AJUSTE DOS PARÂMETROS DA ISOTERMA DE SORÇÃO DE HAILWOOD E HORROBIN PARA MADEIRA
Resumo
A higroscopicidade da madeira representa uma das propriedades mais importantes no desenvolvimento do processo de secagem desse material. A determinação desta propriedade é muitas vezes desprezada pela disponibilidade de equações empíricas que estimam os parâmetros da isoterma de sorção proposta por Hailwood e Horrobin, que é uma das mais utilizadas para estimar a umidade de equilíbrio da madeira. O objetivo deste trabalho foi demonstrar que a umidade de equilíbrio deve ser determinada experimentalmente em uma ampla faixa de temperatura e umidade relativa do ar. O ajuste dos parâmetros específicos para a madeira de um grupo de espécies ou para cada espécie individualmente reduziu o erro na estimativa da umidade de equilíbrio. A constante de equilíbrio entre a água hidratada e dissolvida foi o parâmetro que apresentou maiores divergências. O efeito da temperatura foi no sentido de reduzir a adsorção monomolecular, especialmente até 60°C.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-30
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.