EFEITO DE PRÉ-TRATAMENTOS NA TAXA DE SECAGEM DA MADEIRA DE Hovenia dulcis Thunb.
Resumo
O estudo teve por objetivo avaliar o efeito de pré-tratamentos na taxa de secagem da madeira de uva-do-japão (Hovenia dulcis Thunb.). Para isso, amostras de madeira com dimensões de 2,0 x 10,0 x 20,0 cm (E x L x C) foram submetidas aos pré-tratamentos de imersão em água quente e de congelamento. Os pré-tratamentos foram conduzidos em um tanque térmico a 85ºC (aquecimento) e em freezer a -18ºC (congelamento), onde as amostras permaneceram durante 12 ou 24 horas para ambos os casos. Posteriormente, as amostras de madeira foram submetidas à secagem em estufa elétrica a temperaturas de 60 ou 90ºC, até atingirem o equilíbrio. A taxa de secagem foi significativamente influenciada pelos pré-tratamentos, temperatura de secagem e duração dos mesmos. E apresentou comportamento diferenciado de acordo com a duração do tratamento: com 12h o aquecimento foi superior; com 24h o congelamento foi o que mais se destacou. Com o aumento da duração e da temperatura, observou-se a tendência de aumento da taxa de secagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-11-29
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2016 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.