Reação da densidade e das propriedades mecânicas de três espécies amazônicas submetidas a ensaio de campo
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a resistência natural, a densidade e as propriedades mecânicas de três espécies amazônicas, utilizadas na construção civil, quando submetidas a ensaio de campo. Para tanto, foram utilizados 36 corpos de prova das espécies Bagassa guianensis (tatajuba), Dinizia excelsa (angelim vermelho) e Vochysia maxima (guaruba), com dimensões de 2x2x30 cm (radial, tangencial e longitudinal), em dois ambientes de apodrecimento. No período de oito meses, os corpos de prova foram periodicamente pesados e avaliados por um critério de notas para determinação do índice de deterioração. Posteriormente, os corpos de prova foram submetidos à ensaios destrutivos, onde foram determinadas, as cargas de compressão normal, compressão paralela e flexão estática. A madeira de guaruba apresentou a menor resistência natural considerando os valores apresentados do índice de deterioração e análise das variáveis. A aplicação do teste mecânico mostrou-se eficaz para determinar a espécie mais apropriada na utilização de peças estruturais, contudo estudos adicionais devem ser realizados para confirmação.
Copyright (c) 2018 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.

https://orcid.org/0009-0007-3945-9715