T14:39:01+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23617CONHECIMENTO SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E INDISCIPLINA ESCOLAR2024-03-01T13:10:01+00:00Franciane de Oliveira Pinhofrancianepinho@gmail.com.brRafael Fonseca de Castrocastro@unir.brElisabete Guedes Pinto da Costaelisabete.pinto.costa@gmail.com<p class="Resumocorpo">Este artigo é fruto de uma pesquisa que empregou a Mediação de Conflitos (MdeC) como estratégia de enfrentamento à indisciplina em uma escola estadual de Porto Velho, Rondônia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, com a participação de estudantes de uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental, docentes da escola e uma supervisora, no período de agosto a novembro de 2019. A análise textual discursiva dos dados revelou que o conhecimento desses atores escolares sobre MdeC contribuiu para a redução de conflitos e para o arrefecimento da indisciplina entre estudantes, ora de uma “turma problema” da escola.</p> <p> </p>2024-03-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25249A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS2024-04-11T13:37:04+00:00Julio Cesar Floriano dos Santosjulio.santos@ufms.brRaquel Quintina Pereira Bard raquel.quintina.bard@ufms.brsandra Novais Sousasandra.novais@ufms.br<p>Este artigo tem a intenção de provocar um diálogo entre os métodos do espaço biográfico e alguns conceitos e teorias de Certeau, no que se refere ao estudo da construção da identidade docente no cotidiano de suas práticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, como resultados, apontamos que a identidade docente é produzida em uma história, pois os processos de formação são fontes para a produção de uma narrativa no presente, a qual, ao ser revisitada, contribui para uma ação transformadora e reflexiva. Concluímos que esse diálogo contribui para compreender a construção da identidade docente e as condições de reflexão e transformação de suas práticas.</p>2024-04-11T13:03:22+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25235CARTOGRAFIA DA ESCOLA DA FRONTEIRA E NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS DA EJA 2024-04-11T13:41:38+00:00Maria Naira de Carvalhonaira.carvalho2012@hotmail.comMaria do Socorro Borges da Silvamsocorrobs@ufpi.edu.br<p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este artigo analisa os resultados da pesquisa cartográfica realizada no Mestrado em Educação. O método é a cartografia e tem como território uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da periferia da cidade de Teresina-PI. Objetiva mapear saberes, problemas e formas de resistência das mulheres negras da EJA, a partir de suas narrativas, usando a técnica de produção de dados “Bonecas que falam”. Com base teórica em Gonzalez (2020), Arroyo (2017) Collins e Bilge (2021) e Candau (2013), o estudo revelou que as participantes são portadoras de saberes e cotidianamente desenvolvem resistências, sendo a EJA um lugar de acolhimento, de sonhos e de fuga das suas opressões.</span></p>2024-04-11T13:41:35+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25208 ARTE E DIÁLOGO DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO2024-04-11T13:54:37+00:00Marcelino Euzebio Rodriguesmarcelino238@yahoo.com.brAndré Dias Pires andrepires@cp2.g12.br<p>O texto apresenta duas experiências pedagógicas que buscam abordar o ensino de artes visuais a partir de uma perspectiva decolonial e inclusiva. Enfatiza a importância de desestabilizar as normas eurocêntricas por meio da arte, promovendo a reflexão crítica sobre o racismo e a representatividade identitária. Também destaca a necessidade de formação de professores que possam abordar questões decoloniais e incluir perspectivas não hegemônicas em suas práticas pedagógicas. </p>2024-04-11T13:54:33+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25184"PRA MIM PARECE QUE SEMPRE FOI DIFÍCIL O QUE É TÃO SIMPLES PROS OUTROS"2024-04-11T14:12:05+00:00Suane Silva Pinheirosuane.sp@gmail.comEduardo Souza Passinidudupassini@hotmail.comCarmem Regina Giongocarmemgiongo@feevale.brScarleth Nardesscarlethnardes@gmail.comRaquel Meyer Fagundes Backesraqbackes@gmail.comMarina Fritzmarinafritznh@hotmail.com<p>O objetivo deste estudo é suscitar um olhar sobre os aspectos educacionais das pessoas em situação de rua, problematizando os modelos de ensino vigentes e práticas escolares possíveis. É uma pesquisa exploratória-descritiva de metodologia mista realizada em Novo Hamburgo/RS. Participaram deste estudo 170 pessoas, sendo 147 homens e 23 mulheres. Os dados formam submetidos a análise temática e estatística simples. Os resultados apontaram baixa escolaridade e trajetórias de exclusão educacional anterior à ida às ruas. São necessárias políticas educacionais que considerem as particularidades e a garantia integral de direitos dessa população.</p>2024-04-11T14:12:04+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25708DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM INTERFACE COM A CIBERCULTURA 2024-04-17T13:35:32+00:00Sandro Tiago da Silva Figueirafigueiras.tiago@gmail.comHelena Amaral da Fontourahelenafontoura@gmail.com<p>Exploramos no texto em tela os princípios da didática no ensino superior, em diálogo com a cibercultura, na ambiência cotidiana de uma universidade federal do interior fluminense no sentido de sinalizar possibilidades de ensino-aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais no ciberespaço. O fundamento teórico-metodológico se assenta na pesquisa-formação para entender as narrativas discentes textualizadas nos diários digitais de formação. Apreende-se possíveis brechas autorais conjugando o conhecimento pedagógico e experiencial à concepção de aprendizagem em rede como enfrentamento às interferências no ensino sob a ótica da racionalidade técnica.</p>2024-04-17T13:35:24+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educaçãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25936ENTRE LÍNGUAS, CULTURAS E DIFERENÇAS2024-04-24T13:51:17+00:00Jeiviane Justiniano da Silvajjustiniano@uea.edu.brCélia Aparecida Bettiolcaparecida@uea.edu.br<p>Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades de dois projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que buscam fomentar políticas de permanência para estudantes indígenas, o <em>Tecendo Diálogos Interculturais</em> e o <em>Práticas de Leitura e Escrita: o Português como L2 de Acadêmicos Indígenas</em>. Para isso, são destacadas as vivências dos acadêmicos indígenas nos projetos, bem como suas vozes, suas perspectivas sobre a presença indígena na universidade. Os resultados afirmam a necessidade urgente de políticas às populações indígenas no Ensino Superior como um direito desses povos.</p>2024-04-24T13:51:09+00:00Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação