Qualidade da tora e da madeira de clones de Eucalyptus para utilização na indústria de madeira serrada
Resumo
O estudo foi desenvolvido para avaliar o potencial de cinco novos clones de eucalipto para a produção de madeira serrada. Foram utilizadas toras de três clones do híbrido Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla, um clone de Eucalyptus grandis e um clone de Eucalyptus urophylla. Em todos os materiais genéticos foram avaliados a porcentagem de cerne, o índice de rachaduras de topo das toras e das tábuas, o arqueamento e o encurvamento verde e seco nas tábuas. Houve influência significativa dos clones na qualidade das toras e na qualidade da madeira serrada. Para o arqueamento (verde e seco) e encurvamento (verde) todos os clones foram classificados com empenamento leve. Após o desdobro, os clones 3 (Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla), clone 4 (Eucalyptus grandis) e clone 5 (Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla) apresentaram rachadura leve. Sendo assim, os clones 3, 4 e 5 mostraram-se como potenciais fontes de matéria prima para produção de madeira serrada.
Publicado
2018-11-22
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2018 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.