Densidade básica e dimensões celulares da madeira em clones de Eucalyptus urophylla, aos oito anos de idade
Resumo
O uso industrial da madeira do gênero Eucalyptus é altamente relevante no Brasil. Entretanto, são necessárias novas pesquisas de melhoria de produtividade das florestas e qualidade da madeira são indispensáveis. Assim, é necessário testar novos materiais genéticos das diferentes espécies desse gênero. Este estudo teve como objetivo caracterizar a densidade básicae as dimensões celulares da madeira de quatro clones de Eucalyptus urophylla proveniente de plantio, da região de Esplanada, no estado da Bahia (Brasil). Quatro árvores de cada clone, com 8 anos de idade, foram coletadas e dessas foram tomadas duas toras. As mesmas foram desdobradas, retiradas tábuas e reduzidas na forma de amostras para a realização dos ensaios da densidade básica e dimensões celulares. Os resultados mostraram que entre os clones ocorreram diferenças significativas para: densidade básica, frequência de vaso, porcentagem total de vaso, altura de raio e diâmetro de raio. A posição da tora na altura da árvore diferiu somente para a frequência de vaso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-02-05
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2018 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.