
Esta obra está licenciada sob uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0. 
Qualquer reprodução deste material, total ou parcial, deve citar a fonte. 

Open Access 

ISSN: 2763-8111 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS 

A Imprensa Pró-Alemanha no Rio de Janeiro durante a 
Primeira Guerra Mundial 

The Pro-German Press in Rio de Janeiro during the First World War 

Livia Claro Pires (https://orcid.org/0000-0003-2870-3149) 

http://lattes.cnpq.br/5884826195227430 

Doutoranda em História Social (PPGHIS). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 

E-mail: liviaclarop@gmail.com

Resumo: Neste artigo, pretende-se elucidar a maneira como os periódicos fluminenses posicionados 
favoravelmente ao Império Alemão estruturaram suas publicações em concomitância com o sistema de 
propaganda bélica do Reich. Conjuntamente a esse objetivo, busca-se identificar os agentes envolvidos 
na construção da imprensa germanófila na capital da República, suas motivações e interconexões, 
atuando como conectores. Para a análise, foram escolhidos o jornal A Tribuna e a revista Vozes de 
Petrópolis, por estes serem continuamente mencionados como veículos de propaganda e do discurso 
pró-Alemanha tanto pela documentação dos governos aliados, quanto pela produzida pelos Rio-
Deutsche. Entende-se que tais órgãos da imprensa periódica foram, além de plataformas para as metas 
da campanha militar do Reich na Primeira Guerra Mundial, atores na construção de conveniências 
próprias, por meio de interpretações da conflagração 

Palavras-chave: Primeira Guerra Mundial; Imprensa Fluminense; Germanófilos. 

Abstract: This article aims to explain how periodicals in Rio de Janeiro that were favorably positioned 
toward the German Empire structured their publications in conjunction with the Reich's wartime 
propaganda system. Along with this objective, it seeks to identify the agents involved in building the 
Germanophile press in the capital of the Republic, their motivations, and their interconnections, which 
acted as connectors. For this analysis, the newspaper A Tribuna and the magazine Vozes de Petrópolis 
were chosen because they were continuously mentioned as vehicles for pro-German propaganda and 
discourse by both Allied government documentation and that produced by the Rio-Deutsche. It is 
understood that these periodic press organs were not only platforms for the military campaign goals of 
the Reich in World War I but also actors in building their own conveniences through interpretations of 
the conflagration. 

Keywords: First World War; Rio de Janeiro Press; Germanophiles. 

https://doi.org/10.15210/cedepem.v5i1.30935



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

33 

Open Access 

A Imprensa e a Primeira Guerra Mundial 

A imprensa teve papel imprescindível ao longo da Primeira Guerra Mundial. Os periódicos em 

seus diferentes formatos foram fundamentais nos países beligerantes para a mobilização da 

sociedade civil. Nas suas páginas, foram divulgados discursos de justificativa para o estado de 

beligerância, de aceitação tanto dos seus reveses, quanto da sua inesperada duração, visando 

amalgamar a sociedade em torno do confronto e silenciar dissonâncias, que poderiam colocar 

em risco o desempenho bélico dos governos beligerantes. Por esse motivo, jornais e revistas 

tornaram-se as principais plataformas de observação das culturas de guerra nas diferentes 

populações afetadas pelo conflito, simultaneamente repercutindo tais culturas e sendo moldados 

por elas. Aos que se encontravam fisicamente distantes do conflito, assim como em países que 

assumiram neutralidade, foram os jornais e revistas de periodicidade variada que oportunizaram 

a informação e a participação nos seus acontecimentos. 

A centralidade da imprensa para os esforços de guerra percebe-se através do controle exercido 

pelos governos combatentes sobre os seus respectivos meios de comunicação. Na Alemanha, 

houve a imediata supressão da Reichspressegesetz, legislação aprovada em 1874, garantidora 

de maior liberdade de imprensa. A medida viabilizou a instauração da censura e do controle 

militar sobre a circulação da notícia. No ano seguinte, em outubro de 1915, foi criado o 

Kriegspresseamt, órgão governamental destinado ao controle da mídia. Em consonância, 

organizou-se a Pressebesprechungen, coletivas de imprensa presididas por oficiais da 

Kriegspresseamt junto a representantes do setor, com a finalidade de informar e prestar alguns 

esclarecimentos sobre os acontecimentos envolvendo a campanha germânica (Keisinger, 

2014, p. 8). 

Já na Grã-Bretanha, determinações semelhantes foram adotadas no primeiro mês da guerra. A 

implementação do Defense of the Realm Act (Dora), que instaurou a censura da mídia e o 

banimento de discussões consideradas nocivas à segurança nacional em espaço público, 

pavimentou o gerenciamento da imprensa pelo governo. No primeiro mês de beligerância, 

Londres instituiu o Press Bureau, administrado por Lord Kitchener, então secretário de guerra. 

O departamento era representante direto do governo com os órgãos da imprensa, repassando às 

redações textos e fotografias oficiais a serem publicados, e uma lista de assuntos tidos como 

“tabus”, proibidos de serem noticiados ou debatidos (Monger, 2014, p. 2). França e Áustria-



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

34 

Open Access 

Hungria também tomaram providências para instituir o controle de seus órgãos de imprensa13 

(Keisinger, 2020, p. 8-11). 

Apesar das coibições às atividades da imprensa, a relação com o Estado ao longo da Primeira 

Guerra Mundial não foi exclusivamente de embate. As demandas da conflagração exigiram o 

uso de instrumentos dispostos pela imprensa industrializada, abrindo um campo de manobra 

entre empresários da comunicação e governos. Na França, o dono do Petit Parisien e nome 

influente na imprensa de Paris, Jean Dupuy, era censor atuante na capital (Beurier, 2014, p. 4). 

Já a agência de notícias Havas mantinha laços estreitos com o Palácio do Eliseu, o que 

favoreceu a abertura de escritórios por toda a América Latina (Arouca, 2023, p. 77). Na Grã-

Bretanha, o representante da NPA, o deputado Sir George Riddell, foi nomeado em março de 

1915 como delegado da imprensa junto ao Departamento de Guerra e ao Almirantado, 

coordenado por Winston Churchill.14 Já o Departamento de Informação, estabelecido em 1916, 

teve entre seus conselheiros donos e editores dos principais jornais do país, como Lord 

Burnham, Robert Donald e Lord Northcliffe. Este último, dono do Daily Mail e do Daily 

Mirror, veio a ser nomeado chefe da propaganda britânica para países neutros. Havia, portanto, 

uma simbiose de interesses entre os empresários da comunicação e o Estado conflagrado 

(Marquis, 1978, p. 8-9). 

Fosse através do controle, fosse por meio de acordos de cooperação, a aproximação entre Estado 

e imprensa evidenciado durante a Primeira Guerra Mundial ocorreu em vista da influência dos 

periódicos sobre o comportamento político da sociedade, através da sua capacidade de formar 

a opinião pública. Compreende-se a opinião pública a partir da combinação das ideias do 

historiador Jean-Jacques Becker e do jornalista Ignacio Ramonet. Segundo Becker (2000, p. 

188-193), a opinião pública deriva-se da mescla entre “estado das mentalidades e do contexto”, 

e diante do evento, por estar enraizada nas mentalidades do coletivo, é também plural e sujeita 

ao condicionamento. Segundo Ignácio Ramonet (2013, p. 97-98), um dos elementos capazes de 

condicionar a opinião pública é a imprensa enquanto veículo de comunicação de massa. 

Ramonet ainda afirma que, moldada a partir das informações que lhes chegam por meios das 

mídias informativas, dentro das sociedades democráticas a opinião pública comporta-se como 

                                           
13 Além do controle sobre suas atividades, a imprensa de países combatentes lidou com a queda no número de 
exemplares e, consequentemente, de vendas. Isso aconteceu devido à falta de recursos materiais e humanos, afora 
a censura (Keisinger, 2020, p. 7). 
14 Os títulos de maior circulação pertenciam a grandes empresas, cujos proprietários, integrantes das elites 
econômicas e políticas do país, se organizavam em corporações, como a Newspaper Proprietors Association 
(NPA).  



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

35 

Open Access 

um quarto poder, capaz de influenciar ações governamentais. Nesse ponto, comporta-se como 

um grupo de pressão, manifestando o interesse de intervir nos poderes públicos (Meynaud, 

1960, p. 9-10). 

A Grande Guerra representou, portanto, um novo capítulo na concorrência do mercado de 

comunicação, agora acrescida do valor estratégico para o conflito. Tentativas de estabelecer 

uma conexão direta com o teatro de guerra e conseguir notícias em primeira mão não era uma 

possibilidade viável naquele momento às redações latino-americanas, em virtude do alto custo 

e risco de enviar um correspondente, além da censura e vigilância dentro dos territórios 

conflagrados. Uma vez que as agências estavam comprometidas com os interesses de seus 

respectivos governos, as notícias repassadas aos assinantes latino-americanos tinham um alto 

teor de propaganda15 (Vega, 2014, p. 6). Em vista desse processo, a imprensa foi o principal 

difusor da propaganda de guerra na América Latina, tanto da parte dos Aliados, quanto da parte 

dos Impérios Centrais. 

É importante ressaltar que jornais e revistas daquela região não incorporaram a guerra aos seus 

editoriais de forma passiva e desinteressada, obedecendo unicamente a demandas externas. 

Entre os latino-americanos, jornais e revistas detinham credibilidade extraída de uma 

presumível objetividade na transmissão da notícia, fruto dos parâmetros capitalistas que as 

redações sofreram nas décadas iniciais do século XX. A imparcialidade da imprensa tornou-se 

uma exigência no seu processo de modernização, e foi utilizado como instrumento de 

credibilidade. Esta percepção contribuiu para que as informações sobre a guerra apresentadas 

nos periódicos adquirissem tom de veracidade. 

No entanto, deve-se recordar que a ação da imprensa não está ausente de intencionalidade. O 

ato de “informar” obedece a critérios de seleção e apresentação do fato ao leitor. Segundo Marta 

Barbosa (2006, p. 266), 

[...] informar não é apenas para informar, mas para ensinar o leitor a respeito dos fatos 
novos, e, ainda, informar pode implicar difundir valores, fotografar imagens revistas e 
corrigidas pela atualidade. Informar, ensinar, fotografar, difundir, tornam-se 
imperativos necessários à construção de ‘consensos’ de ‘verdades’. 

Por isso, Barbosa (2006, p. 268-269) explica que “a imprensa pode ser pensada não como um 

mero veículo de informações, mas como agente social que produz ações, intervenções”. 

                                           
15 Ainda assim, o Jornal do Comércio, em 1916, encaminhou o jornalista e fundador da Liga pelos Aliados, Eliseu 
Montarroyos, como correspondente em Paris (Pires, 2019, p. 113). 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

36 

Open Access 

Compreendida como agente social, a imprensa latino-americana ofereceu uma disputa de 

narrativas sobre a conflagração, intercruzando diversos interesses: dos proprietários dos 

periódicos, dos grupos sociais locais, dos Estados nos quais se circunscrevem, das empresas de 

nacionalidade beligerantes e dos governos combatentes. 

A Cobertura da Grande Guerra nos Jornais Fluminenses 

A Primeira Guerra Mundial estampou as páginas dos jornais do Rio de Janeiro desde o seu 

início. A partir de agosto de 1914, os principais periódicos da capital federal, como o Jornal do 

Commércio, O Paiz e O Imparcial, apresentaram a conflagração diariamente em sua primeira 

página, abriram seções especialmente dedicadas à publicação dos telegramas encaminhados 

pelas agências de notícias, e publicaram artigos de análise daqueles eventos.16 O enfoque dado 

ao conflito demonstrava o alinhamento da maioria dos títulos fluminenses à narrativa aliada.  

Isso se deu por uma série de motivos. Um deles, foi a estrutura da comunicação internacional 

no país. Na América do Sul, e no Brasil, em particular, companhias de telégrafo e agências de 

notícias francesas e britânicas dividiram o monopólio desse tipo de comunicação. A partir de 

1876, a agência de notícias francesa Havas garantiu o predomínio dos seus serviços de 

informação, suplantando a concorrência da Reuters.17 Os britânicos, no entanto, controlaram 

até 1919 a comunicação via cabos telegráficos, através da Western Telegraph Company e da 

South American Company e da Western Union. Houve uma tentativa da empresa alemã Felten 

und Guilleaume – conhecida também como German South American Company – de se 

estabelecer entre os sul-americanos, através de uma concessão do governo brasileiro para 

construir uma estação em Recife, Pernambuco, mas que foi interrompida em agosto de 1914 

(Arouca, 2023, p. 72-73). Ou seja, as principais fontes de informação dos noticiários 

internacionais da imprensa brasileira eram controladas por empresas de nacionalidade aliada. 

Quando a guerra começou, essas agências e empresas de serviço telegráfico foram colocadas 

dentro da estrutura da censura de seus respectivos países de origem. A Havas submetia seus 

textos e comunicados a Maison de la Presse, órgão coordenador da censura ligado à chancelaria 

                                           
16 Tal espaço é um indicativo do interesse dos leitores pelo assunto, o que se confirma pelo volume de cartas cujo 
tema era a guerra. Dessa forma, rebate-se o argumento de Sidney Garambone (2003, p. 43-44), segundo o qual 
pouca importância foi dada pelos jornais aos acontecimentos do Velho Continente entre julho e dezembro de 1914. 
Outros estudos mais recentes acabaram por replicar essa informação equivocada, como o de Olivier Compagnon 
(2014, p. 66). 
17 Os principais serviços oferecidos pela Havas eram no setor privado e comercial, sendo a imprensa um cliente 
conquistado posteriormente (Arouca, 2023, p. 72). 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

37 

Open Access 

francesa. Já as empresas de telégrafos britânicas sofreram a intervenção do Press Bureau nas 

suas atividades. No que tange às notícias recebidas pelas redações fluminenses, portanto, estas 

encontravam-se mediadas tanto pela censura francesa, quanto pela censura inglesa (Arouca, 

2023, p. 80). 

Além disso, houve tentativas de intervenção direta do sistema de propaganda aliada sobre 

órgãos da imprensa local. Nesse sentido, a tática da Entente se assemelha à utilizada pelo 

Império Alemão, com a fundação de jornais voltados para fins de propaganda e a compra de 

títulos já existentes. Assim, foi criado o jornal O Espelho, por iniciativa da entidade particular 

britânica Brazil Press Association. Possuía um duplo objetivo: narrar a guerra sob a perspectiva 

de Londres e ampliar as relações comerciais com o Brasil. Apesar de ser uma iniciativa privada, 

O Espelho recebeu subsídios da Wellington House, e circulou de forma ininterrupta de 1914 a 

1919 não apenas no Brasil, mas também em Portugal e suas colônias (Arouca, 2023, p. 196-

197). Houve, ainda, tratativas com editores do jornal O Século e da revista Liga Marítima 

Brasileira para receberem verbas como forma de mantê-los alinhados à narrativa aliada.18 

O principal objetivo dos agentes consulares parecia ser, contudo, aliciar o Jornal do 

Commércio. O desejo dos representantes do governo britânico de se apropriarem do periódico 

se justifica pela sua relevância para a imprensa da capital. O Jornal do Commércio era um dos 

mais tradicionais títulos, fundado em 1827 pelo livreiro e tipógrafo francês Pierre François 

Plancher de La Noé. Em 1889, com a Proclamação da República, o austríaco Francisco Picot e 

o brasileiro Júlio de Villeneuve venderam a propriedade a José Carlos Rodrigues. A partir de 

então, o jornal endossou o recém-fundado regime, ganhando notoriedade entre a elite política 

republicana ao passo que se consolidava como parte da empresa capitalista Rodrigues & Cia 

(Leal; Sandroni, 2010, p. 1-7). 

No primeiro semestre de 1915, o proprietário José Carlos Rodrigues pôs à venda o Jornal do 

Comércio, arrematado por Antônio Botelho e posto sob a direção de Félix Pacheco (Leal; 

Sandroni, 2010, p. 8). A decisão de Rodrigues surpreendeu as redações do período. Quando o 

pagamento da folha pareceu ser rejeitado pelas autoridades britânicas, cogitou-se, ainda, 

encomendar ao escritor Olavo Bilac artigos favoráveis à causa, para serem veiculados no Jornal 

                                           
18 Londres. National Archives. Cópia da carta enviada por F. H. Walter, nº 1160. Documento anexo à mensagem 
a F. H.Walter & Co. de F. H. Drummond-Hay, cônsul-geral interino britânico, sem data (localização não 
identificada). 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

38 

Open Access 

do Commércio.19 Alguns anos mais tarde, Dunshee de Abranches (1917, p. 335) levantaria 

suspeitas sobre supostas ligações entre o antigo proprietário da mais tradicional folha 

fluminense e os governos aliados, insinuando que o título havia sido posto sob a tutela 

financeira dos inimigos do Reich. 

O perfil da imprensa da capital também contribuiu para o enfoque pró-Aliados dado à guerra. 

Eram os membros dessas elites do país que compunham o círculo de proprietários e as redações 

das principais folhas do Rio de Janeiro. Entre os donos dos maiores jornais, prevaleciam os 

bacharéis em Direito, egressos de famílias abastadas e tradicionais, relacionadas, em muitos 

casos, a personagens políticos do antigo Império. Seguem este padrão, por exemplo, Edmundo 

Bittencourt, fundador do Correio da Manhã, e José Carlos Rodrigues, proprietário do Jornal 

do Commércio. As chefias das redações encaixam-se na mesma descrição, como Leão Veloso 

Filho e Henrique Chaves, redatores-chefe, respectivamente, do Correio da Manhã e da Gazeta 

de Notícias. A atuação na imprensa – fosse como proprietário ou como membro da redação – 

por vezes estava conjugada à atuação política junto ao Estado, sendo a imprensa uma espécie 

de trampolim para a vida pública (Barbosa, 2000, p. 66-67). 

Havia uma identificação cultural das elites do país com a Inglaterra e, em especial, com a 

França, o que contribuiu para pender a narrativa em direção àquele bloco de combatentes, numa 

tendência verificada em outros locais da América Latina.20 No Rio de Janeiro, essa influência 

do modelo civilizacional francês era mais evidente, em especial em função das reformulações 

urbanas que atravessaram a cidade na primeira década do século XX.21 Festejado entre as elites, 

o projeto do prefeito Pereira Passos inspirava-se nas transformações pelas quais passou a capital 

francesa ao final do século XIX, importando os padrões de comportamento e o senso estético 

parisiense para o cenário carioca. Exaltada como a chegada da dita “civilização”, o plano de 

reformulação do espaço físico da cidade recebeu amplo suporte daqueles mesmos jornais 

(Brasil, 2020). 

Em somatório a esses fatores, Olivier Compagnon (2014, p. 71) trouxe outro viés explicativo. 

Segundo o historiador, tais títulos não pretendiam se indispor com os britânicos, principais 

parceiros comerciais e financeiros do Brasil, publicando artigos que pudessem ser interpretados 

                                           
19 Londres. National Archives. Ofício n. 190111, de Arthur Peel, ministro plenipotenciário britânico no Rio de 
Janeiro, ao Foreign Office. 17 Dezembro 1915 (localização não identificada). 
20 Sobre a inclinação pró-Aliados da imprensa latino-americana, ver Rinke (2017). 
21 A respeito da majoritária inspiração francesa para as mudanças no espaço urbano e cultural da capital da Primeira 
República, ver a obra de Jeffrey Needell (1993). 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

39 

Open Access 

como adulações aos seus inimigos declarados. A preocupação com uma possível retaliação de 

Londres pode ser compreendida à luz da Black List e seus desdobramentos sobre a imprensa 

industrializada, cujos dividendos e matérias-primas poderiam ser alvo das restrições impostas 

às empresas de bandeira neutra. Houve episódios que comprovavam tais receios. A Empresa 

Gráfica Rio-Grandense, responsável pela rodagem do jornal O Diário, de Porto Alegre, 

identificado com uma postura pró-Alemanha, foi incluída na lista negra britânica, assim como 

o Diário do Rio. Destino semelhante tiveram firmas ligadas a impressão, como a Cia. 

Litográfica Hartmann Reichenbach, de São Paulo, e a Cia. Gráfica Rio-Grandense, de Porto 

Alegre.22 

A inclinação da imprensa fluminense para demonstrar favorecimento aos Aliados gerou 

desconforto entre a comunidade de imigrantes alemães no Rio de Janeiro. Os chamados Rio-

Deutsche eram um núcleo urbano, envolvido em atividades industriais e comerciais, muitas 

delas voltadas para o mercado externo, em especial a rota comercial entre Brasil e Alemanha 

(Claro, 2025). A proximidade com o Reich não era apenas econômica, mas também simbólica, 

uma vez que sua identidade cultural endereçava ao germanismo, a afirmação de pertencimento 

a uma cultura alemã entre as comunidades de imigrantes (Gértz, 1998). 

O incômodo com a subversão da opinião pública brasileira por força da imprensa da capital foi 

registrado nas memórias do centenário da Sociedade Germania, a principal associação dos Rio-

Deutsche (Michahelles, 2003). Heinrich Hinden (1922, p. 476) insinua que os jornais brasileiros 

recebiam financiamento aliado, para construírem o favoritismo francês. Acusou ainda essas 

folhas de escreverem de maneira acrítica contra os alemães, absorvendo sem questionamentos 

ou buscas por contrapontos às informações encaminhadas pelos telegramas não apenas da 

agência Havas, como também da Reuters (Hinden, 1922, p. 478). 

Apesar do cenário desfavorável, o memorialista identificou a existência de canais da imprensa 

que se propuseram a apresentar o viés alemão dos acontecimentos aos brasileiros. Heinrich 

mencionou os jornais Diário do Rio e A Tribuna, e a revista Vozes de Petrópolis. Enquanto o 

primeiro era uma tradução do jornal Deutsche Zeitung, os outros dois já eram existentes antes 

do início do conflito e pertenciam a entidades sem qualquer ligação institucional aparente com 

a Alemanha. Embora Hinden (1922, p. 476-479) reconheça as limitações tanto do alcance da 

Vozes, quanto d´A Tribuna, afirmando que seus esforços foram pouco frutíferos diante do 

                                           
22 Os exemplos aqui enumerados foram divulgados na listagem anexada por Dunshee de Abranches (1916, p. 63-
72), em carta endereçada ao presidente Wenceslau Brás. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

40 

Open Access 

esquema de comunicação erguido pelos Aliados, os apontou como órgãos da imprensa 

fluminense que se esforçaram em quebrar a hegemonia daquela narrativa. 

O jornal A Tribuna 

Citado por Hinden, o vespertino A Tribuna foi um dos títulos mais conhecidos da imprensa 

fluminense no início do século XX. O jornal tem suas origens no A Tribuna Liberal, fundado 

nos primeiros anos da República brasileira pelo monarquista – e posteriormente germanófilo – 

Carlos de Laet. Seu compromisso era fazer oposição ao regime recém-instaurado. A primeira 

versão teve vida curta, e em 1890, foi resgatado por Antônio de Medeiros, já sob o título de A 

Tribuna. O caráter opinativo no que tangia à política brasileira o fez ser empastelado no governo 

de Floriano Peixoto. O jornal foi reinaugurado anos mais tarde, como parte integrante da 

Sociedade Anônima O Malho, fundada em conjunto pelo deputado Luiz Bartholomeu de Souza 

e Silva, e pelo senador pelo estado de Mato-Grosso Antônio Azeredo.23 

Nas suas páginas, a guerra foi contada de forma favorável à Alemanha. O título se destaca não 

apenas por estar na contramão da aliadofilia generalizada da imprensa brasileira, mas pela 

maneira combativa com que assumiu a cobertura da guerra. Tornou-se não apenas veículo de 

comunicação para a parcela da intelectualidade fluminense que pôs sua pena a serviço do povo 

alemão, como também norteou os seus discursos, direcionou ações, sendo plataforma e 

elemento de mobilização desses sujeitos em torno de uma pauta comum. De forma intensa e 

constante, até abril de 1917, quando o Brasil rompeu relações com o governo de Guilherme II, 

o periódico se manteve entrincheirado em favor da causa alemã. 

Porém, essa postura não pode ser observada desde os primeiros meses da guerra, quando não 

havia diferença entre a cobertura da beligerância executada pelo A Tribuna e a dos demais 

jornais da cidade. Nos dois primeiros meses, o tema da guerra ocupou, de forma irregular, parte 

da primeira página, ficando restrita aos espaços que foram sendo criados para abordar 

exclusivamente o assunto. Nos textos, imperava o caráter descritivo da movimentação das 

tropas, das batalhas, da política interna de cada um dos beligerantes. O ângulo da notícia 

também era o mesmo. Gravuras mostrando o avanço das tropas de França e Inglaterra, e as 

derrotas dos alemães em suas empreitadas, estampavam a capa do jornal. Quando da invasão 

                                           
23 A S.A. “O Malho” contava ainda no seu catálogo com a famosa revista satírica de mesmo nome, o almanaque 
infantil “Tico-Tico” (fundado por Luiz Bartholomeu), além de “A Ilustração” e “A leitura é para todos” (Pinheiro, 
2010). 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

41 

Open Access 

do reino da Bélgica pelo exército do Kaiser – tendo este assunto alcançado uma única vez a 

folha de capa em 1914 –, o A Tribuna abraçou a narrativa aliada. Relatava os maus-tratos 

impostos pelos invasores aos civis, corroborando a existência da “barbárie alemã” baseados em 

textos da imprensa francesa e inglesa, que circulavam traduzidos em suas páginas. No dia 04 

de agosto de 1914, o editorial que abria a primeira página descrevia os acontecimentos do 

continente europeu da seguinte forma: 

Contra a alucinação do kaiser, querendo dominar a Europa, a ferro e fogo, todos os 
corações do mundo se revoltam. É contra a Alemanha quase todas as nações do 
continente se congregam, para a resistência material que tão assombrosa sede de 
sangue está a impor para a defesa de seus brios ofendidos, de seu território e de seu 
futuro insolitamente ameaçados.24 

O jornal sofreria uma mudança radical em sua postura a partir de outubro de 1914. No dia 13, 

toda a folha de capa foi ocupada por artigos publicados no berlinense Deutsches Handelstages. 

A decisão de levar a tradução para o português desses textos aos seus leitores foi devidamente 

justificada pelo jornal como uma ação movida “a título de curiosidade”, já que “chegavam ao 

Rio com uma certa regularidade jornais publicados em Berlim que demonstram que a situação 

na Alemanha não é de perturbação geral nas suas vidas, como publicam despachos telegráficos 

de origem francesa”.25 Em nome do alegado interesse, foram reproduzidas não apenas 

reportagens que davam conta da rotina dos alemães em meio ao conflito, como também elogios 

àquele povo, à sua alegada índole pacifista e diplomática, à sua política econômica e à sua força 

naval. Ao passo que o Berliner Tageblatt, Deutsches Handelstages, Hamburger Fremdenblatt 

e Hamburger Nachrichten – estes últimos ligados a agência de notícias alemães Transozean – 

assinavam os textos reproduzidos no jornal, aumentava a frequência de artigos críticos a 

franceses, belgas e outros aliados. 

As modificações feitas pela gazeta na cobertura da guerra se aprofundaram ao final do ano de 

1914. As gravuras e fotografias veiculadas na página de rosto deixaram de retratar a rotina dos 

soldados da Entente e suas conquistas, e deram lugar a imagens do contingente militar dos 

Impérios Centrais e seus avanços nas frentes de batalha. Mapas mostrando as áreas que caíam 

sob o domínio das tropas alemãs, e tabelas comparativas entre o desempenho das forças do 

Kaiser e dos Aliados, também foram recursos largamente utilizados. Por exemplo, no dia 21 de 

outubro, o jornal estampou em sua primeira página um grande mapa mostrando a movimentação 

                                           
24 “A conflagração europeia”. A Tribuna, 04 ago. 1914, n. 5400, p. 1. 
25 “O que diz a imprensa”. A Tribuna, 13 out. 1914, n. 5460, p. 1. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

42 

Open Access 

de alemães, austríacos e búlgaros na invasão à Sérvia.26 A agência Havas e demais veículos da 

imprensa francesa e inglesa foram substituídos gradativamente por meios de comunicação 

alemães e austro-húngaros. A mera descrição dos acontecimentos militares também foi com 

maior regularidade guarnecida com textos analíticos, em geral traduções do que era publicado 

na imprensa alemã. Além dos periódicos germânicos e austríacos, A Tribuna passou a traduzir 

material produzido pela mídia de países neutros, mas que tinham uma proeminente articulação 

pró-Alemanha, como Espanha e Argentina. Nesse sentido, os brasileiros conheceram as 

opiniões de intelectuais espanhóis, e os escritos do correspondente argentino em Berlim, 

Manuel Mateo Campos, que passou a assinar a seção “Cartas da Alemanha”.27 

Mostrar aos seus leitores o que se passava também dentro das fronteiras teutas passou a ser de 

interesse do jornal. A movimentação política do Reichstag e declarações de membros do estado 

alemão eram comunicadas, e alguns documentos oficiais foram impressos em suas páginas, 

como o Código Militar do Reich. A seção “A Guerra”, onde geralmente eram publicados 

telegramas das representações diplomáticas dos Aliados, tornou-se um reduto exclusivo dos 

comunicados de plenipotenciários alemães e austríacos. Manifestações vindas de brasileiros e 

estrangeiros que se encontravam em solo alemão também foram divulgadas. Assim, o jornal 

deu notícia da reunião em Berlim de intelectuais de nacionalidade neutras em favor do 

germanismo,28 e publicou a carta de agradecimento aos alemães escrita por estudantes 

brasileiros que deixavam o país em virtude da conflagração.29 

Os leitores que tinham opiniões sobre a conflagração semelhantes ao que era publicado no A 

Tribuna ganhavam destaque nas suas páginas. Antes de agosto de 1914, o jornal não possuía 

uma seção para publicações a pedidos, embora esta fosse comum à imprensa brasileira da época. 

No entanto, deflagrado o conflito na Europa, essa postura do A Tribuna pareceu mudar, em 

especial a partir de 1915. As cartas impressas que versavam sobre a Primeira Guerra Mundial 

                                           
26 A Tribuna, 21 out. 1915, n. 5779, p. 1. 
27 Segundo o guia para imprensa latino-americana produzido pelo governo britânico, o jornalista argentino Manuel 
Mateo Campos era uma conhecida figura dos germanófilos latino-americanos. Durante a guerra, atuou como 
correspondente na capital do Reich para diversos jornais que assumiram, em diferentes circunstâncias, um 
posicionamento pró-Alemanha. Dessa forma, seus relatos foram publicados no La Unión, de Buenos Aires; no El 
Comercio, de Quito; no La Republica, da Guatemala; e para o também brasileiros O Diário, de Porto Alegre. 
Campos escreveu também peças de propaganda, como o livreto utilizados Documentos para la historia belgica y su 
neutralidad enigmatica (1915), que recebeu a tradução para o francês La neutralité belge (1915). Outros jornais, que 
não tinham alinhamento com o Império Alemão, também fizeram uso dos seus serviços como correspondente em 
Berlim, como o Jornal do Commércio. A guide to the press of Central and South America. Watergate House, set. 
1918, p. 23. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=aI1DAQAAMAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-
BR. Acesso: 25 dez. 2024. 
28 “Os países neutros”. A Tribuna, 13 out. 1914, n. 5460, p. 1. 
29 “Um agradecimento”. A Tribuna, 20 nov. 1914, n. 5 492, p.1. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

43 

Open Access 

reforçavam a crítica aos aliadófilos brasileiros e aos demais periódicos da capital por sua 

postura pró-Aliados, e elogiavam a cobertura de guerra do jornal nos artigos de opinião. Criava-

se, assim, uma interlocução de narrativas alinhadas entre os leitores e o jornal, sem lugar para 

o contraditório. 

Deste modo, a opinião de alguns leitores era posta em evidência. Foi assim em 23 de dezembro 

de 1914, com a carta de certo José Griseler. O remetente criticava o capitão do Exército e futuro 

fundador da Liga Brasileira pelos Aliados, Eliseu Montarroyos, por este ter reclamado em artigo 

do Jornal do Commércio sobre a presença de germanófilos no alto escalão do governo federal. 

As palavras de outro remetente, J. A. de Almeida, no dia 22 de julho de 1915, receberam o 

mesmo cuidado. Emoldurado por uma fotografia que mostrava as tropas alemãs em um 

momento de repouso, a carta de Almeida era uma réplica ao articulista do Correio da Manhã, 

Fernão Brasil, que em maio publicara o artigo “A cultura alemã”, um desagravo à produção 

cultural germânica. Almeida citava exemplos do que classificava como contribuições daquele 

país para as mais diversas áreas do saber: na literatura, na filosofia, na poesia, na história, na 

música, na física, na química. Ainda descreveu detalhadamente a vida intelectual dos alemães, 

das livrarias de Berlim à influência sobre os seus vizinhos, afirmando a decadência das ciências 

desenvolvidas em França. O texto do “leitor cotidiano do vosso amável e simpático vespertino” 

ocupou praticamente toda a primeira página do jornal, com status de artigo de capa: foi posto 

logo abaixo do título “A guerra europeia”, que, em geral, era utilizado para introduzir 

diariamente artigos sobre o conflito.30 

Novas seções para tratar exclusivamente da guerra foram criadas dentro do periódico. Por ora, 

se contabilizou quatro novos espaços, instituídos entre agosto de 1914 e abril de 1917: “A 

Guerra Europeia", que abria o jornal com detalhes das frentes de batalhas e artigos de opinião, 

ilustrada por fotografias ou gravuras; uma seção especial para os telegramas e notas oficiais dos 

países componentes da Vierbund, que, a partir de dezembro de 1915, ganhou o nome de “A 

Guerra – Serviço especial telegráfico da Tribuna”; a já mencionada coluna de Mateo Manuel 

Campos, “Cartas da Alemanha”; e “Coisas da guerra”. Estas duas últimas eram de periodicidade 

irregular. O número de páginas também dobrou para oito até o ano de 1917. Essa quantidade, 

porém, não foi constante. O jornal, em algumas edições, chegou a atingir 12 páginas. A partir 

do segundo semestre de 1916, retornou para as quatro páginas originais. 

                                           
30 Almeida, J. A. de. “Em torno de um artigo do Sr. Fernão Cardim”. A Tribuna, 22 jul. 1915, n. 5696, p. 1. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

44 

Open Access 

O jornal servia como plataforma de divulgação para outras iniciativas em favor da Alemanha 

Era o principal canal de comunicação da Liga Brasileira Pró-Germânia, imprimindo seus 

comunicados e artigos de análise; anunciava também os seus eventos, cedendo o seu escritório 

para a compra de ingressos das conferências e festas, e para a retirada dos brindes distribuídos 

ao público nessas ocasiões. Além da Liga Pró-Germânia, a Confederação Pró-Germânia 

também teve publicidade no A Tribuna, assim como publicações que tinham a guerra como 

temática e a causa alemã como perspectiva. 

A revista espanhola A Guerra: semanário de informações sobre a conflagração europeia, em 

1915; os livros A Guerra europeia ilustrada, publicado entre 1914 e 1916, e Ilustrações da 

Grande Guerra foram anunciados regularmente no jornal. Da mesma forma, a revista A Guerra 

Europeia e o jornal Diário do Rio, ambos editados no Brasil, também foram promovidos. O 

livro Os crimes no Congo ou as barbaridades belgas, de Arthur Conan Doyle e tradução de 

Dunshee de Abranches, foi editado em fascículos diários. Até mesmo um jogo de tabuleiro, “A 

Guerra em Família”, no qual os jogadores deveriam chegar a Berlim com o maior número de 

“homens” possível, foi apregoado pelo jornal como um “magnífico passatempo para as 

crianças”.31 

A iniciativa de alinhar o vespertino à narrativa alemã contou com o apoio da comunidade de 

falantes do alemão local, no caso, os Rio-Deutsche. Destaca-se que modificações na linha 

editorial do vespertino se deram após a reunião na Sociedade Germania, ocorrida em setembro 

de 1914. Tal suporte teria acontecido de duas formas, sendo a primeira delas a publicação de 

artigos de análise sobre a guerra assinados por alemães e teuto-brasileiros. Escreveram para o 

jornal o acadêmico Jansen Müller Filho, o jornalista Waldyr Niemeyer, o arquiteto Heinrich 

Hinden e Alberto Groth, membros ativos da comunidade dos Rio-Deutsche. 

Em segundo lugar, estava a compra de espaço publicitário. Entre os anos de 1915 e 1917, 

anúncios de casas de comércio, empresas e prestadores de serviços provenientes daquele grupo 

apareceram em considerável volume. Entre eles, pode-se citar reclames de firmas de capital 

alemão com representação brasileira, como a companhia de eletricidade Siemens, a agência de 

seguros Albingia, e a companhia de telégrafos Hasenclever & Co.; empresas teuto-brasileiras, 

como a cervejaria Brahma, a companhia de seguros Aachen & Munich, e a fábrica de chocolates 

Bhering; estabelecimentos como o Laboratório Daudt & Lagunilla, a Casa Hermanny e o 

                                           
31 “A guerra em família”. A Tribuna, 8 jan. 1916, n. 5837, p. 5. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

45 

Open Access 

restaurante Rorsenhalle; e profissionais liberais, como o médico e parteiro Alberto Friedmann, 

o dentista Oskar Stellmann e o advogado Guilherme Fischer Júnior. Associações étnicas como 

a Sociedade Germania e o Germania F.C. aparecem também entre os anunciantes. Algumas 

publicidades vinham escritas inteiramente em alemão, como a da Sociedade e os dos produtos 

do Laboratório Daudt & Lagunilla, que anunciavam o xarope Bromil fazendo referência ao 

imperador Guilherme II. 

A Revista Vozes de Petrópolis 

Outro periódico brasileiro apontado como um apoiador da causa alemã por Heinrich Hinden 

nas memórias da Sociedade Germania foi a revista Vozes de Petrópolis. Fundada em 1907 pela 

Ordem de S. Francisco, a Vozes não se restringia a assuntos religiosos. Era também uma revista 

científica e literária, como indicava o seu subtítulo. Os sumários expõem a variedade de temas 

abordados: religião e ciência; questões político-sociais; história e biografias; etnografia; 

imprensa; literatura e arte. Sua distribuição era nacional, em diferentes estados do país. 

A Vozes de Petrópolis dispôs grande atenção à Primeira Guerra Mundial desde julho de 1914. 

Nos primeiros cinco meses do conflito, a “guerra europeia” foi o tema mais abordado pela 

revista em seus artigos, tornando-se um dos seus principais assuntos. Duas seções foram criadas 

especialmente para a conflagração: “Miscelânea” e “A Guerra: ecos e comentários”. A primeira 

seção - “Miscelânea” - era um compilado de notícias e notas publicadas em diferentes jornais 

fluminenses e internacionais, comentadas pelos editores da Vozes. Já “A Guerra” trazia notícias 

e notas opinativas sobre diferentes tópicos relacionados ao conflito, como, por exemplo, a 

reação dos católicos à guerra. Esta seção era a mais extensa de toda a revista, ocupando 17 

páginas do total, e era assinada pelo editor Pedro Sinzig, sob o pseudônimo de Francisco de 

Lins. Recebeu diferentes títulos ao longo das edições de 1914 a 1917, como “Surpresas da 

guerra”, “O que há de novo na guerra”, “Do teatro da guerra” e “Novidades da guerra”. Entre 

1916 e 1917, os títulos desta seção expressavam a opinião de Francisco de Lins sobre o 

momento atual do conflito. 

A beligerância ocupava lateralmente outros espaços. Na seção “Dos nossos dias”, as breves 

notas sobre acontecimentos internacionais e sobre a política brasileira originalmente publicadas 

traziam também fatos sobre a conflagração. A autoria desta seção cabia ao escritor e jornalista 

Júlio Tapajós, que também era responsável pela “Crônica da Guerra”, na qual fazia uma análise 

sobre o estágio do conflito naquele momento. Era publicada esporadicamente, assim como a 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

46 

Open Access 

seção “A imprensa alemã e austríaca e a guerra”, apresentando uma cronologia dos últimos 

acontecimentos baseada em periódicos dos impérios alemão e austro-húngaro. 

Suas fontes declaradas de informação sobre o conflito eram cartas e jornais trazidos por vapores 

de nacionalidade neutra.32 Dos títulos estrangeiros, os diários católicos eram majoritariamente 

citados, como o alemão Kolnische Volkszeitung e o austríaco Reichspost. Títulos provenientes 

da Holanda, como o Nieuwe Rotterdamsche Courant, e da Itália, como o Corriere d’Italia, 

foram igualmente mencionados. Órgãos da propaganda alemã, como a agência Wolff e a revista 

Heraldo também foram mencionados. Da imprensa nacional, o jornal A Tribuna era 

constantemente citado, especialmente seus telegramas, reproduzidos com frequência na seção 

“Miscelânea”. Jornais católicos que circulavam entre núcleos de imigrantes germânicos no 

Brasil, como Deutsches Volksblatt, também tinham textos publicados na revista. 

Outras gazetas fluminenses foram mencionadas no quinzenário. Porém, em geral, para serem 

refutadas em suas notícias sobre o confronto. Jornais de posicionamento pró-Aliados, como o 

Jornal do Commércio, A Notícia e O Paíz, eram citados em tom de crítica. Já em agosto de 

1914, Pedro Sinzig reclamou da maneira como outros diários noticiavam a conflagração, 

sempre, em seu entendimento, de maneira desfavorável ao Império Alemão. “O telégrafo 

internacional está hoje nas mãos dos inimigos da Alemanha. Dizem que na Suíça são a 

Alemanha e a Áustria que propagam notícias falsas. Que os suíços se defendam e reajam!”, 

afirmava o frei, para emendar que “no Brasil, se dá o contrário, e é por isso que nos cumpre 

desfazer intrigas.”33 O frei – editor-chefe da revista – incorporou como um objetivo do 

periódico ser um “documento histórico em que se registra o que ocorre de mais importante 

sobre a guerra [...]”.34 Numa crítica direcionada ao jornal O Paiz, por seus comentários aos 

príncipes austríacos assassinados e ao imperador Francisco José, Sinzig afirmou: 

Não nos passa a ideia pela cabeça, nem por um momento, de convencer, ou de 
‘converter’ O Paiz. Queremos tão somente contribuir para a convicção, que um dia 
será vitoriosa, dos católicos, de que a imprensa atual não lhes dá o que, por direito, 
podem exigir, e que o diário católico, no Rio e nas outras capitais, é uma necessidade 

                                           
32 Em um dos seus textos, Sinzig exaltou a chegada do vapor holandês Tubantia, que, “depois de semanas passadas 
na maior ânsia”, trouxera cartas e jornais do teatro de guerra. Lins, F. “Marte reinando”. Vozes de Petrópolis, n. 
19, p. 1152, jul-dez. 1914. A Holanda era um dos países neutros que servia como entreposto aos materiais de 
propaganda alemã encaminhados ao exterior. Londres. National Archives. Memorandum on the German system of 
press control and propaganda. Setembro 1916, p. 16.  FO – 395-83. 
33 Sinzig, P. “A Guerra – Ecos e Comentários”. Vozes de Petrópolis, n. 17, pp. 1033-1034, 01 set. 1914. 
34 Sinzig, P. “A Guerra – Ecos e Comentários”. Vozes de Petrópolis, n. 17, pp. 1035, 01 set. 1914. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

47 

Open Access 

imprescindível. Os jornais que se dizem imparciais ou neutros foram caracterizados 
por Cristo: ‘Quem não é por mim, é contra mim.’35 

Ainda em algumas edições do ano de 1914, o seguinte recado foi direcionado a seus leitores, 

impresso antes da seção “A Guerra”: “Guardem as Vozes de Petrópolis! Desenrolam-se em 

nossos dias, acontecimentos tão assustadores e trágicos que mesmo as gerações futuras 

apreciarão ler documentos deste tempo”.36 No entendimento dos editores, essa profissão 

significava defender a Alemanha das supostas calúnias que lhe eram direcionadas, patrulhando 

outros órgãos da imprensa fluminense, apontando o que seriam, em seu entender, 

incongruências sobre o noticiário de guerra, e oferecendo contrapontos. 

A cobertura de guerra apresentada pela Vozes possuía algumas diferenças em relação ao que 

pode ser observado no jornal A Tribuna. Havia pouco uso de mapas, e fotografias do front 

alemão não eram reproduzidas na revista. Artigos escritos por autores alemães, austríacos ou 

de nacionalidade neutra, como argentinos e espanhóis, não eram replicados com frequência. No 

entanto, havia outros indicativos da aproximação do quinzenário e da Ordem dos Franciscanos 

com o esquema propagandístico daquele combatente. 

Assim como acontecia n’A Tribuna, a revista contava com apoio financeiro de casas de 

comércio e de empresas alemãs e teuto-brasileiras, comprovados pelos informes publicitários 

que acompanhavam cada edição. Outro anunciante constante da Vozes foi o Deutsche 

Südamerikanische Bank, instituição financiadora da propaganda bélica germânica, conforme 

visto acima. Além disso, em 1917 a tipografia da Vozes de Petrópolis traduziu para o português 

o livro Cultura alemã, catolicismo e guerra mundial. Réplica de defesa contra o livro La guerre 

allemande et le catholicisme, editado por Jorge Pfeilschifter, docente de teologia da 

universidade suíça de Freiburg. O livro reunia em dois volumes uma série de artigos escritos 

por acadêmicos e membros do clero de nacionalidade alemã e suíça, abordando temas como “A 

Alemanha católica e as missões entre os pagãos”, “O Império, o Imperador e a equiparação 

religiosa”, e ainda “O Kulturkampf (luta religiosa) francês e alemão em suas origens e 

consequências”. 

A publicação de monografias escritas por intelectuais, e sua tradução destinadas a países 

neutros, era uma estratégia comum ao sistema de propaganda germânico (Russ, 2022, p. 151). 

                                           
35 Lins, F. “O ódio diante de um velho féretro” Vozes de Petrópolis, n. 14, p. 887, 16 jul. 1914. 
36 Lins, F. “Marte reinando”. Vozes de Petrópolis, n. 19, p. 1152, 01 out. 1914. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

48 

Open Access 

Além disso, o embaixador brasileiro em Montevidéu teria apontado os franciscanos como 

importantes artífices da propaganda do Reich no Rio de Janeiro (Compagnon, 2014, p. 106). 

Cabe ressaltar que a propaganda alemã foi possível nos países neutros, inclusive nos latino-

americanos, graças à ação dos conectores. Nesta função, desempenhada por imigrantes e 

agentes diplomáticos, o principal objetivo era atingir a sociedade local e conquistar suas 

simpatias. No caso da revista Vozes de Petrópolis e do jornal A Tribuna, a existência desses 

personagens foram fundamentais para a articulação da narrativa em favor dos Impérios Centrais 

junto à população. Sujeitos que transitavam entre os Rio-Deutsche e os brasileiros, Lindolfo 

Collor e Pedro Sinzig atuaram nessa posição ao longo da guerra, intercruzando diferentes 

interesses. 

Os Intermediários: as Figuras de Lindolfo Collor e Pedro Sinzig 

Entre os personagens que atuaram na capital federal em prol da campanha alemã, destacam-se 

os nomes de Pedro Sinzig e Lindolfo Collor. O primeiro era alemão naturalizado brasileiro, 

enquanto o último se enquadra na categoria de falante do alemão. Em ambos os casos, eram 

indivíduos que se mostravam totalmente integrados à sociedade brasileira, porém mantendo sua 

ligação étnica junto às comunidades de alemães e teuto-brasileiros da capital federal. No 

período da guerra, atuaram como elos entre esses dois lados, em favor dos diferentes interesses 

existentes neste cruzamento. 

A atuação desses dois personagens expõe as alianças étnicas feitas pelas comunidades alemãs 

com as sociedades locais durante a Primeira Guerra Mundial. O conceito foi inicialmente usado 

por Panikos Panayi (2014a, p. 18) para mencionar o movimento de imigrantes teutos e seus 

descendentes para apoiarem as campanhas militares dos países em que residiam, em detrimento 

daquelas do Império Alemão, como forma de conter os ataques que sofriam como “inimigos 

estrangeiros”. Contudo, é pertinente identificar a partir da ideia de aliança étnica outra 

estratégia desenvolvida pelas comunidades alemãs no contexto do conflito mundial, no sentido 

de conter os danos provocados por sua exposição e perseguição enquanto minoria étnica. No 

caso dos núcleos localizados no Brasil, embora até abril de 1917 o Estado brasileiro tenha se 

mantido neutro, aqueles já sofriam efeitos negativos da conflagração, como demonstrado nos 

capítulos anteriores, fosse no âmbito material, fosse no âmbito simbólico. Tal situação de 

perseguição e ameaça apontou a necessidade de aproximação com os brasileiros, para que os 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

49 

Open Access 

esforços para preservação da imagem da comunidade e, por consequência, dos seus interesses, 

tivessem amplo alcance e, dessa feita, maior sucesso. 

Lindolfo Leopoldo Boeckel Collor era filho da primeira geração de imigrantes teutos vindos 

para o Brasil. Dominava o idioma alemão quando migrou da cidade de São Leopoldo, no Rio 

Grande do Sul, para o Rio de Janeiro em 1911. Ao invés de seguir os passos da família, ligada 

à área comercial, rumou para o ofício das letras, escrevendo em português. Tornou-se jornalista 

em algumas das principais gazetas do seu estado natal, o que lhe rendeu contatos que o levaram 

ao tradicional Jornal do Commércio. Portando uma carta de recomendação ao redator-chefe, 

João Lage, empregou-se ali e em algumas das maiores redações da capital federal, como O 

País, construindo um quadro de relações dentro da imprensa da cidade, tornando-se uma das 

figuras proeminentes de sua imprensa. 

Dois anos depois, em novembro de 1913, desligava-se de suas funções no Jornal do Commércio 

para trabalhar no gabinete do ministro da Agricultura de Hermes da Fonseca, Edwiges de 

Queirós. Em fevereiro de 1914, o jornalista que chegara ao Rio sem referências diretas casava-

se dentro da alta sociedade fluminense, com Hermínia de Sousa e Silva, filha de Luiz 

Bartholomeu. A ilustre lista de testemunhas mostra a distinção dos noivos: Félix Pacheco, 

diretor do Jornal do Comércio; Lauro Müller, ministro das Relações Exteriores; Pinheiro 

Machado, senador pelo Partido Republicano Rio-Grandense; e o escritor Coelho Netto. Embora 

possa se creditar a presença desses nomes ao prestígio de Luiz Bartolomeu, que também exercia 

o cargo de deputado federal paranaense em concomitância às suas funções de diretor d’A 

Tribuna e proprietário da empresa O Malho S.A., Collor parecia ter tecido uma rede de contatos 

própria entre alguns dos nomes mais proeminentes da cena política e intelectual do país. O 

exame das suas correspondências pessoais aponta uma proximidade com Félix Pacheco e 

Coelho Netto. Collor também era amigo pessoal de Pinheiro Machado, quem o introduziu ao 

PRR e onde aproximou-se de outra personalidade de destaque da política rio-grandense, Borges 

de Medeiros.37 

Em 1919, convidado por Borges de Medeiros para assumir a direção d’A Federação, jornal do 

PRR, firmou-se como um dos quadros políticos da legenda. Em 1921, com grande apoio da 

comunidade teuto-brasileira do Rio Grande do Sul, para quem discursava em alemão, iniciou 

sua carreira na magistratura política como deputado estadual (Lemos, 2010). Em 1923, elegeu-

                                           
37 Rio De Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil CPDOC/FGV. 
Arquivo Lindolfo Collor. LC 1913.00.00/ LC 13.01.29/LC 22.11.1913. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

50 

Open Access 

se deputado federal, retornando ao Rio de Janeiro. O nome de Lindolfo Collor estaria presente 

nos principais acontecimentos políticos da década de 30. Participou da Aliança Liberal, da qual 

redigiu o manifesto nacional. Com a derrota da coligação liderada por Getúlio Vargas e João 

Pessoa, foi um dos articuladores da Revolução de 30 e tornou-se o primeiro chefe da pasta do 

Ministério do Trabalho, após o movimento sair vitorioso. Contrariado com os rumos do governo 

de Vargas, partiu para a oposição, participando da Revolta Constitucionalista de 1932. Collor 

foi um dos exilados pelo Estado Novo, e recusou a condição dada por Oswaldo Aranha de não 

se envolver em política, para que pudesse retornar ao Brasil. Em concomitância à sua trajetória 

política, Collor manteve ativa sua atuação como homem da imprensa, apresentando-se como 

jornalista de profissão até o seu falecimento, em 1942.38 

No A Tribuna, foi um dos seus articulistas. Quando a folha adotou a narrativa pró-Alemanha, 

Lindolfo Collor era o seu editor-chefe. Ao longo do conflito, manteve dentro da empresa O 

Malho uma trajetória ascendente: em abril de 1918, foi anunciado o diretor da sociedade 

anônima, substituindo o sogro, Luiz Bartholomeu, que se afastava do comando da entidade.39 

Ao lado de Demétrio de Toledo e Raul Pereira Maia, Lindolfo Collor liderou o processo de 

modernização do vespertino, o que incluiu a remodelação das páginas e a compra de novo 

maquinário.40 

Provavelmente, foi por seu intermédio que a redação do vespertino se uniu aos esforços dos 

Rio-Deutsche e da legação diplomática liderada por Adolf Pauli, e colocou suas páginas à 

disposição da campanha dos Impérios Centrais. De acordo com a documentação britânica, o fez 

em troca da quantia de 1000 a 1500 francos mensais.41 Outro indicativo da atuação de Collor 

como possível conector dos interesses germânicos e teuto-brasileiros foi sua passagem pela 

Europa nos dois primeiros meses da guerra. Em setembro de 1914, Collor esteve na Suíça como 

enviado extraordinário e ministro plenipotenciário brasileiro, a mando do Ministério da 

Agricultura. Em 14 de setembro, esteve em Berlim, uma visita que pode ter selado acordos que 

viabilizaram a circulação da propaganda bélica no diário de seu sogro.42 Collor também 

mantinha laços que o aproximava das comunidades de imigrantes alemães, vide a presença de 

                                           
38 Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil CPDOC/FGV. 
Arquivo Lindolfo Collor. LC 1924.03.29. 
39 A Tribuna, 22 abr. 1918, n. 6531, p. 1. 
40 Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil CPDOC/FGV. 
Arquivo Lindolfo Collor. LC 18.06.04. 
41 A guide to the press of Central and South America. Watergate House, set. 1918, p. 41. 
42 Rio de Janeiro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil CPDOC/FGV. 
Arquivo Lindolfo Collor. LC 12.05.11. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

51 

Open Access 

Lauro Müller como padrinho de seu casamento. A partir da década de 20, Collor teve na 

comunidade alemã uma base de apoio importante para as suas ambições políticas, enquanto 

jovem quadro do Partido Republicano Rio-Grandense, discursando no idioma de seus pais 

quando precisava dirigir-se àquele grupo (Lemos, 2010). 

Já o franciscano Pedro Sinzig nascera em Linz, na Alemanha, em 1876. Transferiu-se para o 

Brasil ainda jovem, aos 17 anos, como noviço, juntamente com outros missionários 

franciscanos alemães. Primeiramente, estabeleceu-se em Salvador, Bahia, passando por Olinda, 

em Pernambuco, e Blumenau, em Santa Catarina. Em 1899, naturalizou-se brasileiro. Ao longo 

dos anos que esteve no Brasil, Sinzig manteve uma ativa vida intelectual. Foi poeta, romancista 

e estudioso de música sacra, escrevendo uma vasta obra sobre o assunto. Na sua trajetória, 

destaca-se sua atuação na imprensa, encabeçando o projeto para a criação de uma imprensa 

católica no país. 

Antes da guerra, Sinzig esteve em sua terra natal. Em 1910, antes da realização do Congresso 

dos Jornalistas Católicos, foi convidado pelo Reichstag para palestrar sobre sua atuação na 

imprensa brasileira, e “para conhecer melhor as organizações da imprensa alemã” (Sinzig apud 

Almeida, 2016, p. 342). Na ocasião, percorreu a Alemanha, Holanda e Roma, conseguindo 

doações que possibilitaram a compra de equipamentos para a Vozes de Petrópolis e para o 

Centro da Boa Imprensa, como uma impressora Windsbraut. 

O auxílio pecuniário deve ter lhe custado uma contrapartida. A Vozes de Petrópolis traduzia 

para o português textos em alemão e resenhas de publicações cuja autoria era teuto-brasileira. 

Dessa forma, a revista serviu também à apresentação de aspectos culturais da Alemanha, 

dialogando com a política de aproximação cultural do Império Alemão com o Brasil nas 

primeiras décadas do século XX. 

Por fim, Sinzig e Collor integraram segmentos das comunidades alemãs no Brasil destacados 

por sua proximidade à sociedade brasileira, o que corrobora suas posições como conectores em 

meio ao conflito. De acordo com Frederick Luebke (1989, p. 58), a juventude, residir em áreas 

urbanas, possuir alto grau de instrução, trabalhar no setor industrial e praticar o catolicismo, em 

geral aumentavam a probabilidade de o falante do alemão estabelecer conexões com a 

sociedade local. Embora identificados com o Deutschtum, a adoção de certas práticas tornava 

mais fluidas as fronteiras entre germânicos e brasileiros, como o aportuguesamento dos nomes 

e a exogamia (Luebke, 1989, p. 57-58). 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

52 

Open Access 

O Estado de Beligerância e a Imprensa Brasileira 

O colapso das relações entre o Brasil e o Império Alemão foi acompanhado pelo jornal A 

Tribuna e pela revista Vozes de Petrópolis. As sucessivas mudanças no status brasileiro 

ocorridas em 1917 – do rompimento diplomático com Berlim à declaração de guerra – 

provocaram alterações na linha editorial dos dois periódicos. A partir daquele ano, a 

beligerância ganharia novo tratamento das respectivas redações. 

Antes da crise de abril, A Tribuna já apresentava diferenças no tratamento da conflagração. O 

espaço dedicado às notícias sobre o conflito ficou reduzido a três colunas da primeira página, 

onde constavam apenas os telegramas encaminhados à redação. Artigos de opinião tornam-se 

menos frequentes do que em anos anteriores e limitados aos momentos críticos, como o reinício 

da guerra submarina irrestrita alemã, o desencadear da Revolução Russa e a entrada dos Estados 

Unidos no confronto. 

O bombardeamento do navio brasileiro Paraná, de início, foi abordado sob um tom ainda pró-

Reich. Em 7 de abril, a manchete dada ao acontecimento foi “O sinistro do Paraná”, amenizando 

o ocorrido.43 Tal intenção se respalda na publicação de uma rara entrevista com Adolf Pauli, 

que levantava dúvidas sobre o torpedeamento do navio por um submarino alemão. Juntamente 

à entrevista, havia uma nota do consulado geral da Alemanha, do ministro brasileiro em Berlim, 

Silvério Gurgel do Amaral, e falas ao jornal do diretor da Companhia de Comércio e 

Navegação, proprietária do Paraná, dando a entender que o caso ainda precisava de maiores 

averiguações. A cobertura buscava ainda desmentir represálias da população contra a 

comunidade alemã na cidade.44 Dois dias depois, no entanto, o vespertino alterou sua 

interpretação dos fatos.45 Impulsionado pelo acirramento das tensões diplomáticas entre Brasil 

e Império Alemão, tratava como certeza o rompimento das relações entre os dois países, 

trazendo a manchete “A América na guerra” para abrir aquela edição. Já o incidente naval foi 

apresentado como “afundamento” ao invés de “sinistro”.46 

                                           
43 O bombardeamento ao navio Paraná aconteceu em 05 de abril. No entanto, a edição do A Tribuna do dia 
seguinte ao ataque não foi encontrada para consulta. 
44 “O sinistro do Paraná. Uma entrevista com o ministro alemão. Notas e informações”. A Tribuna, 7 abr. 1917, 
n. 6215, p. 1. 
45 Ressalta-se que a edição do dia 08 de abril também não pode ser consultada, por não estar presente no acervo 
da Biblioteca Nacional. 
46 “América na guerra”. A Tribuna, 9 abr. 1917, n. 6216, p. 1. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

53 

Open Access 

O mês de abril marcou a expressiva transformação na postura do jornal no tocante ao conflito. 

No dia 10, a seção Em torno da guerra trouxe aos leitores traduções de artigos originalmente 

publicados na imprensa parisiense, como o Petit Parisien e o Information Universelle.47 No dia 

seguinte, a manchete “O Brasil a um passo da conflagração” foi ilustrada com uma grande 

gravura com o rosto dos chefes de Estado aliados, tendo ao centro e em destaque as feições de 

Wenceslau Brás.48 Críticas a Lauro Müller também foram publicadas ao longo daquele mês. O 

chanceler, outrora elogiado, foi acusado de “falta de prestígio pessoal e político”49. Quando se 

demitiu do cargo, em meio à suspensão da neutralidade, o editorial afirmou que 

[...] o desastre pessoal do Sr. Lauro Müller originou-se da sua famosa 
presunção de sagacidade política. Quis enganar a todos e não conseguiu 
enganar a ninguém. Comodista e politiqueiro por índole, acostumado a todas 
as transigências, entendeu que também nesta hora de excepcionais gravidades 
para o país poderia transigir com os interesses nacionais em favor das suas 
próprias conveniências. O erro foi-lhe funesto, e a queda não se fez esperar. É 
engano manifesto pensar que o Sr. Lauro Müller se conduzisse com tanta 
indecisão na gestão das relações exteriores, influenciado pelo seu atávico 
amor à Alemanha. Essa indecisão está na psicologia de S. Ex. Ela forma a 
parte essencial do substractum da sua personalidade.50 

O rompimento das relações entre Brasil e Alemanha resumiu o alinhamento com a narrativa 

germânica dos eventos. Todos os aspectos que identificavam o jornal com a estrutura da 

propaganda bélica germânica desapareceram. Informes publicitários de firmas, casas de 

comércio, profissionais liberais e de bancos alemães foram suprimidos, assim como o uso de 

gravuras, fotografias e outras ilustrações. Os telegramas, por sua vez, passaram a ser emitidos 

por Londres, Nova Iorque, Lisboa e Paris, além da Agência Americana.51 A saída do país de 

Adolf Pauli e sua comitiva, noticiada por várias edições, e os ataques contra os núcleos alemães 

de Porto Alegre, foram os últimos atos de simpatia do jornal com os teutos. Por sua vez, críticas 

contra o Kaiser e até mesmo contra os Rio-Deutsche foram publicadas ao longo dos dois últimos 

anos da guerra. 

No entanto, em contraponto ao aumento da participação do Estado brasileiro na guerra, o 

noticiário do conflito foi reduzido ainda mais entre 1917 e 1918. Em maio de 1917, a 

conflagração ocupava duas colunas do canto direito da primeira página; em junho, deixou o 

                                           
47 “Em torno da guerra”. A Tribuna, 10 abr. 1917, n. 6217, p. 4. 
48 A Tribuna, 11 abr. 1917, n. 6218, p. 1. 
49 “Brasil-Alemanha. A manifestação de hoje”. A Tribuna, 14 abr. 1917, n. 6221, p. 1. 
50 “A demissão de Lauro Müller”. A Tribuna, 03 mai. 1917, n. 6237, p. 1. 
51 Alguns telegramas continuaram com a assinatura A Tribuna. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

54 

Open Access 

frontispício para ser encontrada na segunda página. Ao final daquele mês, a guerra foi relegada 

à quarta página, enquanto a política interna brasileira reassumiu o protagonismo na gazeta. 

Porquanto os exemplares do trimestre de outubro, novembro e dezembro não estão disponíveis 

para consulta, não foi possível analisar a postura do jornal diante da declaração de guerra 

brasileira ao Império Alemão.52 Porém, o estudo das edições de 1918 disponíveis mostram não 

haver alteração na cobertura de guerra do vespertino por conta da mudança do status brasileiro. 

A conflagração seguia como um assunto secundário, eventualmente ocupando a primeira 

página, em função, por exemplo, de alguma batalha decisiva.53 

Já a revista Vozes de Petrópolis manteve a conflagração em evidência até abril de 1917. A seção 

assinada por Francisco de Lins permaneceu sendo publicada sem qualquer redução do seu 

espaço: continuou-se a reproduzir artigos publicados em outros jornais, e a indicação de livros 

que versavam sobre a guerra de uma perspectiva pró-Alemanha. Em março de 1917, a 

beligerância ganhou novo setor, através da colaboração fixa de Carlos de Laet. No entanto, a 

deterioração das relações diplomáticas teuto-brasileiras alterou por completo tais diretrizes. Ao 

contrário do jornal A Tribuna, a revista optou por suprimir a temática da guerra por completo, 

conforme anunciado na edição da segunda quinzena de abril. Lê-se a seguinte nota assinada 

pelos editores: 

Devido a uma ordem formal motivada pelas circunstâncias atuais, a redação 
desiste da publicação do artigo já composto e de qualquer outro sobre a guerra. 
Em compensação, procurará tornar ainda mais interessante e proveitosa a 
leitura da revista, por duplo cuidado na escolha da matéria.54 

Desde então, o conflito deixou de ser referido e comentado pelo periódico. A seção exclusiva à 

guerra foi substituída por “A voz do episcopado”, onde eram publicadas notícias sobre a Santa 

Sé; indicação de livros alemães, críticas e detratações aos Aliados não aconteciam mais. Na 

seção “Dos nossos dias”, notícias da Alemanha e da Áustria tornaram-se inconstantes, quando 

não eram completamente excluídas. A suspensão da neutralidade e a declaração de guerra ao 

Império Alemão não tiveram qualquer referência na revista, que voltou a focar na construção 

de uma imprensa alinhada a diretrizes católicas.55 Do período anterior a abril de 1917, restou 

                                           
52 Segundo a equipe da divisão de periódicos da Biblioteca Nacional, os exemplares estão por demais danificados 
para serem disponibilizados para consulta aos pesquisadores. 
53 Os exemplares dos anos de 1918, vale recordar, estão com a sequência diária fragmentada. 
54 “Aos nossos leitores”. Vozes de Petrópolis, 16 abr. 1917, n. 8, p. 491. 
55 Essa afirmação pôde ser extraída da leitura dos índices referentes aos meses de outubro e dezembro de 1917, 
pois, assim como ocorreu com A Tribuna, as edições da Vozes referentes a esse período não estão disponíveis para 
consulta no acervo da Biblioteca Nacional. 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

55 

Open Access 

apenas os informes do Deutsche Südamerikanische Bank, que se conservou como anunciante 

ao longo de 1917 e 1918. Esta permanência pode ser interpretada como uma demonstração das 

ligações anteriores entre a equipe da Vozes e instituições alemãs, simpática aos interesses 

políticos-comerciais teutos no país. A guerra voltaria a ser mencionada somente na assinatura 

do armistício. Na seção “Dos nossos dias”, no tópico dedicado a Alemanha, lia-se: “A 

Alemanha assinou o armistício com os aliados, devendo o mesmo durar 36 dias. Está assim, 

felizmente, terminada a guerra”.56 

Não se pode ignorar que as mudanças na abordagem da conflagração pelos dois órgãos sofreram 

a provável influência da censura, implementada após a declaração de guerra.57 No Brasil, a 

censura atingiu três meios de comunicação: o telégrafo, os correios e a imprensa. A maior 

capilaridade dos impressos e periódicos entre a população podem justificar o fato de ter sido 

esse setor da comunicação o primeiro a ser limitado por restrições ditadas pelo governo federal. 

Em 27 de outubro de 1917, um dia após a declaração de guerra, o gabinete de Wenceslau Brás 

tornava público um conjunto de 14 proibições que recaiam sobre imprensa: entre elas, a 

proibição de publicações em língua alemã, de informações militares ou consideradas potenciais 

incitação à desordem. 

Considerações Finais 

O presente artigo buscou analisar de maneira breve a forma como se construiu uma imprensa 

favorável a Alemanha no Rio de Janeiro, durante a Primeira Guerra Mundial. Rompendo com 

o favoritismo aliado demonstrado pelos periódicos da capital, o jornal A Tribuna e a revista 

Vozes de Petrópolis narraram o conflito a partir de uma perspectiva germânica. Utilizando-se 

de fontes ligadas ao Reich e ao sistema de propaganda bélica, buscaram não apenas informar 

os seus leitores sobre o que se passava naquela linha de frente, mas formar uma opinião pública 

simpática à causa alemã. 

Uma das motivações das respectivas redações ao assumirem tal postura pode ser percebida na 

proximidade com os Rio-Deutsche, a comunidade de imigrantes alemães e teuto-brasileiros 

residentes no Rio de Janeiro. Esta se fez presente nas seções de anúncios de ambos os 

periódicos, com empresas, casas de comércio e serviços ligados à comunidade compondo parte 

                                           
56 “Dos nossos dias”. Vozes de Petrópolis, 16 nov. 1917, n. 28, p. 1364. 
57 As informações a respeito da instalação da censura no Brasil durante a Primeira Guerra Mundial foram extraídas 
da tese de Fernanda Bana Arouca (2023, p. 89-111). 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

56 

Open Access 

significativa da publicidade. Outro indício dessa relação são os nomes que estiveram no 

comando das edições nos anos da guerra, o frei Pedro Sinzig e o jornalista Lindolfo Collor. 

Enquanto o primeiro era um alemão naturalizado brasileiro, o segundo tinha ascendência 

germânica, o que é um demonstrativo da sensibilidade para a presença alemã no conflito e os 

ataques sofridos por aquele país na imprensa local. 

Por fim, podemos concluir que a Primeira Guerra Mundial assumiu diferentes nuances no 

Brasil. Embora o governo de Venceslau Brás tenha se mantido neutro, a sociedade, em seus 

diferentes setores, produziu interpretações diversas sobre os acontecimentos. A imprensa 

germanófila fluminense aparece, portanto, como um demonstrativo dos interesses e 

representações que o conflito mundial suscitou no país. 

Referências 

Abranches, D. A Ilusão Brasileira. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1917. 

Anderson, Benedict. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. 

São Paulo: Companhia das Letras, 2008. 

Arouca, F. B. Para Além das Trincheiras: propaganda, censura e narrativa da Primeira Guerra Mundial 

no Brasil (1914-1918). Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História Social, 

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2023. 

Barbosa, M. Os Donos do Rio. Imprensa, poder e público. Rio de Janeiro: Vício de Leitura, 2000. 

Becker, Jean-Jacques. A opinião pública. In: Rémond, R. (org.). Por uma História Política. Rio de 

Janeiro: FGV, 2003. pp. 185-211. 

Beurier, J. ‘Press/Journalism (France)’. International Encyclopedia of the First World War. Berlin: 

Freie Universität Berlin, 2014. Disponível em: https://encyclopedia.1914-1918-

online.net/article/pressjournalism-france/. Acesso em: 14 fev. 2025. 

Broca, B. A Vida Literária no Brasil: 1900. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960. 

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, CPDOC/FGV. Arquivo 

Lindolfo Collor.  

Compagnon, Olivier. O Adeus à Europa. A América Latina e a Grande Guerra. Rio de Janeiro: Rocco, 

1960. 

Fundação Biblioteca Nacional – Seção Periódicos [A Tribuna – 1914-1918; Vozes de Petrópolis – 

1914-1918] 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

57 

Open Access 

Garambone, Sidney. A Primeira Guerra Mundial e a Imprensa Brasileira. Rio de Janeiro: Mauad, 

2007. 

Gértz, R. ‘Germanismo’. In: Gértz, R. O Perigo Alemão. Porto Alegre: UFRGS, 1991. pp. 32-45. 

Hinden, H. Deutsche und deutscher Handel in Rio de Janeiro - Ein hundertjähriges Kulturbild zur 

Zentenar Feire der Gesellschaft “Germania” (1821-1921). Rio de Janeiro: s/ed, 1922. 

Keisinger, F. Press: journalism. International Encyclopedia of the First World War. Berlin: Freie 

Universität Berlin, 2014. Disponível em: https://encyclopedia.1914-1918-

online.net/article/pressjournalism/ >. Acesso em: 20 jan. 2025. 

Lemos, R. “Lindolfo Collor”. In: Abreu, Alzira Alves de et al (coord.). Dicionário Histórico-

Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPDOC, 2010. Disponível em: 

https://www18.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/lindolfo-leopoldo-boekel-collor 

Acesso em: 05 fev. 2023.  

Luebke, F. C. Germans in Brazil: a comparative history of cultural conflict during World War I. 

Louisiana: Louisiana State University Press, 1987. 

Melville, L. German Propagandist Societies. Washington: Government Printing Office, 1918.  

Meynaud, Jean. Os Grupos de Pressão. Lisboa: Publicações Europa-América, 1966. 

MI 7. A Guide to the Press of Central and South America. Watergate House, set. 1918. Disponível 

em: https://books.google.com.br/books?id=aI1DAQAAMAAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR. 

Acesso em: 20 jul. 2022. 

Michahelles, M. A ‘Colônia Alemã’ do Rio de Janeiro: a Sociedade Germania e a construção de uma 

identidade teuto-brasileira. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em 

História, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2003. 

Needell, J. D. Belle Époque Tropical: Sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do 

século. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 

Panayi, P. Germans as Minorities during the First World War: Global Comparative Perspectives. In: 

Panayi, P. (ed.) Germans as Minorities during the First World War. New York: Routledge, 2014. 

pp. 3-25. 

Pinheiro, L.; Silva, Bartolomeu Sousa e. “Lindolfo Collor”. In: Abreu, Alzira Alves de et al (coord.). 

Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: CPDOC, 2010. Disponível em: 

https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/SILVA,%20Bartolomeu%20Sousa 

%20e.pdf.  Acesso em: 06 jan. 2023. 

Pires, L. ‘Os Rio-Deutsche e a construção da campanha germanófila no Brasil durante a Primeira Guerra 

Mundial’. Buenos Aires, n. 8, pp. 31-51, jul.-dez., 2025. Disponível em: 



Revista CEDEPEM, Pelotas, RS, Vol. 5, N. 1, Jan./Abr,. Ano 2025. ISSN: 2763-8111. 
[Dossiê “A Grande Guerra de 1914-18: debates e perspectivas”] 

 

58 

Open Access 

http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/historiayguerra/article/view/15989/14920. Acesso em: 

21 jan. 2026. 

Pires, L. Intelectuais nas Trincheiras. Curitiba: Appris, 2019. 

Rinke, S. Latin America and the First World War. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. 

Russ, C. ¡A los Americanos! Deutsche Propaganda in Lateinamerika Während des Ersten 

Weltkrieges (1914-1918). Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 2022. 

The National Archives – Foreign Office (FO). America – News Department (1916-1918), [s.d], pp.395-

83. 

Welch, D. Germany and Propaganda in World War I: Pacifism, Mobilization and Total War. 

Londres: Bloomsbury Publishing, 2014. 


