Avaliação da torrefação da madeira em curtos tempos de residência em um reator tipo rosca sem fim
Resumo
A torrefação da madeira permite melhorar algumas características consideradas indesejáveis para o uso energético, como baixo poder calorífico e alta umidade de equilíbrio. Para obtenção de um produto de qualidade e aumento produtividade do processo, são necessários estudos de melhorias na eficiência dos sistemas de torrefação. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de um reator tipo rosca sem fim para torrefação de partículas de madeira de pinus em curtos tempos de residência. A madeira foi submetida à torrefação nas temperaturas de 210, 250 e 290 °C e nos tempos de residência de 3, 6 e 9 minutos. O desempenho do reator foi avaliado pelo rendimento em massa e em energia e perfil térmico da parte de torrefação. A qualificação energética da madeira foi feita por meio da umidade de equilíbrio higroscópico, densidade a granel, poder calorífico superior e útil, e densidade energética. O reator apresentou viabilidade técnica para torrefação de partículas de madeira em curtos tempos de residência. A torrefação promoveu significativa perda de massa, obtenção de madeira torrificada com alto rendimento energético e com melhores propriedades, principalmente, com maior densidade energética.
Publicado
2018-10-11
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2018 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.