Propriedades mecânicas da madeira de acácia-negra aos quatro e sete anos de idade
Resumo
O presente trabalho objetivou analisar propriedades mecânicas da madeira de acácia-negra proveniente de plantios abatidos aos quatro e sete anos de idade, com vistas a subsidiar sua utilização como material estrutural. Foram selecionadas 10 árvores em florestas do município de Piratini, estado do Rio Grande do Sul. As propriedades mecânicas foram avaliadas por meio de ensaios destrutivos (flexão, compressão paralela às fibras e dureza Janka) e não-destrutivos (técnica ultrassonora). Com base em suas propriedades mecânicas, analisadas comparativamente às obtidas em estudos antecedentes, a madeira de acácia-negra apresentou potencial para utilização em projetos estruturais. Como resultados atrativos, destacam-se os valores de 0,657 g.cm-3, 8368 MPa e 13859 MPa obtidos para massa específica e módulos de elasticidade à flexão e compressão paralela às fibras, respectivamente. Quanto à interação do fator idade, de maneira geral, verificou-se que a madeira proveniente da floresta de sete anos apresentou maiores propriedades mecânicas. O módulo de elasticidade dinâmico avaliado pelo método ultrassonoro apresentou correlações satisfatórias com as propriedades mecânicas avaliadas pelos testes mecânicos de flexão e compressão paralela às fibras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-05-30
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2016 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.