https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/issue/feed Expressa Extensão 2024-12-03T17:49:10+00:00 Pró-Reitoria de Extensão e Cultura expressa.extensao@ufpel.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, é uma publicação quadrimestral e está alinhado com o esforço da comunidade científica nacional e internacional, organizada no movimento em favor da disseminação ampla e acesso irrestrito e gratuito ao conhecimento, contribuindo desse modo para o cumprimento da missão da UFPel como instituição pública de educação superior, de gerar, difundir e aplicar o conhecimento oriundos das práticas extensionistas nos diversos campos do saber, entendidas como processo capaz de integrar a universidade.</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; B3</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN: </strong>2358-8195</span></p> https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28037 Quinze anos dos bis e lis: retrospectiva, resistência e futuro: a extensão na universidade 2024-12-03T17:49:10+00:00 Poliana Mendes de Souza poliana.souza@ict.ufvjm.edu.br Eraldo dos Santos Pinheiro eraldo.pinheiro@ufpel.edu.br Paula Garcia Lima paula.lima@ufpel.edu.br 2023-03-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28039 Educação em tempos de pandemia: e quando a conexão virtual não é possível? gibi! 2024-12-03T17:07:14+00:00 Barbara Lage Ignacio no-reply@ufpel.edu.br Bianca Acayaba dos Santos no-reply@ufpel.edu.br Raphael Vitorino Gloria Giannetto no-reply@ufpel.edu.br Tatiana Martelli Mazzo no-reply@ufpel.edu.br Paula Kasten no-reply@ufpel.edu.br Mayara Ornelas dos Santos no-reply@ufpel.edu.br <p>O Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) fomenta o letramento científico em cultura oceânica e cidadania ambiental a crianças e jovens do Dique da Vila Gilda (Santos, SP), região de alta vulnerabilidade socioeconômica e ambiental. Desde 2018 atuando em ações presenciais e, diante da necessidade de distanciamento social durante a pandemia da COVID-19, foi preciso nos reinventarmos. A produção, impressão e distribuição de gibis permitiram a conexão e continuação das atividades educativas diante da realidade de limitadíssimo ou nenhum acesso ao espaço virtual. Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação da arte digital na construção do conhecimento de jovens cientistas e, considerando o cenário pandêmico, a estratégia de elaboração de um material físico e de distribuição porta a porta. O gibi permitiu a aprendizagem de conceitos oceânicos, protagonismo das crianças e jovens e conscientização ambiental sobre o lugar que residem, incentivando ações de divulgação científica.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28040 A extensão universitária como ferramenta de inclusão digital: um relato de minicurso remoto de prototipagem aplicada 2024-12-03T17:07:13+00:00 Gislene Micarla Borges de Lima gislene.borges@ufersa.edu.br Augusto Morais Brito augusto.brito@alunos.ufersa.edu.br Ana Vitória de Souza Farias ana.farias72282@alunos.ufersa.edu.br Enai Taveira da Cunha enai@ufersa.edu.br Melissa Rafaela Costa Pimenta melissa.pimenta@ufersa.edu.br <p>As tecnologias de modelagem e impressão 3D estão cada vez mais sendo utilizadas nas mais variadas áreas. Contudo, é notório que o domínio destas tecnologias ainda está distante da realidade da maior parte da sociedade. Este presente artigo conta com relato de experiência de um projeto de extensão realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) cujo propósito alcançado foi trazer uma inserção ao domínio de uma ferramenta de criação de protótipos virtuais, ao público interno e externo à universidade.</p> 2023-03-08T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28044 Perdi meu celular: relato de experiência de um minicurso do grupo meninas digitais - regional Bahia 2024-12-03T17:07:13+00:00 Mônica de Sá Dantas Paz profmonicapaz@gmail.com Juliana Maria Oliveira dos Santos julyms.85@gmail.com Jessica Ellen Miranda Barbosa jessbarbosa2000@gmail.com Paula da Cunha Vilas Boas paulacunhavillasboas@gmail.com Débora Abdalla Santos debora.abdalla@gmail.com <p>Este relato de experiência apresenta o minicurso intitulado “Perdi meu celular Android: o que fazer antes e depois do acontecimento?” cujo objetivo foi conscientizar sobre a importância da segurança digital em um mundo altamente informatizado e móvel. Para tanto, o minicurso abordou, de forma lúdica e informativa, medidas preventivas e corretivas contra ameaças digitais, principalmente, as relacionadas à privacidade diante da possibilidade da perda do dispositivo móvel.</p> 2023-03-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28047 Ações integradas para proteção do igarapé santos no município de Tucuruí-Pará 2024-12-03T17:07:13+00:00 Grazielle Tigre de Souza grazielle_tigre@hotmail.com Davit Patrik Lima da Rocha davitt.lima@gmail.com Álvaro de Oliveira Ribeiro Neto alvarooliveiraribeiro2015@gmail.com <p>O crescimento urbano desordenado traz consigo diversos impactos para o meio ambiente, evidenciando assim a necessidade de ações que busquem minimizar esses impactos, o intuito deste artigo é apresentar do projeto “Ações Integradas para Proteção e Revitalização do Igarapé Santos no Município de Tucuruí-PA”, que teve como objetivo a realização de ações educativas voltadas para preservação da bacia hidrográfica Santos, tendo como público alvo do projeto a comunidade e alunos do ensino fundamental. As ações produziram duas cartilhas digitais, uma live sobre a importância da bacia do igarapé Santos e um concurso de desenho com premiação para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutora Júlia Passarinho, que fica localizada próximo à área de estudo.</p> 2023-03-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28048 Projeto de extensão “fortalecer em rede”: espaço virtual de trocas sobre feminicídio e orfandade 2024-12-03T17:07:13+00:00 Roberta Scaramussa da Silva roberta.scaramussa@gfe.ufsb.edu.br Camila Gabrielle Dos Santos Mota camila.mota@csc.ufsb.edu.br Aline Silva Oliveira aline.oliveira@csc.ufsb.edu.br Lais do Rosario Moradillo Silva lais.moradillo93@gmail.com Stephanie Cordeiro Papes stephanie.papes@gfe.ufsb.edu.br <p>O Brasil apresenta um número alarmante de casos de violência de gênero que culminam no assassinato de mulheres. Tal modalidade de violência foi qualificada desde 2015 como crime <br>de feminicídio. Em razão disso, estima-se que milhares de crianças e adolescentes se tornam órfãs e órfãos, anualmente, em nosso país. Pensando na necessidade de compreender sobre os efeitos dessa experiência violenta e considerando o pequeno número de estudos (inter)nacionais sobre o assunto, foi criado o projeto de extensão “Fortalecer em Rede”, cuja intenção é promover uma rede colaborativa de educação, comunicação e interação entre atrizes e atores sociais interessados em discutir sobre a temática feminicídio e orfandade. A ação foi viabilizada na rede social Instagram e alimentada por conteúdos discutidos nos grupos de estudos relativos ao tema: feminicídio, órfãos do feminicídio,políticas públicas de proteção a mulheres e crianças.</p> 2023-03-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28049 Analisando edições da semana nacional de ciência e tecnologia pela óptica da alfabetização científica e da educação CTS 2024-12-03T17:07:13+00:00 Marcelo Valerio marcelovalerio@ufpr.br Antonio Carlos Santos Júnior sgtjunior1975@gmail.com Leonir Lorenzetti leonirlorenzetti22@gmail.com.br Jailson Rodrigo Pacheco jailsonrp@ufpr.br <p>As Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontecem desde 2004, congregando atividades de educação e popularização da ciência em todo o país. Sua concepção e institucionalização refletem um projeto de política pública e educacional com vistas a uma cidadania alfabetizada cientificamente e de aproximação das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. A cada ano, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação divulga uma temática central para as ações da SNCT, formalizadas em um slogan e um cartaz de divulgação. Neste artigo iniciamos uma análise destes materiais, buscando reconhecer indícios de um pretenso vínculo de concepção desta política pública com os princípios da Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Alfabetização Científica e Tecnológica. Como resultados, descrevemos e exploramos seis edições do maior evento de divulgação e popularização da ciência do país, detalhando seus temas, artes de divulgação e dados associados .</p> 2023-03-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024