TRATAMENTO PRESERVANTE DA MADEIRA DE Eucalyptus benthamii PELO MÉTODO DE SUBSTITUIÇÃO DE SEIVA
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o tratamento preservante de mourões de Eucalyptus benthamii pelo método de substituição de seiva por transpiração radial. Seis mourões, com comprimento de 2 m e diâmetro variando de 6 a 9 cm foram expostos ao imunizante hidrossolúvel borato de cobre cromatado (CCB) em concentração de 2% de ingrediente ativo durante sete dias. As penetrações e distribuições do produto imunizante foram analisadas com auxílio de um colorímetro, em discos retirados de cinco posições nas peças de madeira. Os resultados obtidos demonstraram níveis adequados de proteção e/ou preservação das peças de eucalipto submetidas ao tratamento. O processo mostrou-se eficiente e relativamente simples, podendo ser facilmente empregado pelo produtor rural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-05-30
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.