Influência da posição de lâminas de duas espécies exóticas nas propriedades mecânicas de painéis LVL
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar a influência do posicionamento de lâminas de Hovenia dulcis e Corymbia citriodora em painéis estruturais LVL (Laminated Veneer Lumber) nas propriedades mecânicas: flexão estática nas posições flatwise e edgewise e cisalhamento na linha de cola ensaio a seco e após fervura. Para isso, foram avaliadas seis composições formadas por cinco lâminas de 1,0 mm de espessura coladas com adesivo fenol-formaldeído na gramatura de 200 g/m² em linha simples, formando tratamentos puros e mistos. As composições foram submetidas à pré-prensagem a temperatura ambiente e, posteriormente, a prensagem a quente em prensa hidráulica na temperatura de 145°C e pressão específica de 14kgf/cm². Os resultados indicaram que houve maior influência da densidade dos painéis LVLs nos resultados de MOE e MOR na posição flatwise (exceto para o painel CHHHC- capa e contracapa de Corymbia citriodora e demais de Hovenia dulcis), do que as diferenças de densidade das lâminas que compõe os painéis, o inverso ocorre na posição edgewise. Na resistência ao cisalhamento a seco e após a fervura, a composição com apenas lâminas de Hovenia dulcis obteve o melhor desempenho, já a composição com mistura das espécies e com apenas lâminas de Corymbia citriodora apresentaram semelhante performance.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-02-05
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2018 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.