Editorial

Journal of Nursing and Health: 10 anos de história

Journal of Nursing and Health: 10 years of history

Journal of Nursing and Health: 10 años de historia

Porto, Adrize Rutz[1]; Casarin, Sidnéia Tessmer[2], Bonow, Clarice Alves[3], Ribeiro, Juliane Portella[4], Mota, Marina Soares[5], Gabatz, Ruth Irmgard Bartschi[6], Duarte, Célia Scapin[7]; Ceolin, Teila[8]

A Revista da Faculdade de Enfermagem (FEn) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), já foi criada com denominação no idioma inglês: Journal of Nursing and Health (JONAH), pensando-se na sua visibilidade para despertar o interesse de submissão de artigos por autores estrangeiros. O primeiro registro de publicação de artigo na página da revista foi em 03 de março de 2011, sendo essa data considerada o marco de nascimento do JONAH, pois a publicação é o que torna a revista ‘viva’.

Assim, em celebração aos seus 10 anos, as editoras da revista remontam os principais acontecimentos da trajetória do JONAH. Ao longo desse período, desde a concepção da revista pelos docentes da FEn, até o atual momento, o ‘tornar realidade’ uma revista ocorreu graças aos muitos colaboradores: professores, discentes do curso, bem como os contatos destes e os autores para que a revista pudesse ser conhecida no Brasil e internacionalmente. O funcionamento da revista inicialmente se deu a partir de uma caminhada mais endógena para constituição dos números publicados, compostos por autoria de docentes da FEn, bem como de sua equipe editorial. Aos poucos a revista foi crescendo, sendo conhecida no Estado do Rio Grande do Sul, demais estados do país e outros países como: Itália, Portugal, Espanha, Uruguai, México, Canadá, Estados Unidos da América (EUA), Turquia, entre outros, em que autores dessas nacionalidades já contribuíram com a submissão de seus artigos, assim como a participação no corpo editorial e a escrita de editoriais.

Na continuidade da trajetória do JONAH, em 2012, a revista teve sua primeira classificação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Qualis B5, ao conquistar sua primeira indexação na Latindex. No próximo triênio 2013 a 2016, a revista subiu para Qualis B4, sendo importante para o seu crescimento e maior alcance de submissões por autores dos diferentes estados do Brasil.

Em 2013, a equipe editorial da revista passou a oferecer o curso de extensão de leitura crítica de artigos científicos, trazendo contribuições sobre a escrita científica para os profissionais da saúde interessados em submeter artigos. Ao longo dos anos, o JONAH foi sendo avaliado e aprovado para indexação em diferentes bases de dados, sendo que em 2015, a revista foi indexada na Cuiden.

Em 2016, o JONAH mudou sua periodicidade de semestral para quadrimestral, possibilitando ser avaliado por outras bases de dados, sendo assim, ao atender os requisitos, foi aprovado para a Base de Dados em Enfermagem (BDENF). Em 2019, a revista subiu de classificação para Qualis B3, possibilitando importante expansão, ao ter mais submissões de artigos. Nesse mesmo ano, a indexação em bases de dados e repositórios foram ampliadas com a inserção na Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Periodica, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).

Essa expansão do JONAH, também otimizou o tempo de fluxo do artigo até a publicação que é em média de três meses, entre submissão, revisão de checklist, avaliação por pares às cegas, análise de relatório de software antiplágio, aceite, revisão de idiomas, layout e leitura de prova dos autores.

Nessa caminhada de crescimento da revista, os parceiros foram indispensáveis. Entre eles, os gestores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e da Direção da Faculdade de Enfermagem viabilizando que as editoras participem de eventos e cursos importantes para qualificar a gestão de editoração científica. Outra parceira é a Coordenação do Portal de Periódicos da UFPel, a qual possibilita que os artigos da revista tenham Digital Object Identifier (DOI), assim como hospeda o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) no Portal de Periódicos da UFPel. A revista atualmente, em agosto de 2021, possui 1.546 usuários cadastrados no SEER.

A colaboração de todos, gestores na UFPel, editoras, assim como leitores, permitiu a qualificação da revista no decorrer dessa década de funcionamento. As endogenias regionais e locais dos autores dos artigos atualmente são mínimas, assim como na equipe editorial. As diretrizes da revista para orientar a submissão de artigos para os autores continuamente são atualizadas, de modo que se adotou permanentemente as boas práticas editoriais e de integridade científica das diretrizes éticas do Committee on Publication Ethics (COPE). Entretanto, ainda há muitos desafios para continuar qualificando a revista, como a excelência das avaliações por pares e o número de pareceristas disponíveis, assim como a submissão dos manuscritos adequados às normas do JONAH, pelos autores, atendendo todos os requisitos.

JONAH já tem métricas mensuradas, sendo que de 2011 a julho de 2021, no Google Acadêmico, as publicações da revista possuem 1.411 citações, índice h 16. Também há um índice estimado de 2018 da Cuiden de 0,114, colocando JONAH em 47º posição entre as revistas que são citadas nesta base de dados. A indexação em bases de dados e repositórios e associações seguiu sendo ampliada com a inserção ao longo do anos: Elservier, Directory of Open Acess Journals (DOAJ), Cuiden, Google Acadêmico, Fundação Biblioteca Nacional, CiberIndex, Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería y Afines (CIBERE), Rede Iberoamercicana de Editoração científica na enfermagem (REDEDIT), Sumários.org, Seriunam, Periodicos.org, Diadorim, Crossref, Cariniana, PKPIndex, Microsoft Academic, Information Matrix for the Analysis of Journals (MIAR), com índice 6,0, ErihPlus, Dimensions, etc.

O investimento nas mídias sociais, com a divulgação dos artigos em formato de cards, entre outros recursos audiovisuais, tem captado a submissão de mais publicações. Os acessos à página da revista possuem uma média de mil usuários, de países como EUA, Turquia, Colômbia, Portugal, México, Reino Unido e Argentina. O ingresso de mais três editoras (entre os anos de 2020 e 2021) na equipe, sem dúvida contribuiu para a expansão da revista. Além disso, elaborou-se checklist de retorno do desk review aos autores, após a submissão, que agiliza o tempo de fluxo e melhora a qualidade dos artigos para avaliação. A chamada para números especiais tem ampliado a visibilidade da revista, tal como artigos de 2019, na chamada sobre o novo coronavírus, que já tiveram relevantes citações em publicações de outras revistas.

Outros aspectos ainda são oportunos salientar, como a adesão aos consensos internacionais de requisitos fundamentais para a escrita científica de diferentes estudos, aumentando o rigor teórico-metodológico, a adesão da ciência aberta e seus princípios, a adoção de padrões internacionais sobre autoria de manuscrito e plataformas de redes de pesquisadores.

É necessário ainda o investimento em ações estratégicas, como a tradução dos artigos da JONAH para o idioma inglês, de modo regular. A revista conta com a parceria do Curso de Bacharelado em Tradução Inglês/Português do Centro de Letras e Comunicação da UFPel para tal fim. Essa colaboração possibilita vislumbrar bases de dados que alcançam mundialmente os autores.

Em 2021, ao ter sido elaborado um projeto, contendo ações de ensino, pesquisa e extensão, derivado das atividades da revista, e cadastrado na plataforma da Universidade, a equipe de editores conquistou duas bolsas acadêmicas, uma de pesquisa e outra de extensão. Com discentes bolsistas da graduação atuando junto às editoras, será possível ampliar as estratégias de desenvolvimento de produtos para divulgação nas mídias sociais, com vistas a ampliar o alcance de leitores e autores de artigos para a revista e sua divulgação e no âmbito da pesquisa, realizar levantamento de variáveis dos artigos já publicados na revista, assunto, localidade dos autores, formação, titulação, entre outros, para visualizar os caminhos já trilhados e vislumbrar outros para serem alcançados pela equipe.

Ainda, a captação de artigos com evidências científicas robustas é uma das metas da equipe. Por fim, cabe destacar que ao longo desses 10 anos, o JONAH, por todas as contribuições mencionadas, demonstra uma trajetória de crescimento e funcionamento regular, apesar das limitações de não possuir orçamento para tal finalidade e as editoras terem que compartilhar a gestão da editoração científica da revista com outras inúmeras atividades da docência.

Publicado em: 12/08/2021



[1] Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Brasil (BR). E-mail: adrizeporto@gmail.com ORCID: 0000-0002-5616-1626

[2] Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Brasil (BR). E-mail: stcasarin@gmail.com ORCID: 0000-0001-8190-1318

[3] Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Brasil (BR). E-mail: claricebonow@gmail.com ORCID: 0000-0001-9918-9234

[4] Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Brasil (BR). E-mail: ju_ribeiro1985@hotmail.com ORCID: 0000-0002-1882-6762

[5] Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Brasil (BR). E-mail: msm.mari.gro@gmail.com ORCID: 0000-0002-5717-9406

[6] Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Brasil (BR). E-mail: r.gabatz@yahoo.com.br ORCID: 0000-0001-6075-8516

[7] Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Brasil (BR). E-mail: cscapin@terra.com.br ORCID: 0000-0002-6189-8374

[8] Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Brasil (BR). E-mail: teila.ceolin@gmail.com ORCID: 0000-0002-0410-6289

 

Como citar: Porto AR, Casarin ST, Bonow CA, Ribeiro JP, Mota MS, Gabatz RIB, et al. Journal of Nursing and Health: 10 anos de história. J. nurs. health. 2021;11(2):e2111221550. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/21550