Potencial da desmetilação da lignina na produção de adesivo para colagem de lâminas de madeira
Resumo
A lignina, maior fonte natural de polímero aromático fenólico, apresenta grande potencial para ser utilizado na síntese de novos adesivos, desde que sua reatividade seja alterada com a modificação de sua estrutura química. Diante disso, o objetivo do trabalho foi analisar a resistência ao cisalhamento na linha de cola da madeira de Eucalyptus sp., a partir da utilização de adesivos produzidos com lignina Kraft desmetilada com ácido clorídrico e fenolada. Foram utilizados seis tipos de adesivos, o comercial fenol-formaldeído, o sintetizado no Laboratório de Painéis e Energia da Madeira, o adesivo de lignina fenolada e três adesivos preparados com lignina desmetilada com ácido clorídrico no volume de 40 ml, 60 ml e 80 ml. Os adesivos foram caracterizados e utilizados para a colagem de lâminas, que foram submetidas ao teste de resistência ao cisalhamento por tração. Foi observado que os corpos-de-prova colados com o adesivo de lignina desmetilada (HCl-60ml) atingiram valores de resistência (5,18 MPa) superiores aos demais tratamentos. Dessa forma, os adesivos compostos com lignina desmetilada com ácido clorídrico e fenolada apresentam potencial de uso na fabricação de adesivos para colagem de lâminas de madeira.
Copyright (c) 2020 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.

https://orcid.org/0009-0007-3945-9715