Densidade básica e dimensões celulares da madeira em clones de Eucalyptus urophylla, aos oito anos de idade

  • Patrícia da Silva Paulino Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
  • Israel Luiz de Lima Instituto Florestal São Paulo Seção Madeiras e Produtos Florestais

Resumo

O uso industrial da madeira do gênero Eucalyptus é altamente relevante no Brasil. Entretanto, são necessárias novas pesquisas de melhoria de produtividade das florestas e qualidade da madeira são indispensáveis. Assim, é necessário testar novos materiais genéticos das diferentes espécies desse gênero. Este estudo teve como objetivo caracterizar a densidade básica
e as dimensões celulares da madeira de quatro clones de Eucalyptus urophylla proveniente de plantio, da região de Esplanada, no estado da Bahia (Brasil). Quatro árvores de cada clone, com 8 anos de idade, foram coletadas e dessas foram tomadas duas toras. As mesmas foram desdobradas, retiradas tábuas e reduzidas na forma de amostras para a realização dos ensaios da densidade básica e dimensões celulares. Os resultados mostraram que entre os clones ocorreram diferenças significativas para: densidade básica, frequência de vaso, porcentagem total de vaso, altura de raio e diâmetro de raio. A posição da tora na altura da árvore diferiu somente para a frequência de vaso.

Biografia do Autor

Patrícia da Silva Paulino, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Doutoranda do Curso de Pós Graduação em Ciência do Solo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Israel Luiz de Lima, Instituto Florestal São Paulo Seção Madeiras e Produtos Florestais
possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Ciência e Tecnologia de Madeiras [Esalq] pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisador científico VI do Instituto Florestal do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais: efeito do manejo florestal na qualidade da madeira de espécies exóticas e nativas; Melhoramento genético da qualidade da madeira de espécies exóticas e nativas; Processamento mecânico da madeira; Tensão de crescimento; Propriedades físicas e mecânicas das madeiras; Relações água-madeira e secagem.
Publicado
2018-02-05
Seção
Artigo original (Original research)