Dinâmica competitiva das exportações brasileiras de papel e celulose: uma aplicação da matriz de competitividade
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a competitividade dos principais produtos do segmento do papel e da celulose exportados pelas empresas brasileiras, através da matriz de competitividade. Para tal, foram utilizados dados secundários referentes às exportações brasileiras e mundiais dos produtos selecionados em cada segmento para o período de 1995 a 2010. Os resultados demonstraram que os dois produtos analisados do segmento da celulose (CSfo e CPD) tiveram desempenho positivo, migrando do “setor em declínio” no primeiro subperíodo para o “setor ótimo” no último subperíodo. Já os produtos do segmento do papel e cartão, de maneira geral, apresentaram ganhos de competitividade nos subperíodos de 1995-2000 e 2000-2005 e perda de competitividade no último subperíodo (2005 – 2010).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-30
Edição
Seção
Artigo Original - Edição de aniversário - 5 anos
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.