Influência do diâmetro da madeira de eucalipto na produtividade e propriedades do carvão vegetal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi estudar a influência do diâmetro da madeira de eucalipto na produtividade e nas propriedades do carvão vegetal. A carbonização foi realizada em forno circular de alvenaria com capacidade volumétrica de 12 st, acoplado a uma fornalha para combustão dos gases. Foi analisada a madeira de Eucalyptus sp., em duas classes de diâmetro, de 7-12 cm e 13-18 cm. Para a determinação das propriedades do carvão vegetal foram coletadas amostras em três posições equidistantes do forno, com distância de 1 metro entre os pontos de coleta, considerando o no sentido da porta para fundo do forno. As carbonizações realizadas com madeira de menor diâmetro apresentaram redução de 14,86% do tempo de carbonização. O rendimento gravimétrico em carvão vegetal para as classes de menor e maior diâmetro foram de 33,62% e 31,67%, respectivamente. Os valores obtidos para análise química imediata do carvão para ambas as classes estão de acordo com o desejável para uso siderúrgico. Os valores de friabilidade para ambas as classes foram classificados como pouco friáveis. Entretanto, o carvão produzido com madeira de menor diâmetro teve menor percentual de geração de finos. A carbonização utilizando madeira de menor diâmetro apresentou maior produtividade em carvão vegetal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-27
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2020 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.