Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc <p>A revista&nbsp;<strong>Cadernos de Educação </strong>é uma publicação eletrônica, em fluxo contínuo, da <a href="https://wp.ufpel.edu.br/fae/">Faculdade de Educação (FAE)</a> e do <a href="https://wp.ufpel.edu.br/ppge/">Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)</a> da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas no campo educacional, &nbsp;além de resenhas, entrevistas e dossiês.<br><strong>Qualis:</strong> A2<br><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN:</strong> 2178-079X</span></p> pt-BR revista.ce@ufpel.edu.br (Equipe Editorial) revista.ce@ufpel.edu.br (Equipe Editorial) qui, 24 abr 2025 18:54:28 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Documentação Pedagógica e Mini-Histórias na Educação Infantil: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25313 <p>O trabalho apresentado tem por objetivo narrar a experiência de ação formativa e educativa, no que tange ao ensino, à pesquisa e à extensão coordenadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), dando ênfase aos desdobramentos da formação continuada de professores em contexto envolvendo a apropriação e a utilidade da documentação pedagógica e das mini-histórias para a prática educativa cotidiana da educação infantil. Como resultados, observamos que tais instrumentos consolidaram-se na dinâmica educativa como registro e forma de avaliar visibilizando as aprendizagens infantis para a família e a comunidade escolar.</p> Nájela Tavares Ujiie, Marlei Mitura, Míriam de Fátima Roza Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25313 ter, 21 out 2025 17:13:00 +0000 O debate curricular no contexto da Educação Infantil https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25267 <p>O presente artigo tem como objetivo compreender como as questões sobre o currículo da Educação Infantil têm sido abordadas nas publicações das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), no recorte temporal de 2009 a 2021. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, de caráter exploratório e de cunho qualitativo. Foi realizado um levantamento dos trabalhos, resultando em 29 artigos selecionados para análise, por meio das categorias: especificidade da Educação Infantil; culturas infantis; passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental; formação docente; e BNCC. Foi possível identificar nas ausências constatadas as possibilidades para futuras pesquisas.<br>Palavras-chave: currículo; Educação Infantil; ANPED.</p> Kênia Kristina Furtado, Anésia Maria Martins Furtado, Sara Duarte Souto-Maior, Alba Regina Battisti de Souza Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25267 seg, 20 out 2025 00:00:00 +0000 DO PAPEL DA LITERATURA E DAS ARTES NA EDUCAÇÃO LIBERTADORA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26061 <p>Mais do que defender a permanência da Literatura e da Arte no currículo da educação básica, este artigo tem como objetivo discutir a relevância de uma educação literária de caráter emancipatório, a partir de Jacotot, libertador, a partir de Freire, e revolucionário, a partir de Boal, sobretudo, para jovens do Ensino Médio em escolas públicas no Brasil. Por meio de uma abordagem fundamentada em pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa, quer este estudo revisitar conceitos centrais que sustentam a ideia de educação humanista, prevista inclusive nas leis, diretrizes e nos demais documentos oficiais nacionais. O estudo propõe o teatro como método de educação literária em que o conhecimento humanista passe, necessariamente, pela partilha democrática do sensível, conforme argumenta Rancière, uma vez que esse conhecimento é a chave para possibilitar aos jovens o exercício do protagonismo juvenil. Tal propósito se deve, no fim das contas, ao cumprimento da disposição descrita na principal diretriz escolar, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de que a educação seja pautada por princípios éticos, políticos e, ressaltemos, estéticos, valorizando assim uma formação capaz de estabelecer os pilares de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.</p> José Luiz Possato Junior Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26061 seg, 20 out 2025 00:00:00 +0000 Exposições de Trabalhos na Escola Parque de Brasília nas colunas da jornalista Yvonne Jean (1962-1966) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25154 <p>O artigo tem por objetivo investigar as Exposições de Trabalhos da Escola Parque de Brasília, conforme veiculadas nas colunas da jornalista Yvonne Jean, no jornal Correio Braziliense, entre os anos de 1962 e 1966. Em termos metodológicos, consultaram-se as edições do jornal Correio Braziliense disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Após um percurso historiográfico sobre a concepção e funcionamento da Escola Parque de Brasília, as conclusões apontam as Exposições de Trabalhos como um momento privilegiado de visibilidade daquela escola, da sua cultura escolar e de suas práticas educativas, guiadas pelas diretrizes da pedagogia da Escola Nova, propugnadas por seu criador, o educador Anísio Teixeira.</p> Juarez José Tuchinski dos Anjos Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25154 dom, 19 out 2025 00:00:00 +0000 “Isso foi a gota d’água, agora estão querendo roubar o nosso futuro” https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26198 <p class="Resumocorpo" style="margin-right: 4.0cm;">Neste artigo busca-se compreender o que os/as estudantes de Ensino Médio que participaram das ocupações no ano de 2016 relataram sobre os motivos que os/as levaram a ocupar as escolas, identificando as razões relacionadas à Violência Curricular por eles/elas vivenciadas no Ensino Médio. Metodologicamente, resulta de pesquisa qualitativa que teve como base a realização e análise de 12 entrevistas com ex-estudantes que participaram das ocupações em escolas públicas de nove estados brasileiros. À luz de categorias freireanas de análise, considera-se que as ocupações secundaristas também resultaram de anos de Violência Curricular sofrida pelos/as jovens na última etapa da educação básica.</p> Falconiere Leone Bezerra de Oliveira, Éder da Silva Silveira Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26198 sáb, 18 out 2025 00:00:00 +0000 PESQUISAS SOBRE IMPRESSOS ESTUDANTIS NO BRASIL (2003-2022) https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26840 <p>O objetivo do presente texto é identificar as dissertações e teses, no âmbito da História da Educação, que utilizam como objeto e/ou fonte de pesquisa os impressos estudantis. Para atingir tal intento, realizamos um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de cinco descritores, a saber: “jornal escolar”, “impresso escolar”, “imprensa escolar”, “jornal estudantil” e “impresso estudantil”. Dentre os mais de 100 trabalhos localizados inicialmente, 26 atenderam aos critérios estabelecidos. O “estado do conhecimento” mostra que os impressos estudantis têm galgado espaço na área de História da Educação, ainda distante de se consolidar como uma fonte e/ou objeto deveras estudado e problematizado.</p> João Paulo Gama Oliveira, Luana de Jesus Santos, Marília Marques Cruz Silva Accioly Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26840 sáb, 18 out 2025 00:00:00 +0000 O componente curricular “projeto de vida” como expressão da hegemonia dominante no novo ensino médio https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26096 <p>Sob a luz da dialética materialista histórica, este texto tem por objetivos apresentar uma análise a respeito do componente curricular denominado “Projeto de Vida”, identificar temáticas, concepções e métodos que orientam os livros didáticos e apontar como a hegemonia dominante se faz presente na organização do Novo Ensino Médio. A investigação realizada indica que o componente curricular contribui para a ausência de pensamento crítico a respeito do planejamento futuro ou escolha de uma carreira; padroniza interesses; e estimula a competitividade e o individualismo, colocando a educação a serviço da hegemonia capitalista.</p> Simone de Fátima Flach, Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26096 sex, 17 out 2025 00:00:00 +0000 A imprescindibilidade da Educação Infantil em face a Racionalidade Neoliberal: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27175 <p>Neste ensaio, argumenta-se que as discussões acerca da participação infantil e as críticas aos modelos pedagógicos adultocêntricos, quando não fundamentadas em um pressuposto antropológico, tornam-se estratégias de constituição do neosujeito coerente com a racionalidade neoliberal. Realiza-se uma crítica ao projeto antropológico contemporâneo, em que se prioriza o hedonismo, o indivíduo solipsista e autorreferencial. Por fim, defende-se que as instituições de Educação Infantil são imprescindíveis na formação de subjetividades contra-hegemônicas necessárias para a manutenção da coesão social.</p> Mateus Lorenzon, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Luiz Marcelo Darroz Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27175 sáb, 04 out 2025 00:00:00 +0000 A docência sensível mobilizada pelo currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRGS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25178 <p>O artigo apresenta resultados de uma investigação que examinou modos de ser docente produzidos pelo currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ao gestar currículos menores nas salas de aula de suas egressas. A sustentação teórica encontra-se nos conceitos de educação maior e educação menor de Gallo (2002). O material empírico consiste em narrativas de egressas produzidas por meio de grupos focais. A análise mostrou que o currículo do curso mobiliza práticas pedagógicas marcadas pelo afeto e sensibilidade às diferenças, ao mesmo tempo em que gera um esmaecimento da docência.</p> Juliana Vargas de Freitas, Fernanda Wanderer Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25178 sex, 03 out 2025 00:00:00 +0000 Integrar ou diversificar? https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27712 <p align="justify">Em 2012, a Comissão Especial destinada a promover estudos e proposições para a reformulação do ensino médio (CEENSI) foi formada na Câmara dos Deputados, visando discutir alternativas de organização para o ensino médio que contemplassem as necessidades dos jovens no Brasil, além de superar problemas como evasão escolar, baixa atratividade dessa etapa de ensino, defasagem idade-série, entre outros. Uma das consequências dessa Comissão, que contou com a participação de políticos, empresários e comunidade acadêmica, foi a apresentação do Projeto de Lei nº 6.840/2013 pelo deputado Reginaldo Lopes, do Partido dos Trabalhadores (PT). Deste projeto, cujo objetivo era alterar alguns pontos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 (Lei nº 9.394/1996), permaneceram alguns aspectos na Lei nº 13.415, de 2017, que instituiu o Novo Ensino Médio (NEM), como a opção por itinerários formativos e a própria reorganização do currículo em áreas como linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. O objetivo deste artigo é compreender os movimentos recentes de reforma do ensino médio no Brasil, iniciada pela criação da CEENSI, até a Lei nº 13.415/2017, por meio de um mapeamento bibliográfico sobre o tema e da análise exploratória e codificação dos documentos elaborados no âmbito dessa Comissão. Nesse cenário de debates em torno do ensino médio, destacam-se a retomada da dualidade educacional entre a formação regular e o ensino profissional e as disputas envolvendo o currículo dessa etapa de ensino a partir da proposta de um “currículo flexível” no contexto do NEM.</p> Tarcila Soares Formiga, Raquel Guilherme de Lima Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27712 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 As políticas educacionais inclusivas na perspectiva colaborativa https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27274 <p>Este artigo investiga como as práticas colaborativas para a inclusão são normatizadas pelas políticas e programas educacionais brasileiros. Para tanto, adotou uma abordagem qualitativa, de bases documental e bibliográfica, com o objetivo de movimentar o conceito de práticas colaborativas na inclusão escolar, a partir da articulação entre os profissionais de apoio e os professores de classe comum. As conclusões mostram, nas políticas educacionais brasileiras, uma ênfase na colaboração, que normatiza a atuação da Educação Especial na escola comum e articula parcerias entre os professores, para a escolarização dos alunos Público Alvo da Educação Especial.</p> Rosimary Gonçaves, Patrícia Graff Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27274 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Formação inicial docente sob o olhar da cidadania democrática de Martha Nussbaum https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26068 <p>O artigo discute os prejuízos da educação como negócio e o consequente reducionismo da formação docente à profissionalização técnica e especializada em detrimento das humanidades. Para tanto, traz apontamentos sobre a centralidade da educação para a formação integral dos indivíduos em contraponto aos efeitos perversos de variadas violências que marcam a trajetória educativa de estudantes e atrelam-se à formação de professoras(es). Por meio da abordagem teórico-hermenêutica, apresenta e propõe a noção de cidadania democrática de Martha Nussbaum (2005) considerando as três dimensões propostas pela autora – pensamento crítico, cidadania universal e imaginação narrativa – como alternativa para pensar a educação para a dignidade humana e avalia suas possíveis implicações para a formação inicial de professoras(es). Por fim, recomenda o equilíbrio entre a formação especializada e humanística para (as)os docentes e aponta a noção de cidadania democrática de Nussbaum como possibilidade para recuperar as humanidades e alcançar uma educação voltada para a dignidade humana e a formação integral.</p> Lorrany Martins de Almeida, Éllen Daiane Cintra, Catia Piccolo Viero Devechi Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26068 seg, 29 set 2025 00:00:00 +0000 Concepções de saberes e práticas de ensino dos professores orientadores de estágio https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27865 <p>Este estudo tem como objetivo compreender as concepções de saberes docentes e práticas de ensino entre professores orientadores de estágio. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem qualitativa. Participaram cinco professores orientadores de estágio de dois cursos de licenciatura em Educação Física, vinculados a universidades públicas do Estado do Ceará. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas narrativas, focadas nas percepções dos saberes e das práticas de ensino. Os dados obtidos foram transcritos, organizados e analisados através do método hermenêutico-dialético de Minayo, dividido em três etapas: a) ordenação dos dados; b) classificação dos dados; e c) análise final. O referencial teórico baseou-se, entre outros, nas obras de Franco, Ghedin, Oliveira e Almeida, Pimenta e Lima e Tardif. A pesquisa foi aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) das duas universidades participantes. Os resultados indicam que as concepções de saberes docentes dos professores entrevistados vão além do domínio do conteúdo específico, englobando também atitudes, valores e normas. Ademais, os professores demonstraram uma preocupação em entender as "práticas de ensino" como uma articulação entre teoria e prática, ao invés de uma atividade meramente técnica e descontextualizada. O Estágio Curricular Supervisionado é, portanto, destacado pelos sujeitos da pesquisa como um espaço crucial para a produção de conhecimentos essenciais ao exercício da docência.</p> Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Messias Holanda Dieb Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27865 qua, 17 set 2025 00:00:00 +0000 Benefícios da interdisciplinaridade na formação de professores de Licenciatura em Física: uma percepção dos discentes https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27007 <p>Este estudo avaliou a percepção dos estudantes de um curso de Licenciatura em Física sobre os benefícios da interdisciplinaridade para a sua formação. Foi realizada uma sequência didática interdisciplinar e aplicado um questionário. A frequência relativa das respostas foi determinada e foram plotados gráficos para melhor interpretação dos resultados. Observou-se que os licenciandos possuem clara percepção da importância da interdisciplinaridade em sua formação e futura atuação docente. Para estes, assumir uma prática pedagógica pautada em ações interdisciplinares favorece o aprendizado e desperta o interesse do estudante.</p> Luana dos Santos Ferreira, Elisângela Silva Pinto, Margaly Aparecida de Aguiar Vita, Wendel Coura-Vital, Januária Fonseca Matos Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27007 qua, 17 set 2025 00:00:00 +0000 A literatura infantil e juvenil e os letramentos literários na formação de professores em uma universidade pública federal https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26839 <p>Este artigo tem como tema a investigação sobre o espaço destinado à Literatura Infantil e Juvenil e aos Letramentos Literários a ela relacionados nos documentos curriculares do curso de Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para tanto, a pesquisa foi desenhada sob a luz do paradigma qualitativo, a partir de uma abordagem documental e em diálogo com a teoria dialógica do discurso. Na análise, foi percebido o espaço reduzido da Literatura Infantil e Juvenil e da discussão sobre os Letramentos Literários nos documentos do curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa da UFRJ.</p> Marcel Alvaro de Amorim Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26839 qua, 17 set 2025 00:00:00 +0000 (EX)INCLUSÃO DE SUJEITOS SURDOS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/10.46848.caduc.vi69.25843 <p><span style="font-weight: 400;">O tema da redação do Enem de 2017 tratou sobre os desafios na formação educacional de surdos. O objetivo deste artigo é analisar os relatos pessoais de candidatos surdos em suas redações no Enem de 2017. Realizamos uma pesquisa documental, tendo como corpus 50 espelhos de redações de candidatos surdos disponibilizadas pelo INEP. Observamos, nesses relatos, a presença de experiências de exclusão vivenciadas e a percepção desses sujeitos acerca das concepções negativas da sociedade sobre a surdez, as quais estão relacionadas à barreira na comunicação que os surdos enfrentam por fazerem parte de uma comunidade linguística minorizada. </span></p> <p><br><br></p> <p>&nbsp;</p> Matheus Coimbra, Francyllayans Karla da Silva Fernandes, Maria da Piedade Resende da Costa, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Lara Ferreira dos Santos Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/10.46848.caduc.vi69.25843 qui, 24 abr 2025 00:00:00 +0000 NEUROCIÊNCIAS E A ATUAÇÃO DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25908 <p>O objetivo desse estudo foi colocar em perspectiva a relação entre as Neurociências e as Ciências da Educação. Para tanto, perscrutamos como o tema tangenciou a formação (inicial e continuada) de três docentes atuantes na Educação Infantil privada, em município sul-mineiro, bem como vislumbramos as conexões entre esses domínios científicos e se tais noções refletiram na organização do trabalho pedagógico e nas práticas de ensino propostas. Em termos de produção de dados, empregaram-se “práticas etnográficas” materializadas num diário de campo e a aplicação de um questionário que abordou aspectos identitários da formação em nível de graduação e pós-graduação e sobre a atuação professoral. No tocante ao método (analítico), usitamos a análise textual discursiva. Em linhas gerais, os resultados evidenciaram que as docentes não apresentavam conhecimentos prévios a respeito da temática que relaciona Neurociências e Educação, revelando a indispensabilidade de acessarem os domínios teóricos dessa área de conhecimento, a fim de aprimorarem o trabalho pedagógico realizado.</p> Tainara Aparecida Garcia do Nascimento, Kleber Tüxen Carneiro, Alessandro Teodoro Bruzi Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25908 qui, 24 abr 2025 00:00:00 +0000 POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HUMANISTA DE CARL ROGERS NO PROCESSO DE ENSINO E APREDIZAGEM ONLINE https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26178 <p><span style="font-weight: 400;">O trabalho tem como objetivo explorar estudos que discutem a utilização da teoria humanista de Carl Rogers na educação e examinar de que maneira essa teoria pode ser integrada ao ambiente educacional </span><em><span style="font-weight: 400;">online</span></em><span style="font-weight: 400;">. Para esta pesquisa, realizou-se uma revisão integrativa de literatura buscando responder ao seguinte questionamento: na perspectiva do ensino </span><em><span style="font-weight: 400;">online</span></em><span style="font-weight: 400;">, de que forma a aplicação da</span> <span style="font-weight: 400;">teoria humanista pode oferecer contribuições relevantes para a eficácia e melhoria do processo educacional? Os dados apontados sugerem que a teoria de Rogers permanece relevante e aplicável à educação moderna e tecnológica.</span></p> Soraia Gadelha Carolino , Claudemir Cosme da Silva, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Carlos Alberto Santos de Almeida Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26178 qui, 24 abr 2025 00:00:00 +0000 INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27459 <p>Este artigo analisa as características de dois programas de indução profissional docente: o Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Brasil, e o projeto LOOP, em Portugal. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo identifica convergências e divergências entre os programas, por meio de seus documentos norteadores. As conclusões destacam a importância da mentoria entre pares e da construção de uma cultura colaborativa para superar desafios enfrentados por professores iniciantes, como o isolamento profissional, a falta de políticas públicas direcionadas a esse grupo e o abandono docente precoce.</p> Bertrand Lima, Reginaldo Carneiro Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27459 qui, 24 abr 2025 00:00:00 +0000 PENSAMENTOS (NEO)LIBERAIS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27620 <p>O artigo analisa a forma pela qual os discursos reformistas sobre a área educacional, veiculados em Pensamentos Liberais, uma série de livros produzida a partir do Fórum da Liberdade de Porto Alegre, evento promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), produzem concepções de educação (neo)liberal no Brasil contemporâneo. Apresenta-se uma tentativa de constituir uma cartografia teórico-filosófica do neoliberalismo brasileiro, com destaque para a importância da Escola Austríaca de economia na constituição do IEE, cujo trabalho é reconhecido pela Atlas Network. Discorre-se sobre dois acontecimentos discursivos emergentes da análise documental do arquivo da pesquisa: Teoria do Capital Humano e modelo de financiamento de voucher educacional. Os resultados indicam que os vouchers intensificam desigualdades, precarizam o trabalho docente e mercantilizam a educação, enquanto a formação de capital humano subordina o ensino à lógica do mercado, promovendo um sujeito neoliberal competitivo e autogerenciado. Conclui-se que o neoliberalismo opera como uma racionalidade que reconfigura não apenas políticas educacionais, mas também subjetividades e relações sociais, promovendo uma lógica de aprimoramento performático e competição incessante, disseminada pelo Estado e por instituições privadas na vida cotidiana.</p> João Abel Pasini Leandro, Viviane Klaus Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27620 qui, 24 abr 2025 00:00:00 +0000 ENSINO REMOTO EMERGENCIAL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25909 <p>Este trabalho investiga em que medida a utilização dos Planos de Estudo Tutorado (PET) de língua portuguesa, disponibilizados pelo governo de Minas Gerais durante a pandemia da COVID-19, trouxe impactos na rotina escolar dos(as) estudantes e da professora de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com objetivo exploratório, utilizando formulários para a geração de dados. Os resultados apontam que a implementação dos PET causou, principalmente, impactos negativos no processo de ensino-aprendizagem, os quais foram percebidos também no período presencial subsequente.</p> Camila Maria Rodrigues de Freitas, Marília de Carvalho Caetano Oliveira Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/25909 qui, 24 abr 2025 00:00:00 +0000 ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29069 <p>Este estudo analisa as percepções de discentes, de diferentes cursos de uma universidade federal brasileira, sobre a WebQuest como recurso multimidiático de apoio à aprendizagem. Trata-se de um estudo do tipo survey, qualitativo, realizado com 457 estudantes. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados com auxílio dos softwares MatLab® e Iramuteq. Os resultados revelam que a WebQuest foi percebida como: elemento que contribuiu para a organização dos processos de ensino e de aprendizagem, facilitadora para a compreensão do conteúdo e uma estratégia relevante para promover experiências positivas de aprendizagem.</p> Alessandra Rodrigues, Cláudia Eliane da Matta Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29069 qui, 24 abr 2025 00:00:00 +0000 APRESENTAÇÃO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29127 <p>Como objetivo principal do grupo de pesquisadores do Observatório Global de Patologias Sociais, originado a partir do Programa CAPES Print/UFPEL, está a discussão das patologias sociais, suas origens e interfaces com as ciências sociais e a saúde, assim como com as áreas da educação e formação docente.&nbsp;A fim de oportunizar a divulgação das ações investigativas, propõe-se o dossiê temático:&nbsp;<em>Patologias Sociais e interfaces com a Educação</em>&nbsp;na Revista&nbsp;<strong>Cadernos de Educação</strong>&nbsp;da Faculdade de educação e do PPGE da UFPEL.&nbsp;Este dossiê é uma das etapas do compromisso em avançar na publicação de resultados de pesquisas que estão sendo realizadas a partir da inter-relação entre as distintas áreas do conhecimento nos níveis nacional e internacional.&nbsp;Trata-se de reunir textos considerando a noção transversal das patologias sociais e suas interfaces com a educação. Sem dúvidas, o mundo contemporâneo tem sido cada vez mais identificado como terreno fértil para as patologias sociais que geram sofrimentos individuais, e afetam também a convivência social entre as pessoas.A educação, enquanto área imprescindível para a transformação social, pode contribuir para a produção de reflexões que visem a redução das vulnerabilidades individuais e coletivas e na promoção do bem-estar social.&nbsp;Nesse sentido, dossiê pretende expor essa interdependência das áreas ao focar em questões socioeducacionais.&nbsp;Convidamos a todos/as que pesquisam essa temática e compreendem as patologias sociais na sua interface com a educação para enviarem seus textos, construindo, conjuntamente com o PPGE UFPel e o grupo do Observatório Global de Patologias Sociais, um diagnóstico dessa realidade, comprometido para o prognóstico saudável de convivência social e formação educacional.</p> Patrícia Weiduschadt, Richéle Timm dos Passos da Silva Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29127 qui, 01 mai 2025 00:00:00 +0000 VÍCIOS INSTITUCIONAIS NAS UNIVERSIDADES https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27214 <p>O objetivo deste artigo é discutir se os vícios institucionais nas<br>universidades podem ser considerados como patologias sociais.<br>A metodologia utilizada foi a análise do arcabouço teórico sobre<br>patologias sociais. Desse modo, foi fundamental a compreensão da<br>noção do social. Baseando-se na definição de patologias sociais,<br>foi desenvolvido o sentido dos vícios institucionais. As conclusões<br>evidenciam que os vícios institucionais são uma forma de patologia<br>social. Assim, propor alternativas para combater tais vícios é importante<br>para garantir uma convivência institucional com base em valores e<br>princípios e que possibilite a hospitalidade social.</p> Valéria Fontoura Nunes, Jovino Pizzi Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27214 qui, 01 mai 2025 00:00:00 +0000 O SOFRIMENTO DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COMO PATOLOGIA SOCIAL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26843 <p>Neste artigo intenta-se analisar teórico-criticamente o fenômeno do<br>sofrimento psicológico dos universitários brasileiros, no contexto do<br>capitalismo, como patologia social. Metodologicamente desenvolvido<br>enquanto um ensaio teórico-crítico, a partir do referencial materialista<br>histórico-dialético, ampara-se também no uso recursivo de uma<br>revisão narrativa acerca de estudos sobre o sofrimento psicológico do<br>grupo em tela. A partir dessa fundamentação, propomos uma reflexão<br>acerca da forma como a sociabilidade capitalista atua na formação da<br>subjetividade e como a racionalidade neoliberal produz e gestiona o<br>sofrimento psicológico na atualidade. Discutimos o fenômeno dos altos<br>índices de sofrimento psicológico dos universitários brasileiros desde<br>essa perspectiva de análise, na medida em que tais índices expõem<br>a materialidade do sofrimento subjetivo produzido pela sociabilidade<br>capitalista no contexto das universidades públicas brasileiras, através<br>da gestão neoliberal e da assunção do ideário produtivista. Apontamos,<br>finalmente, para a necessária recuperação do sentido social da<br>Universidade no enfrentamento a essa realidade, deixando de ser<br>espaço de reprodução da lógica neoliberal e quiçá recuperando seu<br>compromisso democrático e cidadãoico na atualidade.</p> Ana Furlong Antochevis, Renan Vieira de Santana Rocha Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26843 qui, 01 mai 2025 00:00:00 +0000 NARRATIVAS DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE SOFRIMENTO PSÍQUICO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27221 <p>Esta pesquisa objetivou compreender os sentidos atribuídos ao<br>acolhimento por adolescentes em sofrimento psíquico grave, usuárias<br>do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSia), na cidade de Vitória da<br>Conquista-Ba. O percurso escolhido para a realização deste estudo foi<br>a pesquisa qualitativa, por meio da técnica da pesquisa bibliográfica,<br>pesquisa de campo e a revisão de literatura pelo estado da arte. Teve<br>como público-alvo duas adolescentes em sofrimento psíquico grave,<br>usuárias do CAPSia. Para a produção dos dados, utilizou-se a entrevista<br>narrativa (gravada e transcrita) e os relatos (auto)biográfico mediante a<br>produção escrita de cartas. Emergiram três eixos: o acolhimento para<br>a existência; potenciais e dificuldades para o acolhimento no CAPSia,<br>e acolhimento profundo, autêntico, genuíno e verdadeiro. Portanto,<br>compreendeu-se que o acolhimento movimenta as ações em saúde: os<br>entendimentos em relação aos sofrimentos psíquicos se aprofundam,<br>ocorrem compreensões sobre o adoecimento, a saúde e a vida ganham<br>clarividência e os cuidados em saúde mental se ampliam valorizando o<br>processo de humanização.</p> Ialane Monique Vieira dos Santos, Sebastião Kennedy Silva Soares, Nayara Alves de Sousa Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27221 qui, 01 mai 2025 00:00:00 +0000 AS PATOLOGIAS SOCIAIS NA RELAÇÃO COM A INFÂNCIA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27222 <p>Este ensaio apresenta uma leitura hermenêutica e crítica das memórias e relações que se estabelecem com as diferentes infâncias que habitam o imaginário coletivo. Tem por objetivo repercutir as disposições (re)<br>produzidas nas relações com as crianças, notando algumas patologias sociais persistentes e desviantes da imagem de criança-sujeito de direitos. A partir dos escritos de Axel Honneth, discute-se como relações marcadas por violência e indiferença às crianças e suas subjetividades reproduzem patologias sociais. Recorre-se à obra literária Infância, de Graciliano Ramos (2020), para compor uma tessitura ético-estética e tensionar o horizonte normativo que sustenta as funções sociais de adultos e crianças, num mundo endurecido pelo poder, pelo trabalho e pela religião.</p> Maiane Liana Hatschbach Ourique, Julianam Marques de Farias Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27222 qui, 01 mai 2025 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO EM ZONAS DE CRISE https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27223 <p>Este estudo investiga a resiliência educacional em contextos de crise, centrando-se em professores das periferias urbanas. A pesquisa examina como esses educadores ajustam suas práticas pedagógicas e desenvolvem sua identidade territorial diante de desafios como a territorialização e adversidades sociais. Com uma metodologia qualitativa a análise baseia-se em narrativas (auto)biográficas e diários de campo, revelando como os professores moldam a cidadania e a identidade em ambientes desafiadores. Os achados ilustram a interação entre educação, crise social e resiliência comunitária, enfatizando a necessidade de práticas educacionais adaptativas.</p> Alexandre Junior de Souza Menezes, Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27223 qui, 01 mai 2025 00:00:00 +0000 DAS DISTORÇÕES SOCIOEDUCATIVAS DO "AUTOINTERESSE" COMO AMOUR DE SOI https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27230 <p>A filosofia classifica o “social” como tema residual. A modernidade tardia deu prioridade à política. A explanação salienta a criação dos Fatores C+T, com o fim de resgatar o significado de “social”. Na linha<br>socioeducativa, o autointeresse individualista gera “zonas de conflito” entre o individual e o social, pois as decisões estratégicas conferem primazia ao amor a si mesmo. A influência de Rousseau na educação brasileira se reflete como distorções socioeducativas, com déficits na área social e educativa. A alternativa se centra na proposta de um ordenamento político capaz de assegurar o con-viver hospitaleiro, isto é, a con-vivência digna e saudável entre os cidadãos.</p> Jovino Pizzi Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27230 qui, 01 mai 2025 00:00:00 +0000 PATOLOGIAS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO QUÍMICA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27245 <p>Este ensaio teórico contextualiza a educação como um meio essencial para a transformação social e discute como as Patologias Sociais, definidas como desvios das práticas normativas que geram transtornos<br>emocionais e sociais, se relacionam com a Educação Química, destacando desigualdades no acesso à educação e à qualidade do ensino. Propõe uma abordagem dialógica e fenomenológica para compreender essas relações. Para superar os efeitos nocivos das Patologias Sociais, propõe um olhar crítico sobre as relações educacionais e a ênfase na formação humana em sua totalidade, concluindo que a Educação Química deve ser abordada em sua relação com as diversidades culturais e sociais, respeitando-as.</p> Bruna Cristina Prolo Massola , Osnir Pereira, Luiz Augusto Passos Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27245 qui, 01 mai 2025 00:00:00 +0000 MORFOLOGIAS, MOVIMENTOS E AFETOS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27250 <p>Neste artigo, discutimos como se relacionam as noções de patologias sociais e mal-estar docente frente aos desafios enfrentados pelo professorado de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla em que utilizamos referenciais teóricos que contribuem com a construção de noções dos fenômenos. A pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e corpus de 6 entrevistas com docentes examinadas com base na Análise de Conteúdo. Os fenômenos estão vinculados de forma rizomática, coexistente e produzem movimentos na interação individual-coletiva de morfologias para resistir-conviver-transformar.</p> Fernanda Silva do Nascimento Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27250 qui, 01 mai 2025 00:00:00 +0000 PRÁTICAS ESPORTIVAS E CIVILIDADE JUVENIL https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27316 <p>O artigo discute o impacto do estímulo à prática esportiva, na integração social, como criador de estereótipos, padronizações, e controle das emoções, em ideário higienista, atrelado à discussão de patologia social de Axell Honneth. As análises basearam-se em textos da revista “O Jovem Luterano”, focando em publicações que reverberavam as práticas sociais e esportivas masculinas e femininas, no período de 1940 a 1970. Tais sociabilidades de entretenimento foram usadas para o controle das emoções e pulsões. Além da análise documental dos conteúdos da revista juvenil, foram mobilizadas cinco entrevistas com leitores do periódico, com aporte da História Oral. Os resultados revelaram que a prática esportiva tentava regular e moldar o comportamento do jovem luterano ofertando formas de sociabilidades controladas e ascéticas, sublimando e controlando as emoções, por meio de esportes no espaço da igreja e pela divisão de gênero dos papéis sociais dos jovens.</p> Elias Krüger Albrecht, Patrícia Weiduschadt Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27316 sex, 02 mai 2025 00:00:00 +0000 AUTOIMUNIDADE COMO PATOLOGIA SOCIAL DOCENTE NO ENSINO EM SAÚDE E SUA INTERFACE COM A AUTONOMIA DIDÁTICO-CIENTÍFICA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27980 <p>A autoimunidade é uma patologia social que descreve o fechamento da sociedade e do indivíduo em um limite de autoproteção contra elementos estranhos. No contexto da educação em saúde, esse fenômeno se manifesta quando o docente se encerra em seu domínio de conhecimento, rejeitando a inovação, o que prejudica a si e ao processo de aprendizagem. Essa postura, baseada erroneamente na autonomia didático-científica, fragiliza a formação profissional. Situações como essa exigem uma reflexão sobre este comportamento compatível com a autoimunidade enquanto patologia social. A autonomia didático-científica deve ser usada com sensatez e as instituições têm a responsabilidade de observar e corrigir comportamentos que prejudicam o bom desenvolvimento de um projeto pedagógico de curso e criar mecanismos que resgatem o docente, levando-o a fazer contribuição coletiva em prol do estudante.</p> Otávio Pereira D'Avila, Eduardo Dickie de Castilhos, Mauro Cardoso Ribeiro Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27980 sex, 02 mai 2025 00:00:00 +0000 PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/28404 <p style="text-align: justify;">Este trabalho discute, a partir da Teoria Crítica e da Filosofia Social de Axel Honneth, a questão das patologias sociais como decorrentes do uso deformado da razão. Aborda os conceitos honnethianos de modo transversal às questões sociais e educacionais. Propõe refletir a formação docente com base na teoria de Honneth sobre patologias sociais e ainda traz as patologias socioeducacionais como uma possibilidade conceitual a ser considerada como decorrentes de formações educacionais e pedagógicas oriundas de modelos de racionalidades unilaterais, monoculturais e instrumentalizadoras. Deste modo, discute a formação docente buscando apontar como os modelos de racionalidade vigentes nas instituições de ensino superior contribuem para a reprodução de patologias sociais. O trabalho contribui para o campo da educação e a formação docente ao apresentar o conceito de ‘patologias socioeducacionais’ e ao propor uma reestruturação dos modelos universitários a partir de uma nova concepção de racionalidade, mais ética e política.</p> Richele Timm dos Passos da Silva Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/28404 sex, 02 mai 2025 00:00:00 +0000 O CAPACITISMO EM RELAÇÃO À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA DAS PATOLOGIAS SOCIAIS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/10.46846.cad202503 <p style="text-align: justify;">Estudantes com deficiência são frequentemente desacreditados em suas habilidades para aprender. Capacitismo tem sido a nomenclatura atualmente utilizada para se referir a este tipo de preconceito em relação à capacidade dos estudantes com deficiência de serem bem-sucedidos no contexto escolar inclusivo e serem parte integrante da sociedade. Este estudo pretende refletir sobre o capacitismo como uma patologia socialmente construída, influenciada a partir da forma como pessoas com deficiência são vistas em diferentes configurações sociais ao longo da história. O capacitismo contemporâneo é examinado a partir das ideias de Axel Honneth que compreende as crenças equivocadas e formas de desrespeito a que certos indivíduos ou grupos sociais estão submetidos como patologias que geram sofrimento e impedem a sua qualidade de vida. Possibilidades de enfrentamento do capacitismo na escola são debatidos.</p> Síglia Pimentel Höher Camargo, Júlia Victoria Casalinho Pereira, Adriana Araújo Pereira Borges, Maria Paula Mello Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/10.46846.cad202503 sex, 02 mai 2025 00:00:00 +0000 PATOLOGIAS SOCIAIS https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27835 <p>O presente texto resenha a obra “As Patologias Sociais da Civilização Contemporânea”, que explora a emergência de doenças psíquicas associadas às transformações socioeconômicas, políticas e culturais das sociedades contemporâneas. Organizada por Kieran Keohane e Anders Petersen, a coletânea adota uma abordagem multidisciplinar, examinando como condições a exemplo da depressão e do estresse podem ser compreendidas como reflexos de um sistema social adoecido. Ao longo de 11 capítulos, os autores investigam a interrelação entre sofrimento psíquico e patologias sociais, argumentando que a medicalização e as mudanças normativas contribuem para a proliferação de transtornos.</p> Sandro Faccin Bortolazzo Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27835 sex, 02 mai 2025 00:00:00 +0000 ENTREVISTA https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29131 <p>A entrevista para o Dossiê intitulado: Patologias Sociais e interfaces com a Educação traz como centro as ideias postuladas no livro “Ética profissional dos professores” (2010), do Prof. Dr. Emílio Martínez Navarro, e suas relações com práticas docentes mais cuidadosas com o outro e consigo mesmo. O grupo do Observatório das Patologias Sociais da Universidade Federal de Pelotas (Capes Print/UFPEL) tem dedicado parte de seus estudos a compreender como a ética, seu conceito e prática na obra do Dr. Navarro pode ser um elemento social essencial que se transforma com a sociedade ao longo do tempo e pode contribuir para minimizar patologias socialmente produzidas.</p> Síglia Pimentel Höher Camargo, Richéle Timm dos Passos da Silva, Dilnéia Rochana Tavares do Couto Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/29131 sex, 02 mai 2025 00:00:00 +0000 Autismo https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27651 <p>Esta resenha dedica-se à análise crítica do livro “Humano à sua maneira: um novo olhar sobre o autismo”, escrito por Barry Prizant e Tom Fields-Meyer. O autor principal é reconhecido como um dos mais inovadores especialistas no campo do autismo, tendo sua obra sido traduzida para 22 idiomas. A obra é instigante e abarca uma grande variedade de pautas que permeiam as trajetórias das pessoas que convivem com o autismo. A abordagem valoriza a sobreposição do humano em relação ao uso de técnicas, os instintos dos profissionais em detrimento de suas titulações e a autorrepresentação dos autistas sobre as suas vivências. São descritas situações cotidianas que, mais do que respostas sobre como lidar, inspiram o leitor a enxergar a pessoa por trás do autismo e a agir em consonância com seus instintos e valores para, assim, construir uma vida plena e repleta de significados. Com efeito, apesar de trazer uma visão humanizada acerca do fenômeno, argumenta-se que ela não difere do que outras abordagens também preconizam, fato que oportuniza uma reflexão sobre a abertura para a legitimação de outras perspectivas teóricas no tocante às práticas dirigidas ao autismo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> autismo; abordagem; psicologia; educação.</p> Lívia Braga, Emellyne Lima De Medeiros Dias Lemos Copyright (c) 2025 Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/27651 seg, 20 out 2025 12:42:58 +0000