Painéis compensados sarrafeados produzidos com Pinus oocarpa, Castilla ulei e Acrocarpus fraxinifolius
Resumo
O objetivo deste trabalho foi estudar as propriedades físicas e mecânicas de compensados sarrafeados produzidos a partir de resíduos das madeiras de Pinus oocarpa, Castilla ulei e Acrocarpus fraxinifolius. Essas espécies constituíram o miolo dos painéis, enquanto as capas foram produzidas com lâminas de Pinus oocarpa. Foram analisadas as seguintes propriedades das madeiras: densidades básica e aparente, retratibilidade, umidade, módulos de elasticidade e ruptura no ensaio de flexão estática. O adesivo PVA foi utilizado na colagem dos sarrafos e das lâminas. Utilizou-se a gramatura de 160g/m² entre os sarrafos e 320g/m² na colagem das lâminas. Os painéis foram produzidos com dimensões de 300x300x28mm. Foram avaliadas as seguintes propriedades: umidade; densidade aparente; absorção de água; cisalhamento na linha de cola e os módulos de elasticidade e ruptura no ensaio de flexão estática. Os resultados para as propriedades físicas das madeiras mostraram que não houve diferença significativa entre as espécies. Já para as propriedades avaliadas para os painéis compensados sarrafeados, a madeira de Pinus oocarpa presente na capa e miolo proporcionou o maior valor médio para módulo de ruptura e módulo de elasticidade, paralelo e perpendicular.
Publicado
2018-10-11
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2018 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.