Reação da densidade e das propriedades mecânicas de três espécies amazônicas submetidas a ensaio de campo
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a resistência natural, a densidade e as propriedades mecânicas de três espécies amazônicas, utilizadas na construção civil, quando submetidas a ensaio de campo. Para tanto, foram utilizados 36 corpos de prova das espécies Bagassa guianensis (tatajuba), Dinizia excelsa (angelim vermelho) e Vochysia maxima (guaruba), com dimensões de 2x2x30 cm (radial, tangencial e longitudinal), em dois ambientes de apodrecimento. No período de oito meses, os corpos de prova foram periodicamente pesados e avaliados por um critério de notas para determinação do índice de deterioração. Posteriormente, os corpos de prova foram submetidos à ensaios destrutivos, onde foram determinadas, as cargas de compressão normal, compressão paralela e flexão estática. A madeira de guaruba apresentou a menor resistência natural considerando os valores apresentados do índice de deterioração e análise das variáveis. A aplicação do teste mecânico mostrou-se eficaz para determinar a espécie mais apropriada na utilização de peças estruturais, contudo estudos adicionais devem ser realizados para confirmação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-11-22
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2018 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.