Propriedades físicas dos bambus das espécies Phyllostachys aurea e Bambusa tuldoides após tratamento térmico
Resumo
O bambu, apesar de versátil e abundante, apresenta baixa estabilidade dimensional e o tratamento por modificação térmica pode melhorar esta propriedade, diversificando e ampliando o seu uso. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tratamento térmico nas propriedades físicas de duas espécies de bambu Phyllostachys aurea e Bambusa tuldoides. O tratamento foi realizado em diferentes condições de temperatura (160, 180 e 200ºC) e tempo (15, 30 e 45 minutos). A modificação térmica alterou as densidades básica e aparente das espécies Phyllostachys áurea. A temperatura de 200oC reduziu a densidade aparente e a contração volumétrica de Bambusa tuldoides e reduziu a taxa de absorção de água e o teor de umidade de equilíbrio de ambas as espécies.
Publicado
2020-07-27
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2020 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.