EFEITO DO SÍTIO NAS CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS DA MADEIRA DE Eucalyptus PARA PRODUÇÃO DE CELULOSE KRAFT
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar características tecnológicas para a produção de celulose de três clones de eucalipto plantados em dois diferentes sítios, provenientes de experimentos, considerados teste clonal, de uma indústria brasileira de celulose. Foi determinada a densidade básica da madeira, a morfologia das fibras e a composição química dos clones (teor de extrativos, lignina e carboidratos). Foram realizados cozimentos kraft, utilizando-se diferentes cargas de álcali afim de se obter polpas com número kappa 18 ± 1. A qualidade do sítio não influenciou o comprimento da fibra, a área superficial de vasos para todos os clones, além da relação siringil/guaiacil para o clone C. A qualidade do sítio influenciou a densidade da madeira, espessura de parede, teor de extrativos, lignina e relação siringil/guaiacil (exceto clone C) e carboidratos. O clone B apresentou o melhor rendimento na produção de celulose e um efeito intermediário do sítio nas suas características tecnológicas, quando comparados com os clones A e C. O clone C apresentou o menor efeito do sítio no desempenho da produção de celulose e foi o único clone que não apresentou efeito do sítio na relação siringila/guaiacila, o que indica que esta variável é um importante parâmetro para a produção de polpa celulósica, no que se refere ao rendimento e cargas de álcali.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-11-28
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.