Caracterização colorimétrica e da massa específica das madeiras comercializadas no Mato Grosso
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo caracterizar quantitativamente a cor e a massa específica da madeira das principais espécies comercializadas no estado de Mato Grosso. Foram selecionadas as trinta espécies mais comercializadas em Mato Grosso, segundo dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Foram determinados os parâmetros colorimétricos (L*, a*, b*, C e h) a partir do sistema CIEL*a*b*, sendo realizada uma leitura no plano tangencial e outra no transversal, e também se determinou a massa específica aparente. Foram realizados o teste de Scott-Knott com posterior análise multivariada de Cluster e correlação de Pearson para o plano tangencial e massa específica, e realizou-se o teste de média para comparação dos parâmetros colorimétricos entre os planos tangencial e transversal. A partir da análise multivariada de Cluster, as madeiras foram separadas em três grupos. O primeiro grupo apresenta madeiras mais claras e com menores massas específicas, o segundo grupo as madeiras apresentaram dominância das colorações amarelo-amarronzado e marrom-claro e obtiveram valores intermediários para a massa específica em relação aos outros grupos, já o terceiro grupo as madeiras foram as mais escuras e obtiveram maiores massas específicas. A luminosidade, saturação e ângulo de tinta tiveram correlação com a massa específica.
Publicado
2020-03-10
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2020 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.