PROPRIEDADES DE FLEXÃO ESTÁTICA DA MADEIRA DE Carya illinoinensis EM DUAS CONDIÇÕES DE UMIDADE
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo determinar as propriedades de flexão estática (elasticidade e resistência) da madeira de Carya illinoinensis sob duas condições de umidade e verificar a precisão da estimativa dessas propriedades por meio da massa específica aparente. Para tanto, foram abatidas cinco árvores adultas nas regiões fisiográficas da Depressão Central e Encosta Superior do Nordeste, ambas no Estado do Rio Grande do Sul. De cada árvore, foram retiradas toras de 2,5 m de comprimento, partindo da base, que foram desdobradas para a confecção de corpos-de-prova com dimensões de 2,5 x 2,5 x 41 cm, sendo a maior dimensão no sentido axial. Os ensaios de flexão estática foram realizados com a madeira saturada em água (madeira verde) e ao teor de umidade de equilíbrio de 12% (madeira seca). Os resultados obtidos indicam que a presença de água na madeira reduz substancialmente os valores de elasticidade e resistência. Além disso, o uso da massa específica aparente é adequado para estimativa das propriedades de elasticidade e resistência da madeira de Carya illinoinensis, tanto para a madeira seca a 12% de umidade quanto para a condição de saturação em água.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-11-29
Edição
Seção
Nota técnica (Technical report)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.