CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DA MADEIRA DE Schizolobium amazonicum PARA A PRODUÇÃO DE CELULOSE KRAFT
Resumo
O presente estudo tem o objetivo de avaliar as características tecnológicas do cerne e do alburno da madeira de Schizolobium amazonicum para a produção de celulose kraft. Para a realização da pesquisa foram utilizados discos das posições (0%, 25%, 50%, 75% e 100%) em relação à altura comercial da árvore. Também foram realizadas análises da composição química (teor de extrativos e lignina), caracterização dendrométrica, e a determinação da massa específica das madeiras estudadas. Para a polpação kraft, os cavacos do cerne e do alburno foram cozidos separadamente em um digestor rotativo, com cargas de álcali ativo de 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, sulfidez de 25% e temperatura de 166ºC. Na massa específica básica o alburno apresentou valores estatisticamente maiores em comparação ao cerne. Na composição química os teores de extrativos foram estatisticamente maiores no alburno, que apresentou maior rendimento depurado (52,22%) em relação ao cerne (51,58%). O alburno foi a região que apresentou menor número kappa (19,56) em relação ao cerne (23,26) para a maior carga de álcali de 24%.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-05-25
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.