VARIAÇÃO RADIAL E LONGITUDINAL DA DENSIDADE BÁSICA DA MADEIRA DE Pinus elliottii ENGELM. COM DIFERENTES IDADES
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar as variações radial e longitudinal da densidade básica da madeira de Pinus elliottii Engelm. para indivíduos com diferentes idades. Para isso, foram abatidas dez árvores com diferentes idades e retirados discos a 10, 35, 55 e 75% da altura total da árvore e outro na altura correspondente ao diâmetro à altura do peito – DAP, tomada a 1,30 m do solo. Desses foram retiradas amostras em três diferentes posições no sentido medula-casca (próxima a medula, região central e casca) para determinação da densidade básica. Foi verificada uma redução da densidade básica da base para o topo no sentido longitudinal e da periferia para o centro no sentido radial. Os indivíduos com mais idade apresentaram maiores valores de densidade básica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-05-25
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.