Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc <p>A revista&nbsp;<strong><em>Cadernos de Educação </em></strong>é uma publicação eletrônica, em fluxo contínuo, da FAculdade de Educação (FAE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).&nbsp;Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas no campo educacional, &nbsp;além de resenhas, relatos de experiências, &nbsp;entrevistas e dossiês.</p> <p><strong>Qualis:</strong> A2</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN:</strong> 2178-079X</span></p> pt-BR revista.ce@ufpel.edu.br (Equipe Editorial) revista.ce@ufpel.edu.br (Equipe Editorial) sex, 05 jan 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A NOVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE DO CAPITAL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25940 <p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Este artigo objetiva demonstrar o vínculo da proposta de formação dos futuros professores da Educação Básica pública contida na Reforma do Ensino Médio ora em vigor no Brasil com os interesses do grande capital transnacional, no período histórico de consolidação do neoliberalismo e da financeirização da economia. Empregamos o materialismo histórico e dialético como princípio investigativo e a pesquisa </span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">documental, efetivada via legislações-chave (Resolução CNE/CP nº 2/2019; Lei nº 13.415/2017 etc.), como fundamento metodológico. Constatamos a precarização laboral, a proletarização e a desprofissionalização iminentes<span style="color: black;"> da atividade docente no Brasil.</span></span></p> Mauricio de Oliveira Paula, Patric Anderson Gomes da Silva, Kátia Regina Rodrigues Lima Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25940 sex, 05 jan 2024 14:21:55 +0000 LASSI https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26121 <p>O estudo teve como objetivo conhecer as estratégias de estudo e aprendizagem de estudantes universitários e examinar a relação dessas estratégias com variáveis sociodemográficas e da vida acadêmica dos participantes. Participaram 121 estudantes de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram que os estudantes utilizam estratégias diversas de estudo e aprendizagem. Diferenças significativas emergiram em função da idade, do semestre, da autopercepção sobre o desempenho e da intenção de continuar o curso, indicando a necessidade de que essas variáveis sejam consideradas no delineamento de programas de intervenção.</p> Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Evely Boruchovitch , Natália Moraes Góes Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26121 sex, 26 jan 2024 16:46:06 +0000 CULTURA E IDENTIDADE https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24319 <p class="Resumocorpo">O objetivo central foi discorrer sobre os conceitos de cultura e de identidade desenvolvidos por Hall (2014) e Rocha e Tosta (2009) para a compreensão dos desafios do processo educativo amazônico. Em uma perspectiva antropológico-educacional, que relacionou a educação amazônicas e seus desafios com as abordagens de Weigel (1995, 2000), Geertz (1989, 2001), Silva (1989) e Canclini (2008). A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura. Os resultados evidenciam a necessidade de um novo olhar sobre esse processo histórico frente à educação, viabilizando a ressignificação dos símbolos construídos socialmente e politicamente na região.</p> Arycia Giseli de Melo Sousa, Hellen Cristina Picanço Simas, Fabrício Valentim da Silva Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24319 sex, 26 jan 2024 16:53:38 +0000 A DINAMICIEDADE DA APRENDIZAGEM DA (RE)ESCRITA ORTOGRÁFICA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26122 <p>O objetivo deste estudo é identificar, categorizar e analisar indícios concernentes à aprendizagem da (re)escrita ortográfica. Para tanto, foi investigado um <em>corpus</em>, composto por produções textuais de alunos do 7º ano de uma escola privada de Belo Horizonte (Minas Gerais), na perspectiva metodológica da abordagem qualitativa (PAIVA, 2019). Tendo como fundamentação teórica a Integração de Múltiplos Padrões (TREIMAN; KESSLER, 2014), os resultados permitiram mostrar e sistematizar a dinamicidade inerente à aprendizagem da (re)escrita ortográfica, processo permeado por (re)formulações de hipóteses, erros, acertos, entre outros processos.</p> Marcelo de Castro Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26122 sex, 26 jan 2024 17:08:05 +0000 POR QUE CONTAR HISTÓRIAS? https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26123 <p>Neste estudo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, buscou-se refletir sobre os elementos que caracterizam a atividade criadora de contar histórias para compreender as especificidades do funcionamento imaginativo na idade pré-escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de oficinas de contação de histórias e análise microgenética, com uma criança de 05 anos. Os resultados revelaram: 1. a articulação entre recursos linguísticos e expressivos na criação e; 2. a interrelação entre o brincar e o narrar na atividade de contar história. A conclusão indica que contar histórias potencializa os processos criadores infantis.</p> Hallana Fernandes de Almeida Pacheco, Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, Daniele Nunes Henrique Silva Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26123 sex, 26 jan 2024 17:22:51 +0000 O SER HOMEM NA FORMAÇÃO E NA PROFISSÃO DOCENTE https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23454 <p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O objetivo deste trabalho foi compreender construções de gênero que reverberam na escassez masculina na formação e na atuação docente junto a crianças na atualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e com quatro estudantes de Licenciatura em Pedagogia. Após a análise de conteúdo, chegou-se a quatro categorias: escolha profissional, docência como dom, formação docente e as principais dificuldades dos docentes homens na educação. Percebeu-se que a profissão ainda é atravessada por fortes estereótipos de gênero. </span></p> Marcos Daniel Pereira Rodrigues, Cândida Beatriz Alves Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23454 qua, 31 jan 2024 14:39:01 +0000