EFEITO DE PRÉ-TRATAMENTOS NA TAXA DE SECAGEM DA MADEIRA DE Hovenia dulcis Thunb.

  • Magnos Alan Vivian UFSM
  • Rafael Beltrame UFSM
  • Karina Soares Modes UNIR
  • Joel Telles de Souza UFSM
  • Diego Martins Stangerlin UFMT
  • Darci Alberto Gatto UFPel
  • Elio José Santini UFSM
  • Clovis Roberto Haselein UFSM

Resumo

O estudo teve por objetivo avaliar o efeito de pré-tratamentos na taxa de secagem da madeira de uva-do-japão (Hovenia dulcis Thunb.). Para isso, amostras de madeira com dimensões de 2,0 x 10,0 x 20,0 cm (E x L x C) foram submetidas aos pré-tratamentos de imersão em água quente e de congelamento. Os pré-tratamentos foram conduzidos em um tanque térmico a 85ºC (aquecimento) e em freezer a -18ºC (congelamento), onde as amostras permaneceram durante 12 ou 24 horas para ambos os casos. Posteriormente, as amostras de madeira foram submetidas à secagem em estufa elétrica a temperaturas de 60 ou 90ºC, até atingirem o equilíbrio. A taxa de secagem foi significativamente influenciada pelos pré-tratamentos, temperatura de secagem e duração dos mesmos. E apresentou comportamento diferenciado de acordo com a duração do tratamento: com 12h o aquecimento foi superior; com 24h o congelamento foi o que mais se destacou. Com o aumento da duração e da temperatura, observou-se a tendência de aumento da taxa de secagem.

Biografia do Autor

Magnos Alan Vivian, UFSM
Engenheiro Florestal, Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria.
Rafael Beltrame, UFSM
Engenheiro Florestal, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria.
Karina Soares Modes, UNIR
Engenheira Florestal, M. Sc. Professora Assistente da Universidade Federal de Rondônia - Campus Rolim de Moura.
Joel Telles de Souza, UFSM
Acadêmico do Curso de Engenharia Florestal, Departamento de Ciências Florestais, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria.
Diego Martins Stangerlin, UFMT
Engenheiro Florestal, M. Sc. Professor Assistente da Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Sinop.
Darci Alberto Gatto, UFPel
Engenheiro Florestal, Dr. Professor Adjunto do Curso de Engenharia Industrial Madeireira, Universidade Federal de Pelotas.
Elio José Santini, UFSM
Engenheiro Florestal, Professor Associado do Departamento de Ciências Florestais, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria.
Clovis Roberto Haselein, UFSM
Engenheiro Florestal, Professor Associado do Departamento de Ciências Florestais, Centro de Ciências Rurais, Universidade Federal de Santa Maria.
Publicado
2010-11-29
Seção
Artigo original (Original research)