COMPORTAMENTO REOLÓGICO DA MADEIRA E DERIVADOS
Resumo
A madeira, assim como outros materiais utilizados em construção, sofre redução na rigidez ou na resistência quando submetida a carregamentos de longa duração. Esse fenômeno tem importância considerável na avaliação da capacidade de resistência dos elementos estruturais. Mecanicamente a madeira se comporta como um sólido elástico e obedecendo as leis de resistência dos materiais. Entretanto, com o passar do tempo, os elementos estruturais de madeira submetidos a cargas permanentes ou cíclicas sofrem deformações, o que denota o comportamento viscoelástico. Esse comportamento depende principalmente da intensidade e duração da carga. No presente estudo, foi realizada uma revisão a respeito desse fenômeno, evidenciando suas causas e efeitos, visando o seu melhor entendimento, o qual é essencial para o uso adequado e eficiente da madeira e de seus derivados.
Publicado
2010-05-09
Edição
Seção
Revisão de literatura (Review article)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.