Resíduo de madeira de eucalipto e adesivo tânico em painéis aglomerados
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a utilização de serragem proveniente do seccionamento transversal de toras de eucalipto de uma destopadeira para produção de painéis aglomerados. Foram produzidos painéis com densidade nominal de 0,60 g.cm-3 e partículas que passassem pela peneira de 2 mm e ficassem retidas na peneira de 1,5 mm. Foi utilizado o adesivo ureia formaldeído puro e em associação com uma solução de tanino comercial de Acacia mearnsii (1:1) com água destilada. Aplicou-se às partículas adesivo nas proporções de 0%, 2%, 5%, 10% e 15% em substituição ao adesivo químico comercial. As seguintes propriedade físicas e mecânicas dos painéis foram analisadas: absorção de água após 2 e 24 horas de imersão, densidade aparente, inchamento em espessura após 2 e 24 horas de imersão, ligação interna, arranchamento de parafuso (topo e face) e flexão estática. Os resultados indicaram que para os painéis confeccionados, o tipo de partícula, conjuntamente com os adesivos modificados pelo tanino, apresenta potencialidade limitada de uso, indicando qualidade inferior aos do adesivo comercial ureia formaldeído.
Copyright (c) 2017 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.

https://orcid.org/0009-0007-3945-9715