Massa específica da madeira, rendimento da laminação e qualidade das lâminas de Pinus patula Schltdl & Cham

  • Everton Lorenzett Tavares Eng. Florestal, Departamento de Engenharia Florestal, Universidade Estadual do Centro-Oeste; BR 153, Km 07, Irati, PR.
  • Éverton Hillig Doutor, Departamento de Engenharia Florestal, Universidade Estadual do Centro-Oeste; BR 153, Km 07, Irati, PR.
  • Ezaquel Bednarczuk
  • João Fábio Machado
  • Erick Mustefaga

Resumo

Este estudo teve como objetivos determinar a massa específica básica da madeira, o rendimento da laminação e a qualidade das lâminas obtidas de Pinus patula; comparar os valores dessas variáveis com as obtidas para a tradicionalmente utilizada espécie Pinus taeda; e avaliar os efeitos da classe de diâmetro da árvore e da posição da madeira ao longo do fuste nestas variáveis, em árvores de três diferentes classes de diâmetro e com idade de 12 anos. Foram utilizadas árvores de três classes de diâmetro à altura do peito (17 a 22,99; 23 a 32,99 e E 33 cm) plantadas no município de Bituruna-PR. Verificou-se que a madeira de Pinus patula apresentou menor massa específica básica e que as suas árvores apresentaram maior número de toras passíveis de laminação e maior volume de madeira laminável que as de Pinus taeda. O rendimento médio em laminação não apresentou diferença estatística entre as duas espécies e a qualidade das lâminas também foi semelhante.
Publicado
2018-07-10
Seção
Artigo original (Original research)