Avaliação da resistência ao cisalhamento da madeira de Pinus sp. coladas em temperatura ambiente

  • Fabricio Gomes Gonçalves UFES
  • Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho UFES
  • Luca Ferreira Schayder UFES
  • Vinícius Peixoto Tinti UFES
  • Sabrina Barros Santiago UFES

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar a resistência de madeira de Pinus sp. colada com cinco adesivos: ureia formaldeído (UF), tanino formaldeído (TF), acetato de polivinila (PVA), emulsão polimérica de isocianato (EPI) e melamina ureia formaldeído (MUF). Aplicou-se uma gramatura de adesivo de 300 g.m-2 e pressão de colagem igual a 1,2 MPa (UF: 6 horas e PVA; Tanino: 24 horas; EPI: 3 horas; MUF: 24 horas). Os adesivos foram caracterizados quanto ao pH, densidade, teor de sólidos e viscosidade. Ensaios físicos e mecânicos foram realizados na madeira maciça e nas linhas de cola, não se verificando uma diferença significativa entre o cisalhamento perpendicular aos anéis de crescimento e o cisalhamento paralelo na madeira de Pinus sp. A resistência ao cisalhamento na linha de cola com UF e PVA não diferiu significativamente quando comparada com a resistência da madeira sólida. A falha na linha de cola com TF e EPI mostrou resultados inferiores aos adesivos de UF e PVA, indicando uma baixa eficiência e segurança, sendo assim, não indicado para colagem com a madeira de Pinus sp.

Biografia do Autor

Fabricio Gomes Gonçalves, UFES
Professor do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jerônimo Monteiro, ES.
Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho, UFES
Professor do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jerônimo Monteiro, ES.
Luca Ferreira Schayder, UFES
Graduado em Engenharia Industrial Madeireira, Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), Jerônimo Monteiro, ES.
Vinícius Peixoto Tinti, UFES
Mestre em Ciências Florestais - Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jerônimo Monteiro, ES.
Sabrina Barros Santiago, UFES
Discente de Pós-Graduação em Ciências Florestais - Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, Centro de Ciências Agrárias (CCA), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jerônimo Monteiro, ES.
Publicado
2016-05-06
Seção
Artigo original (Original research)