PRODUTOS NATURAIS COMO PRESERVANTES PARA MADEIRAS DE RÁPIDO CRESCIMENTO – UMA REVISÃO

  • Kelly Bossardi UNESP
  • Ricardo Marques Barreiros UNESP

Resumo

A madeira é um material universal, econômico, histórico e sustentável. A escassez de espécies resistentes à degradação biológica obrigou o homem a utilizar outras menos duráveis, principalmente de rápido crescimento, provenientes de reflorestamentos, como algumas espécies de Eucalyptus e de Pinus. Estas espécies possuem moderada ou nenhuma resistência ao ataque dos organismos xilófagos e necessitam de tratamentos preservantes. Os produtos preservantes utilizados atualmente possuem elevado grau de toxicidade, sendo potenciais riscos ambientais e para a saúde humana.  Assim, há uma crescente necessidade de desenvolver produtos químicos eficazes, não tóxicos para os seres humanos e para o meio ambiente. O direcionamento das pesquisas tem objetivado desenvolver produtos ambientalmente corretos e com viabilidade econômica, e uma alternativa é o uso do Crude Tall Oil (CTO), que é um resíduo no processamento de polpa de coníferas resinosas, para produção do papel Kraft. O tall oil, como agente de proteção, tem sido considerado promissor por reduzir significativamente a absorção de água capilar do alburno, removendo, assim um dos fatores que favorecem a madeira ser atacada por fungos e insetos: água, oxigênio e nutrientes. Pesquisas mostram que o tall oil pode ser utilizado puro, seja crude ou destilado, ou em combinação com biocidas.

Biografia do Autor

Kelly Bossardi, UNESP
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – Campus de Itapeva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Itapeva-SP
Ricardo Marques Barreiros, UNESP
Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – Campus de Itapeva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita" Filho, Itapeva-SP.
Publicado
2011-11-30
Seção
Revisão de literatura (Review article)