AVALIAÇÕES ANATÔMICAS DAS FIBRAS DA MADEIRA DE Parkia gigantocarpa DUCKE
Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar as dimensões das fibras da madeira de Parkia gigantocarpa Ducke e suas relações para produção de polpa celulósica. Para a determinação das dimensões das fibras foram amostradas três árvores de um plantio experimental aos 14 anos de idade e coletados discos, sem casca, na base da árvore, a 25, 50, 75 e 100% da altura comercial. Dos discos foram extraídos os corpos de prova. Procedeu-se o preparo de lâminas com o material macerado, coloridas com solução aquosa de safranina a 1%. As fibras foram medidas através do programa Olympus MicroSuite (TM) - Basic (Software for Imaging Applications). Em cada amostra, foram tomadas 30 medidas de comprimento, largura e diâmetro do lume. As fibras da madeira de Parkia gigantocarpa apresentaram, em média, comprimento de 1,63 mm; largura de 48,40 ?m; diâmetro do lume de 37,52 ?m; espessura da parede de 5,44 ?m. Os índices obtidos foram: índice de Runkel - 0,29; fração parede - 22,47%; coeficiente de flexibilidade - 77,53%; e índice de enfeltramento - 33,67. A espécie apresentou ótimos resultados para as propriedades anatômicas avaliadas, demonstrando o seu potencial para ser utilizada na produção de polpa celulósica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-11-28
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.