https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/issue/feed Cadernos de Educação 2025-05-05T15:24:23+00:00 Equipe Editorial revista.ce@ufpel.edu.br Open Journal Systems <p>A revista&nbsp;<strong><em>Cadernos de Educação </em></strong>é uma publicação eletrônica, em fluxo contínuo, da <a href="https://wp.ufpel.edu.br/fae/">Faculdade de Educação (FAE)</a> e do <a href="https://wp.ufpel.edu.br/ppge/">Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)</a> da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas no campo educacional, &nbsp;além de resenhas, entrevistas e dossiês.</p> <p><strong>Qualis:</strong> A2</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN:</strong> 2178-079X</span></p> https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25843 (EX)INCLUSÃO DE SUJEITOS SURDOS 2025-05-05T15:24:23+00:00 Matheus Coimbra matheus.coimbra@ifsuldeminas.edu.br Francyllayans Karla da Silva Fernandes francyllayans@estudante.ufscar.br Maria da Piedade Resende da Costa piedade@ufscar.br Cristina Broglia Feitosa de Lacerda cbflacerda@gmail.com Lara Ferreira dos Santos lfsantos@ufscar.br <p><span style="font-weight: 400;">O tema da redação do Enem de 2017 tratou sobre os desafios na formação educacional de surdos. O objetivo deste artigo é analisar os relatos pessoais de candidatos surdos em suas redações no Enem de 2017. Realizamos uma pesquisa documental, tendo como corpus 50 espelhos de redações de candidatos surdos disponibilizadas pelo INEP. Observamos, nesses relatos, a presença de experiências de exclusão vivenciadas e a percepção desses sujeitos acerca das concepções negativas da sociedade sobre a surdez, as quais estão relacionadas à barreira na comunicação que os surdos enfrentam por fazerem parte de uma comunidade linguística minorizada.</span></p> <p><br><br></p> <p>&nbsp;</p> 2025-04-24T19:07:20+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25908 NEUROCIÊNCIAS E A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2025-04-24T19:15:18+00:00 Tainara Aparecida Garcia do Nascimento tainara.nascimento2@estudante.ufla.br Kleber Tüxen Carneiro kleber.azevedo@ufla.br Alessandro Teodoro Bruzi bruzi@ufla.br <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo desse estudo foi colocar em perspectiva a relação entre as Neurociências e as Ciências da Educação. Para tanto, perscrutamos como o tema tangenciou a formação (inicial e continuada) de três docentes atuantes na Educação Infantil privada, em município sul-mineiro, bem como vislumbramos as conexões entre esses domínios científicos e se tais noções refletiram na organização do trabalho pedagógico e nas práticas de ensino propostas. Em termos de produção de dados, empregaram-se “práticas etnográficas” materializadas num diário de campo e a aplicação de um questionário que abordou aspectos identitários da formação em nível de graduação e pós-graduação e sobre a atuação professoral. No tocante ao método (analítico), usitamos a análise textual discursiva. Em linhas gerais, os resultados evidenciaram que as docentes não apresentavam conhecimentos prévios a respeito da temática que relaciona Neurociências e Educação, revelando a indispensabilidade de acessarem os domínios teóricos dessa área de conhecimento, a fim de aprimorarem o trabalho pedagógico realizado.</span></p> 2025-04-24T19:15:16+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26178 POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HUMANISTA DE CARL ROGERS NO PROCESSO DE ENSINO E APREDIZAGEM ONLINE 2025-04-24T19:27:48+00:00 Soraia Gadelha Carolino soraia10@yahoo.com.br Claudemir Cosme da Silva claudemircosme@gmail.com Francisco Herbert Lima Vasconcelos herbert@ufc.br Carlos Alberto Santos de Almeida carlos@fisica.ufc.br <p><span style="font-weight: 400;">O trabalho tem como objetivo explorar estudos que discutem a utilização da teoria humanista de Carl Rogers na educação e examinar de que maneira essa teoria pode ser integrada ao ambiente educacional </span><em><span style="font-weight: 400;">online</span></em><span style="font-weight: 400;">. Para esta pesquisa, realizou-se uma revisão integrativa de literatura buscando responder ao seguinte questionamento: na perspectiva do ensino </span><em><span style="font-weight: 400;">online</span></em><span style="font-weight: 400;">, de que forma a aplicação da</span> <span style="font-weight: 400;">teoria humanista pode oferecer contribuições relevantes para a eficácia e melhoria do processo educacional? Os dados apontados sugerem que a teoria de Rogers permanece relevante e aplicável à educação moderna e tecnológica.</span></p> 2025-04-24T19:27:47+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27459 INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE 2025-04-24T19:34:15+00:00 Bertrand Lima bertrandppgem@gmail.com Reginaldo Carneiro reginaldo.carneiro@ufjf.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo analisa as características de dois programas de indução profissional docente: o Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Brasil, e o projeto LOOP, em Portugal. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo identifica convergências e divergências entre os programas, por meio de seus documentos norteadores. As conclusões destacam a importância da mentoria entre pares e da construção de uma cultura colaborativa para superar desafios enfrentados por professores iniciantes, como o isolamento profissional, a falta de políticas públicas direcionadas a esse grupo e o abandono docente precoce.</span></p> 2025-04-24T19:34:14+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27620 PENSAMENTOS (NEO)LIBERAIS 2025-04-24T19:41:25+00:00 João Abel Pasini Leandro ja_abel@hotmail.com Viviane Klaus viviklaus@unisinos.br <p><span style="font-weight: 400;">O artigo analisa a forma pela qual os discursos reformistas sobre a área educacional, veiculados em </span><em><span style="font-weight: 400;">Pensamentos Liberais</span></em><span style="font-weight: 400;">, uma série de livros produzida a partir do Fórum da Liberdade de Porto Alegre, evento promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais</span> <span style="font-weight: 400;">(IEE), produzem concepções de educação (neo)liberal no Brasil contemporâneo. Apresenta-se uma tentativa de constituir uma cartografia teórico-filosófica do neoliberalismo brasileiro, com destaque para a importância da Escola Austríaca de economia na constituição do IEE, cujo trabalho é reconhecido pela </span><em><span style="font-weight: 400;">Atlas Network. </span></em><span style="font-weight: 400;">Discorre-se sobre dois acontecimentos discursivos emergentes da análise documental do arquivo da pesquisa: Teoria do Capital Humano e modelo de financiamento de </span><em><span style="font-weight: 400;">voucher</span></em><span style="font-weight: 400;"> educacional. Os resultados indicam que os </span><em><span style="font-weight: 400;">vouchers</span></em><span style="font-weight: 400;"> intensificam desigualdades, precarizam o trabalho docente e mercantilizam a educação, enquanto a formação de capital humano subordina o ensino à lógica do mercado, promovendo um sujeito neoliberal competitivo e autogerenciado. Conclui-se que o neoliberalismo opera como uma racionalidade que reconfigura não apenas políticas educacionais, mas também subjetividades e relações sociais, promovendo uma lógica de aprimoramento performático e competição incessante, disseminada pelo Estado e por instituições privadas na vida cotidiana.</span></p> 2025-04-24T19:41:24+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25909 ENSINO REMOTO EMERGENCIAL 2025-04-24T19:47:39+00:00 Camila Maria Rodrigues de Freitas rodriguessc778@gmail.com Marília de Carvalho Caetano Oliveira mariliacarvalho@ufsj.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho investiga em que medida a utilização dos Planos de Estudo Tutorado (PET) de língua portuguesa, disponibilizados pelo governo de Minas Gerais</span> <span style="font-weight: 400;">durante a pandemia da COVID-19, trouxe impactos na rotina escolar dos(as) estudantes e da professora de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com objetivo exploratório, utilizando formulários para a geração de dados. Os resultados apontam que a implementação dos PET causou, principalmente, impactos negativos no processo de ensino-aprendizagem, os quais foram percebidos também no período presencial subsequente.&nbsp;</span></p> 2025-04-24T19:47:37+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29069 ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR 2025-04-24T22:57:50+00:00 Alessandra Rodrigues alessandrarodrigues@unifei.edu.br Cláudia Eliane da Matta claudia.matta@unifei.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">Este estudo analisa as percepções de discentes, de diferentes cursos de uma universidade federal brasileira, sobre a </span><em><span style="font-weight: 400;">WebQuest</span></em><span style="font-weight: 400;"> como recurso multimidiático de apoio à aprendizagem. Trata-se de um estudo do tipo </span><em><span style="font-weight: 400;">survey</span></em><span style="font-weight: 400;">, qualitativo, realizado com 457 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados com auxílio dos </span><em><span style="font-weight: 400;">softwares</span></em><span style="font-weight: 400;"> MatLab® e</span> <span style="font-weight: 400;">Iramuteq. Os resultados revelam que a </span><em><span style="font-weight: 400;">WebQuest</span></em><span style="font-weight: 400;"> foi percebida como: elemento que contribuiu para a organização dos processos de ensino e de aprendizagem, facilitadora para a compreensão do conteúdo e uma estratégia relevante para promover experiências positivas de aprendizagem.</span></p> 2025-04-24T22:57:49+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29127 APRESENTAÇÃO 2025-05-01T21:05:06+00:00 Patrícia Weiduschadt prweidus@gmail.com Richéle Timm dos Passos da Silva richelertps@ufpel.edu.br <p>Como objetivo principal do grupo de pesquisadores do Observatório Global de Patologias Sociais, originado a partir do Programa CAPES Print/UFPEL, está a discussão das patologias sociais, suas origens e interfaces com as ciências sociais e a saúde, assim como com as áreas da educação e formação docente.&nbsp;A fim de oportunizar a divulgação das ações investigativas, propõe-se o dossiê temático:&nbsp;<em>Patologias Sociais e interfaces com a Educação</em>&nbsp;na Revista&nbsp;<strong>Cadernos de Educação</strong>&nbsp;da Faculdade de educação e do PPGE da UFPEL.&nbsp;Este dossiê é uma das etapas do compromisso em avançar na publicação de resultados de pesquisas que estão sendo realizadas a partir da inter-relação entre as distintas áreas do conhecimento nos níveis nacional e internacional.&nbsp;Trata-se de reunir textos considerando a noção transversal das patologias sociais e suas interfaces com a educação. Sem dúvidas, o mundo contemporâneo tem sido cada vez mais identificado como terreno fértil para as patologias sociais que geram sofrimentos individuais, e afetam também a convivência social entre as pessoas.A educação, enquanto área imprescindível para a transformação social, pode contribuir para a produção de reflexões que visem a redução das vulnerabilidades individuais e coletivas e na promoção do bem-estar social.&nbsp;Nesse sentido, dossiê pretende expor essa interdependência das áreas ao focar em questões socioeducacionais.&nbsp;Convidamos a todos/as que pesquisam essa temática e compreendem as patologias sociais na sua interface com a educação para enviarem seus textos, construindo, conjuntamente com o PPGE UFPel e o grupo do Observatório Global de Patologias Sociais, um diagnóstico dessa realidade, comprometido para o prognóstico saudável de convivência social e formação educacional.</p> 2025-05-01T21:05:05+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27214 VÍCIOS INSTITUCIONAIS NAS UNIVERSIDADES 2025-05-01T21:12:09+00:00 Valéria Fontoura Nunes valeriafnunes@gmail.com Jovino Pizzi jovino.piz@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é discutir se os vícios institucionais nas<br>universidades podem ser considerados como patologias sociais.<br>A metodologia utilizada foi a análise do arcabouço teórico sobre<br>patologias sociais. Desse modo, foi fundamental a compreensão da<br>noção do social. Baseando-se na definição de patologias sociais,<br>foi desenvolvido o sentido dos vícios institucionais. As conclusões<br>evidenciam que os vícios institucionais são uma forma de patologia<br>social. Assim, propor alternativas para combater tais vícios é importante<br>para garantir uma convivência institucional com base em valores e<br>princípios e que possibilite a hospitalidade social.</p> 2025-05-01T21:12:07+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26843 O SOFRIMENTO DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COMO PATOLOGIA SOCIAL 2025-05-01T21:19:28+00:00 Ana Furlong Antochevis ana.furlongantochevis@gmail.com Renan Vieira de Santana Rocha renan.rocha@unifesp.br <p>Neste artigo intenta-se analisar teórico-criticamente o fenômeno do<br>sofrimento psicológico dos universitários brasileiros, no contexto do<br>capitalismo, como patologia social. Metodologicamente desenvolvido<br>enquanto um ensaio teórico-crítico, a partir do referencial materialista<br>histórico-dialético, ampara-se também no uso recursivo de uma<br>revisão narrativa acerca de estudos sobre o sofrimento psicológico do<br>grupo em tela. A partir dessa fundamentação, propomos uma reflexão<br>acerca da forma como a sociabilidade capitalista atua na formação da<br>subjetividade e como a racionalidade neoliberal produz e gestiona o<br>sofrimento psicológico na atualidade. Discutimos o fenômeno dos altos<br>índices de sofrimento psicológico dos universitários brasileiros desde<br>essa perspectiva de análise, na medida em que tais índices expõem<br>a materialidade do sofrimento subjetivo produzido pela sociabilidade<br>capitalista no contexto das universidades públicas brasileiras, através<br>da gestão neoliberal e da assunção do ideário produtivista. Apontamos,<br>finalmente, para a necessária recuperação do sentido social da<br>Universidade no enfrentamento a essa realidade, deixando de ser<br>espaço de reprodução da lógica neoliberal e quiçá recuperando seu<br>compromisso democrático e cidadãoico na atualidade.</p> 2025-05-01T21:19:18+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27221 NARRATIVAS DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE SOFRIMENTO PSÍQUICO 2025-05-01T21:31:49+00:00 Ialane Monique Vieira dos Santos ialanesantos@hotmail.com <p>&nbsp;</p> <p>Esta pesquisa objetivou compreender os sentidos atribuídos ao<br>acolhimento por adolescentes em sofrimento psíquico grave, usuárias<br>do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSia), na cidade de Vitória da<br>Conquista-Ba. O percurso escolhido para a realização deste estudo foi<br>a pesquisa qualitativa, por meio da técnica da pesquisa bibliográfica,<br>pesquisa de campo e a revisão de literatura pelo estado da arte. Teve<br>como público-alvo duas adolescentes em sofrimento psíquico grave,<br>usuárias do CAPSia. Para a produção dos dados, utilizou-se a entrevista<br>narrativa (gravada e transcrita) e os relatos (auto)biográfico mediante a<br>produção escrita de cartas. Emergiram três eixos: o acolhimento para<br>a existência; potenciais e dificuldades para o acolhimento no CAPSia,<br>e acolhimento profundo, autêntico, genuíno e verdadeiro. Portanto,<br>compreendeu-se que o acolhimento movimenta as ações em saúde: os<br>entendimentos em relação aos sofrimentos psíquicos se aprofundam,<br>ocorrem compreensões sobre o adoecimento, a saúde e a vida ganham<br>clarividência e os cuidados em saúde mental se ampliam valorizando o<br>processo de humanização.</p> 2025-05-01T21:31:47+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27222 AS PATOLOGIAS SOCIAIS NA RELAÇÃO COM A INFÂNCIA 2025-05-02T18:50:07+00:00 Maiane Liana Hatschbach Ourique maianeho@yahoo.com.br Julianam Marques de Farias teacherjulianafarias@gmail.com <p>Este ensaio apresenta uma leitura hermenêutica e crítica das memórias<br>e relações que se estabelecem com as diferentes infâncias que habitam<br>o imaginário coletivo. Tem por objetivo repercutir as disposições (re)<br>produzidas nas relações com as crianças, notando algumas patologias<br>sociais persistentes e desviantes da imagem de criança-sujeito de<br>direitos. A partir dos escritos de Axel Honneth, discute-se como relações<br>marcadas por violência e indiferença às crianças e suas subjetividades<br>reproduzem patologias sociais. Recorre-se à obra literária Infância, de<br>Graciliano Ramos (2020), para compor uma tessitura ético-estética e<br>tensionar o horizonte normativo que sustenta as funções sociais de<br>adultos e crianças, num mundo endurecido pelo poder, pelo trabalho e<br>pela religião.</p> 2025-05-01T21:38:08+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27223 EDUCAÇÃO EM ZONAS DE CRISE 2025-05-01T21:52:20+00:00 Alexandre Junior de Souza Menezes alexandrejuniorsm@hotmail.com Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão mario.miranda@univasf.edu.br Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira lucia.oliveira@univasf.edu.br <p>Este estudo investiga a resiliência educacional em contextos de crise,<br>centrando-se em professores das periferias urbanas. A pesquisa<br>examina como esses educadores ajustam suas práticas pedagógicas<br>e desenvolvem sua identidade territorial diante de desafios como<br>a territorialização e adversidades sociais. Com uma metodologia<br>qualitativa a análise baseia-se em narrativas (auto)biográficas e diários<br>de campo, revelando como os professores moldam a cidadania e a<br>identidade em ambientes desafiadores. Os achados ilustram a interação<br>entre educação, crise social e resiliência comunitária, enfatizando a<br>necessidade de práticas educacionais adaptativas.</p> 2025-05-01T21:52:17+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27230 DAS DISTORÇÕES SOCIOEDUCATIVAS DO "AUTOINTERESSE" COMO AMOUR DE SOI 2025-05-01T21:59:29+00:00 Jovino Pizzi jovino.pig@gmail.com <p>A filosofia classifica o “social” como tema residual. A modernidade<br>tardia deu prioridade à política. A explanação salienta a criação dos<br>Fatores C+T, com o fim de resgatar o significado de “social”. Na linha<br>socioeducativa, o autointeresse individualista gera “zonas de conflito”<br>entre o individual e o social, pois as decisões estratégicas conferem<br>primazia ao amor a si mesmo. A influência de Rousseau na educação<br>brasileira se reflete como distorções socioeducativas, com déficits na<br>área social e educativa. A alternativa se centra na proposta de um<br>ordenamento político capaz de assegurar o con-viver hospitaleiro, isto<br>é, a con-vivência digna e saudável entre os cidadãos.</p> 2025-05-01T21:59:28+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27245 PATOLOGIAS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA 2025-05-01T22:13:09+00:00 Bruna Cristina Prolo Massola brunaprolo@gmail.com Osnir Pereira osnirpereira@hotmail.com Luiz Augusto Passos passospassos@gmail.com <p>Este ensaio teórico contextualiza a educação como um meio essencial<br>para a transformação social e discute como as Patologias Sociais,<br>definidas como desvios das práticas normativas que geram transtornos<br>emocionais e sociais, se relacionam com a Educação Química,<br>destacando desigualdades no acesso à educação e à qualidade<br>do ensino. Propõe uma abordagem dialógica e fenomenológica<br>para compreender essas relações. Para superar os efeitos nocivos<br>das Patologias Sociais, propõe um olhar crítico sobre as relações<br>educacionais e a ênfase na formação humana em sua totalidade,<br>concluindo que a Educação Química deve ser abordada em sua<br>relação com as diversidades culturais e sociais, respeitando-as.</p> 2025-05-01T22:12:58+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27250 MORFOLOGIAS, MOVIMENTOS E AFETOS 2025-05-01T22:33:53+00:00 Fernanda Silva do Nascimento fernanda.n91@edu.pucrs.br Bettina Steren dos Santos bettina@pucrs.br <p>Neste artigo, discutimos como se relacionam as noções de patologias<br>sociais e mal-estar docente frente aos desafios enfrentados pelo<br>professorado de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Trata-se de<br>um recorte de uma pesquisa mais ampla em que utilizamos referenciais<br>teóricos que contribuem com a construção de noções dos fenômenos.<br>A pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e corpus<br>de 6 entrevistas com docentes examinadas com base na Análise<br>de Conteúdo. Os fenômenos estão vinculados de forma rizomática,<br>coexistente e produzem movimentos na interação individual-coletiva<br>de morfologias para resistir-conviver-transformar.</p> 2025-05-01T22:33:51+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27316 PRÁTICAS ESPORTIVAS E CIVILIDADE JUVENIL 2025-05-02T13:54:18+00:00 Elias Krüger Albrecht eliask.albrecht@gmail.com Patrícia Weiduschadt prweidus@gmail.com <p>O artigo discute o impacto do estímulo à prática esportiva, na<br>integração social, como criador de estereótipos, padronizações, e<br>controle das emoções, em ideário higienista, atrelado à discussão<br>de patologia social de Axell Honneth. As análises basearam-se em<br>textos da revista “O Jovem Luterano”, focando em publicações que<br>reverberavam as práticas sociais e esportivas masculinas e femininas,<br>no período de 1940 a 1970. Tais sociabilidades de entretenimento<br>foram usadas para o controle das emoções e pulsões. Além da análise<br>documental dos conteúdos da revista juvenil, foram mobilizadas cinco<br>entrevistas com leitores do periódico, com aporte da História Oral. Os<br>resultados revelaram que a prática esportiva tentava regular e moldar o<br>comportamento do jovem luterano ofertando formas de sociabilidades<br>controladas e ascéticas, sublimando e controlando as emoções, por<br>meio de esportes no espaço da igreja e pela divisão de gênero dos<br>papéis sociais dos jovens.</p> 2025-05-02T13:54:14+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27980 AUTOIMUNIDADE COMO PATOLOGIA SOCIAL DOCENTE NO ENSINO EM SAÚDE E SUA INTERFACE COM A AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA 2025-05-02T14:14:02+00:00 Otávio Pereira D'Avila otaviopereiradavila@gmail.com Eduardo Dickie de Castilhos eduardo.dickie@gmail.com Mauro Cardoso Ribeiro mauro.cardoso1@gmail.com <p>A autoimunidade é uma patologia social que descreve o fechamento<br>da sociedade e do indivíduo em um limite de autoproteção contra<br>elementos estranhos. No contexto da educação em saúde, esse<br>fenômeno se manifesta quando o docente se encerra em seu domínio<br>de conhecimento, rejeitando a inovação, o que prejudica a si e ao<br>processo de aprendizagem. Essa postura, baseada erroneamente<br>na autonomia didático-científica, fragiliza a formação profissional.<br>Situações como essa exigem uma reflexão sobre este comportamento<br>compatível com a autoimunidade enquanto patologia social. A autonomia<br>didático-científica deve ser usada com sensatez e as instituições<br>têm a responsabilidade de observar e corrigir comportamentos que<br>prejudicam o bom desenvolvimento de um projeto pedagógico de<br>curso e criar mecanismos que resgatem o docente, levando-o a fazer<br>contribuição coletiva em prol do estudante.</p> 2025-05-02T14:14:01+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/28404 PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO 2025-05-02T14:20:55+00:00 Richele Timm dos Passos da Silva richelertps@gmail.com <p class="western" align="justify">Este trabalho discute, a partir da Teoria Crítica e da Filosofia Social<br>de Axel Honneth, a questão das patologias sociais como decorrentes<br>do uso deformado da razão. Aborda os conceitos honnethianos<br>de modo transversal às questões sociais e educacionais. Propõe<br>refletir a formação docente com base na teoria de Honneth sobre<br>patologias sociais e ainda traz as patologias socioeducacionais como<br>uma possibilidade conceitual a ser considerada como decorrentes<br>de formações educacionais e pedagógicas oriundas de modelos de<br>racionalidades unilaterais, monoculturais e instrumentalizadoras.<br>Deste modo, discute a formação docente buscando apontar como<br>os modelos de racionalidade vigentes nas instituições de ensino<br>superior contribuem para a reprodução de patologias sociais. O<br>trabalho contribui para o campo da educação e a formação docente<br>ao apresentar o conceito de ‘patologias socioeducacionais’ e ao propor<br>uma reestruturação dos modelos universitários a partir de uma nova<br>concepção de racionalidade, mais ética e política.</p> 2025-05-02T14:20:52+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29130 O CAPACITISMO EM RELAÇÃO À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DAS PATOLOGIAS SOCIAIS 2025-05-02T19:26:21+00:00 Síglia Pimentel Höher Camargo siglia.camargo@ufpel.edu.br Júlia Victoria Casalinho Pereira juliacasalinho@gmail.com Adriana Araújo Pereira Borges adrianaapb@ufmg.br Maria Paula Mello mellom@stjohns.edu <p>Estudantes com deficiência são frequentemente desacreditados em<br>suas habilidades para aprender. Capacitismo tem sido a nomenclatura<br>atualmente utilizada para se referir a este tipo de preconceito em relação<br>à capacidade dos estudantes com deficiência de serem bem-sucedidos<br>no contexto escolar inclusivo e serem parte integrante da sociedade.<br>Este estudo pretende refletir sobre o capacitismo como uma patologia<br>socialmente construída, influenciada a partir da forma como pessoas<br>com deficiência são vistas em diferentes configurações sociais ao<br>longo da história. O capacitismo contemporâneo é examinado a partir<br>das ideias de Axel Honneth que compreende as crenças equivocadas e<br>formas de desrespeito a que certos indivíduos ou grupos sociais estão<br>submetidos como patologias que geram sofrimento e impedem a sua<br>qualidade de vida. Possibilidades de enfrentamento do capacitismo na<br>escola são debatidos.</p> 2025-05-02T14:33:14+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27835 PATOLOGIAS SOCIAIS 2025-05-02T14:37:51+00:00 Sandro Faccin Bortolazzo sandro.bortolazzo@ufpel.edu.br <p>O presente texto resenha a obra “As Patologias Sociais da Civilização Contemporânea”, que explora a emergência de doenças psíquicas associadas às transformações socioeconômicas, políticas e culturais das sociedades contemporâneas. Organizada por Kieran Keohane e Anders Petersen, a coletânea adota uma abordagem multidisciplinar, examinando como condições a exemplo da depressão e do estresse podem ser compreendidas como reflexos de um sistema social adoecido. Ao longo de 11 capítulos, os autores investigam a interrelação entre sofrimento psíquico e patologias sociais, argumentando que a medicalização e as mudanças normativas contribuem para a proliferação de transtornos.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Patologias Sociais; Medicalização; Sofrimento Psíquico.</p> 2025-05-02T14:37:50+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29131 ENTREVISTA 2025-05-02T14:48:50+00:00 Síglia Pimentel Höher Camargo siglia.camargo@ufpel.edu.br Richéle Timm dos Passos da Silva richelertps@ufpel.edu.br Dilnéia Rochana Tavares do Couto dilneia.couto@ueap.edu.br <p>A entrevista para o Dossiê intitulado: Patologias Sociais e interfaces com a Educação traz como centro as ideias postuladas no livro “Ética profissional dos professores” (2010), do Prof. Dr. Emílio Martínez Navarro, e suas relações com práticas docentes mais cuidadosas com o outro e consigo mesmo. O grupo do Observatório das Patologias Sociais da Universidade Federal de Pelotas (Capes Print/UFPEL) tem dedicado parte de seus estudos a compreender como a ética, seu conceito e prática na obra do Dr. Navarro pode ser um elemento social essencial que se transforma com a sociedade ao longo do tempo e pode contribuir para minimizar patologias socialmente produzidas.</p> 2025-05-02T14:48:50+00:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação