Análise do potencial de biomassa residual no Algarve, Portugal, baseada em SIG
Abstract
O presente estudo avalia o potencial dos resíduos florestais (azinheira, sobreiro, eucalipto, pinheiro bravo, pinheiro manso e castanheiro), parte dos agrícolas (olival e vinhas) e biomassa proveniente de matos e espécies invasoras na região do Algarve, Portugal, e mapeia sua disponibilidade em um raio de coleta de 30 km em torno de todos os pontos de uma malha de 250 m de tamanho de célula que cobre a região. Foi utilizado um Sistema de Informação Geográfica (ArcGIS), o mapa de uso do solo de Portugal e as produtividades de resíduos das espécies de interesse publicadas por outros autores. Se obteve um potencial total de biomassa residual para o Algarve de 96.905 t seca/ano, das quais 65.543 t seca/ano provêm de florestas, se destacando as florestas de pinheiro manso (25,0%) e de eucalipto (19,5%), e 26.322 t seca/ano (27,2%) de matos. Na região centro-oeste do Algarve foi onde se atingiram valores de biomassa residual acima de 30 kt seca/ano para uma área de coleta de raio de 30 km. A quantidade de resíduos indica, do pondo de vista da disponibilidade de recurso, que é possível abastecer pequenas/médias centrais de valorização energética de biomassa residual a implementar na região.
Downloads
Copyright (c) 2020 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The Brazilian Journal of Wood Science has the right to modify the scientific research in any hypotheses (grammar or spelling).
Upon acceptance of the manuscript, the Brazilian Journal of Wood Science has its copyright for online reproduction and publication.

https://orcid.org/0009-0007-3945-9715