Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc <p>A revista&nbsp;<strong><em>Cadernos de Educação </em></strong>é uma publicação eletrônica, em fluxo contínuo, da <a href="https://wp.ufpel.edu.br/fae/">Faculdade de Educação (FAE)</a> e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas no campo educacional, &nbsp;além de resenhas, relatos de experiências, &nbsp;entrevistas e dossiês.</p> <p><strong>Qualis:</strong> A2</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN:</strong> 2178-079X</span></p> pt-BR revista.ce@ufpel.edu.br (Equipe Editorial) revista.ce@ufpel.edu.br (Equipe Editorial) sex, 05 jan 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A NOVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE DO CAPITAL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25940 <p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Este artigo objetiva demonstrar o vínculo da proposta de formação dos futuros professores da Educação Básica pública contida na Reforma do Ensino Médio ora em vigor no Brasil com os interesses do grande capital transnacional, no período histórico de consolidação do neoliberalismo e da financeirização da economia. Empregamos o materialismo histórico e dialético como princípio investigativo e a pesquisa </span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">documental, efetivada via legislações-chave (Resolução CNE/CP nº 2/2019; Lei nº 13.415/2017 etc.), como fundamento metodológico. Constatamos a precarização laboral, a proletarização e a desprofissionalização iminentes<span style="color: black;"> da atividade docente no Brasil.</span></span></p> Mauricio de Oliveira Paula, Patric Anderson Gomes da Silva, Kátia Regina Rodrigues Lima Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25940 sex, 05 jan 2024 14:21:55 +0000 LASSI https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26121 <p>O estudo teve como objetivo conhecer as estratégias de estudo e aprendizagem de estudantes universitários e examinar a relação dessas estratégias com variáveis sociodemográficas e da vida acadêmica dos participantes. Participaram 121 estudantes de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram que os estudantes utilizam estratégias diversas de estudo e aprendizagem. Diferenças significativas emergiram em função da idade, do semestre, da autopercepção sobre o desempenho e da intenção de continuar o curso, indicando a necessidade de que essas variáveis sejam consideradas no delineamento de programas de intervenção.</p> Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Evely Boruchovitch , Natália Moraes Góes Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26121 sex, 26 jan 2024 16:46:06 +0000 CULTURA E IDENTIDADE https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24319 <p class="Resumocorpo">O objetivo central foi discorrer sobre os conceitos de cultura e de identidade desenvolvidos por Hall (2014) e Rocha e Tosta (2009) para a compreensão dos desafios do processo educativo amazônico. Em uma perspectiva antropológico-educacional, que relacionou a educação amazônicas e seus desafios com as abordagens de Weigel (1995, 2000), Geertz (1989, 2001), Silva (1989) e Canclini (2008). A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de literatura. Os resultados evidenciam a necessidade de um novo olhar sobre esse processo histórico frente à educação, viabilizando a ressignificação dos símbolos construídos socialmente e politicamente na região.</p> Arycia Giseli de Melo Sousa, Hellen Cristina Picanço Simas, Fabrício Valentim da Silva Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24319 sex, 26 jan 2024 16:53:38 +0000 A DINAMICIEDADE DA APRENDIZAGEM DA (RE)ESCRITA ORTOGRÁFICA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26122 <p>O objetivo deste estudo é identificar, categorizar e analisar indícios concernentes à aprendizagem da (re)escrita ortográfica. Para tanto, foi investigado um <em>corpus</em>, composto por produções textuais de alunos do 7º ano de uma escola privada de Belo Horizonte (Minas Gerais), na perspectiva metodológica da abordagem qualitativa (PAIVA, 2019). Tendo como fundamentação teórica a Integração de Múltiplos Padrões (TREIMAN; KESSLER, 2014), os resultados permitiram mostrar e sistematizar a dinamicidade inerente à aprendizagem da (re)escrita ortográfica, processo permeado por (re)formulações de hipóteses, erros, acertos, entre outros processos.</p> Marcelo de Castro Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26122 sex, 26 jan 2024 17:08:05 +0000 POR QUE CONTAR HISTÓRIAS? https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26123 <p>Neste estudo, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, buscou-se refletir sobre os elementos que caracterizam a atividade criadora de contar histórias para compreender as especificidades do funcionamento imaginativo na idade pré-escolar. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de oficinas de contação de histórias e análise microgenética, com uma criança de 05 anos. Os resultados revelaram: 1. a articulação entre recursos linguísticos e expressivos na criação e; 2. a interrelação entre o brincar e o narrar na atividade de contar história. A conclusão indica que contar histórias potencializa os processos criadores infantis.</p> Hallana Fernandes de Almeida Pacheco, Marina Teixeira Mendes de Souza Costa, Daniele Nunes Henrique Silva Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26123 sex, 26 jan 2024 17:22:51 +0000 O SER HOMEM NA FORMAÇÃO E NA PROFISSÃO DOCENTE https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23454 <p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">O objetivo deste trabalho foi compreender construções de gênero que reverberam na escassez masculina na formação e na atuação docente junto a crianças na atualidade. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e com quatro estudantes de Licenciatura em Pedagogia. Após a análise de conteúdo, chegou-se a quatro categorias: escolha profissional, docência como dom, formação docente e as principais dificuldades dos docentes homens na educação. Percebeu-se que a profissão ainda é atravessada por fortes estereótipos de gênero. </span></p> Marcos Daniel Pereira Rodrigues, Cândida Beatriz Alves Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23454 qua, 31 jan 2024 14:39:01 +0000 CONHECIMENTO SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E INDISCIPLINA ESCOLAR https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23617 <p class="Resumocorpo">Este artigo é fruto de uma pesquisa que empregou a Mediação de Conflitos (MdeC) como estratégia de enfrentamento à indisciplina em uma escola estadual de Porto Velho, Rondônia. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, com a participação de estudantes de uma turma de 7º Ano do Ensino Fundamental, docentes da escola e uma supervisora, no período de agosto a novembro de 2019. A análise textual discursiva dos dados revelou que o conhecimento desses atores escolares sobre MdeC contribuiu para a redução de conflitos e para o arrefecimento da indisciplina entre estudantes, ora de uma “turma problema” da escola.</p> <p>&nbsp;</p> Franciane de Oliveira Pinho, Rafael Fonseca de Castro, Elisabete Guedes Pinto da Costa Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23617 sex, 01 mar 2024 00:00:00 +0000 A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25249 <p>Este artigo tem a intenção de provocar um diálogo entre os métodos do espaço biográfico e alguns conceitos e teorias de Certeau, no que se refere ao estudo da construção da identidade docente no cotidiano de suas práticas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e, como resultados, apontamos que a identidade docente é produzida em uma história, pois os processos de formação são fontes para a produção de uma narrativa no presente, a qual, ao ser revisitada, contribui para uma ação transformadora e reflexiva. Concluímos que esse diálogo contribui para compreender a construção da identidade docente e as condições de reflexão e transformação de suas práticas.</p> Julio Cesar Floriano dos Santos, Raquel Quintina Pereira Bard , sandra Novais Sousa Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25249 qui, 11 abr 2024 13:03:22 +0000 CARTOGRAFIA DA ESCOLA DA FRONTEIRA E NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS DA EJA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25235 <p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">Este artigo analisa os resultados da pesquisa cartográfica realizada no Mestrado em Educação. O método é a cartografia e tem como território uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da periferia da cidade de Teresina-PI. Objetiva mapear saberes, problemas e formas de resistência das mulheres negras da EJA, a partir de suas narrativas, usando a técnica de produção de dados “Bonecas que falam”. Com base teórica em Gonzalez (2020), Arroyo (2017) Collins e Bilge (2021) e Candau (2013), o estudo revelou que as participantes são portadoras de saberes e cotidianamente desenvolvem resistências, sendo a EJA um lugar de acolhimento, de sonhos e de fuga das suas opressões.</span></p> Maria Naira de Carvalho, Maria do Socorro Borges da Silva Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25235 qui, 11 abr 2024 13:41:35 +0000 ARTE E DIÁLOGO DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25208 <p>O texto apresenta duas experiências pedagógicas que buscam abordar o ensino de artes visuais a partir de uma perspectiva decolonial e inclusiva. Enfatiza a importância de desestabilizar as normas eurocêntricas por meio da arte, promovendo a reflexão crítica sobre o racismo e a representatividade identitária. Também destaca a necessidade de formação de professores que possam abordar questões decoloniais e incluir perspectivas não hegemônicas em suas práticas pedagógicas. &nbsp;</p> Marcelino Euzebio Rodrigues Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25208 qui, 11 abr 2024 13:54:33 +0000 "PRA MIM PARECE QUE SEMPRE FOI DIFÍCIL O QUE É TÃO SIMPLES PROS OUTROS" https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25184 <p>O objetivo deste estudo é suscitar um olhar sobre os aspectos educacionais das pessoas em situação de rua, problematizando os modelos de ensino vigentes e práticas escolares possíveis. É uma pesquisa exploratória-descritiva de metodologia mista realizada em Novo Hamburgo/RS. Participaram deste estudo 170 pessoas, sendo 147 homens e 23 mulheres. Os dados formam submetidos a análise temática e estatística simples. Os resultados apontaram baixa escolaridade e trajetórias de exclusão educacional anterior à ida às ruas. São necessárias políticas educacionais que considerem as particularidades e a garantia integral de direitos dessa população.</p> Suane Silva Pinheiro, Eduardo Souza Passini, Carmem Regina Giongo, Scarleth Nardes, Raquel Meyer Fagundes Backes, Marina Fritz Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25184 qui, 11 abr 2024 14:12:04 +0000 DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM INTERFACE COM A CIBERCULTURA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25708 <p>Exploramos no texto em tela os princípios da didática no ensino superior, em diálogo com a cibercultura, na ambiência cotidiana de uma universidade federal do interior fluminense no sentido de sinalizar possibilidades de ensino-aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais no ciberespaço. O fundamento teórico-metodológico se assenta na pesquisa-formação para entender as narrativas discentes textualizadas nos diários digitais de formação. Apreende-se possíveis brechas autorais conjugando o conhecimento pedagógico e experiencial à concepção de aprendizagem em rede como enfrentamento às interferências no ensino sob a ótica da racionalidade técnica.</p> Sandro Tiago da Silva Figueira, Helena Amaral da Fontoura Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25708 qua, 17 abr 2024 13:35:24 +0000 ENTRE LÍNGUAS, CULTURAS E DIFERENÇAS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25936 <p>Este artigo tem como objetivo apresentar as atividades de dois projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que buscam fomentar políticas de permanência para estudantes indígenas, o <em>Tecendo Diálogos Interculturais</em> e o <em>Práticas de Leitura e Escrita: o Português como L2 de Acadêmicos Indígenas</em>. Para isso, são destacadas as vivências dos acadêmicos indígenas nos projetos, bem como suas vozes, suas perspectivas sobre a presença indígena na universidade. Os resultados afirmam a necessidade urgente de políticas às populações indígenas no Ensino Superior como um direito desses povos.</p> Jeiviane Justiniano da Silva, Célia Aparecida Bettiol Copyright (c) 2024 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25936 qua, 24 abr 2024 13:51:09 +0000