Identificação de madeiras do patrimônio histórico usadas em estruturas: estudo de caso da fazenda Fortaleza
Resumo
A utilização da madeira pode ser observada em obras memoráveis do patrimônio cultural brasileiro e está presente na arquitetura remanescente do período de ocupação do território sul-capixaba. Essa pesquisa teve o objetivo de identificarmacroscopicamente 24 amostras de espécies florestais utilizadas nas edificações de uma fazenda denominada “fazenda Fortaleza”, localizada em Alegre, Estado do Espírito Santo. Foram identificadas 12 espécies diferentes, das quais duas já estavam citadas na divisão territorial de 1842 e sete indicadas por manual de agricultura do século XIX. As espécies identificadas foram nativas do bioma MataAtlântica e estavam na lista das espécies ameaçadas de extinção. Todas apresentam boa resistência mecânica e durabilidade natural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.