Qualidade de painéis OSB (Oriented Strand Board) produzidos com a madeira de clones de Eucalyptus urophylla
Resumo
Esse trabalho teve como objetivo avaliar características físicas e mecânicas de painéis OSB (Oriented Strand Board) produzidos a partir de seis clones de Eucalyptus urophylla. Foram utilizadas partículas do tipo “strand” na proporção de 90% em relação à massa seca do painel, encoladas com 9% do adesivo fenol-formaldeído e 1% de emulsão de parafina. Os painéis foram prensados por 10 minutos a uma temperatura de 150ºC, pressão de 3,92 MPa e tiveram densidade nominal de 0,70 g/cm³. Posteriormente, foram avaliados em suas propriedades físicas e mecânicas. Os painéis produzidos a partir dos clones 26 e 62 foram os que absorveram mais água em 2 horas de imersão. Quando avaliada em 24 horas de imersão, não houve diferença entre valores de absorção de água. Para a propriedade de inchamento em espessura, em 2 e 24 horas de imersão em água, os maiores valores foram observados para os painéis provenientes dos clones 62 e 28, respectivamente. Todos os painéis apresentaram valores estatisticamente iguais para todas as propriedades mecânicas, com exceção do clone 19, que teve valores superiores aos demais para o MOE e MOR no sentido paralelo. De maneira geral, houve baixo efeito clonal nas propriedades dos painéis OSB.
Copyright (c) 2017 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.

https://orcid.org/0009-0007-3945-9715