Geração de créditos de carbono na queima de metano na carbonização
Resumo
Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a redução de metano (CH4) obtida com a queima dos gases oriundos do processo de carbonização. Foram realizadas duas carbonizações, com e sem a queima dos gases, a fim de se determinar a redução da emissão do gás CH4. Para a obtenção da vazão mássica do referido gás foram combinadas as variáveis ambientais de temperatura e pressão com as variáveis do processo de carbonização, como a pressão diferencial do fluxo e vazão volumétrica dos gases. Como resultados, obteve-se uma combustão eficiente dos gases de efeito estufa, com redução equivalente de 99,8% do gás CH4. Além disso, em um ano, observou-se uma redução de 21,45 ton.CO2e, o que corresponde a uma receita anual em créditos de carbono de R$ 33,50. Pode-se concluir que a utilização de uma fornalha acoplada ao forno de carbonização possui contribuição efetiva na mitigação da emissão dos gases do efeito-estufa.
Publicado
2018-11-22
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2018 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.