Propriedades energéticas do carvão vegetal em função do espaçamento de plantio
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar a influência do espaçamento no plantio de um híbrido de Eucalyptus grandis x Eucalyptus camaldulensis no rendimento gravimétrico e nas propriedades do carvão vegetal. Para tanto, foram realizadas determinação da composição química, na densidade e no poder calorífico do carvão. Valores de massa seca, massa de carbono, teor de lignina, rendimento em carvão vegetal e energia disponível em função do espaçamento também foram analisados. Foram avaliados cinco espaçamentos: 3,0 x 0,5; 3,0 x 1,0; 3,0 x 1,5; 3,0 x 2,0 e 3,0 x 3,0 metros, e de cada espaçamento foram selecionadas três árvores, caracterizando três repetições. Retirou-se discos das árvores a 0%, 25%, 50%, 75% e 100% da altura comercial do tronco. Para cada árvore analisada, a carbonização foi realizada a partir de uma amostra composta obtida por amostras dos discos. Os resultados encontrados mostram que para massa seca, massa de carbono, massa de lignina, massa deenergia estocada por hectare/ano, no rendimento gravimétrico e nas propriedades do carvão vegetal o melhor espaçamento foi o de 3,0 x 1,5 metros, tendo em vista o plantio de árvores objetivando a produção de carvão vegetal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-05-05
Edição
Seção
Artigo original (Original research)
Copyright (c) 2017 Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CIÊNCIA DA MADEIRA resguarda o direito de modificar o trabalho em quaisquer hipóteses na ordem gramatical e ortográfica com o objetivo de manter a utilização correta da língua portuguesa ou ingles.
A CIÊNCIA DA MADEIRA passa a possuir o direito sobre todos os trabalhos enviados quanto a reprodução e publicação online.