Avaliação de viabilidade técnica da produção de madeira serrada de árvores de Eucalyptus benthamii de rotação reduzida
Resumo
O Eucalyptus benthamii está sendo plantado em Santa Catarina via incentivos, no entanto, o uso adequado da espécie necessita estudos específicos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito do diâmetro de toras e do modelo de desdobro na produção de madeira serrada de Eucalyptus benthamii provenientes de árvores com seis anos. Foram selecionadas 42 toras, deduas classes diamétricas (20-24,9 e 25-29,9 cm), submetidas a três modelos de desdobro (Modelo 1: em bloco, Modelo 2: em bloco com uma face curva e Modelo 3: radial) que compreenderam seis tratamentos. Para cada tratamento, foi determinado o volume de toras pelo método de Newton. Ao final dos processos de desdobro e secagem, as tábuas produzidas tiveram suasdimensões e rachaduras mensuradas para a determinação do rendimento em madeira serrada. Os resultados obtidos demonstraram que o rendimento em madeira serrada foi mais influenciado pelo modelo de desdobro, do que pela classe diamétrica. Para o sistema de desdobro após a secagem, o modelo 2 foi superior aos demais na classe inferior, e os modelos 2 e 3 foramequivalentes na inferior. Todos os rendimentos obtidos foram baixos, o que demonstra que o desdobro do Eucalyptus benthamii com idade reduzida não é indicado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-04-21
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2018 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.