Utilização de lignosulfonato de amônio na produção de painéis aglomerados
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade do lignosulfonato de amônio como adesivo na produção de painéis aglomerados de Pinus sp., utilizado puro ou em mistura com ureia-formaldeído e tanino-formaldeído. O experimento foi instalado em um planejamento em rede “centroide simplex” para mistura de três componentes. Dessa maneira, foram produzidos painéis com os três tipos de adesivos e suas combinações, totalizando sete tratamentos com duas repetições. Os painéis com lignosulfonato de amônio apresentaram resistência mecânica e estabilidade dimensional semelhante e inferior aos painéis produzidos com ureia-formaldeído e tanino-formaldeído. Quando em mistura com os outros adesivos, o uso do lignosulfonato de amônio proporcionou melhores propriedades físicas e mecânicas aos painéis do que quando produzidos com esse adesivo puro. Concluiu-se que a utilização de lignosulfonato de amônio, nas condições desse estudo, é possível somente como aditivo em outros adesivos, como a ureia-formaldeído e tanino-formaldeído.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.