PROPAGAÇÃO INDIRETA E SEMIDIRETA DE ONDAS ULTRASSONORAS NA ESTIMATIVA DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DA MADEIRA
Resumo
O presente estudo objetivou avaliar o uso do módulo de elasticidade dinâmico obtido por meio de dois métodos de propagação de ondas ultrassonoras como parâmetro na estimativa das propriedades mecânicas de flexão estática (módulos de elasticidade e de ruptura) da madeira de Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. Para tanto, utilizou-se um equipamento de ultrassom dotado de transdutores de pontos secos com frequência de aproximadamente 45 kHz. A velocidade ultrassônica foi mensurada em corpos de prova com dimensões de 2,5 x 2,5 x 41 cm por meio dos métodos de propagação indireto e semidireto. A acurácia do método ultrassonoro foi avaliada a partir de testes destrutivos de flexão estática, com determinação dos módulos de elasticidade e de ruptura. Os resultados evidenciaram que apesar das diferenças entre os valores de módulo de elasticidade dinâmico e estático, o uso do ultrassom, ao empregar tanto o método indireto quanto o método semidireto, pode ser uma ferramenta útil para estimativa da propriedade mecânica. No entanto, com relação à estimativa do módulo de ruptura, não foram verificados bons resultados ao utilizar ensaios de ultrassom.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-11-30
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.