https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/issue/feedExpressa Extensão2024-12-03T17:49:10+00:00Pró-Reitoria de Extensão e Culturaexpressa.extensao@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, é uma publicação quadrimestral e está alinhado com o esforço da comunidade científica nacional e internacional, organizada no movimento em favor da disseminação ampla e acesso irrestrito e gratuito ao conhecimento, contribuindo desse modo para o cumprimento da missão da UFPel como instituição pública de educação superior, de gerar, difundir e aplicar o conhecimento oriundos das práticas extensionistas nos diversos campos do saber, entendidas como processo capaz de integrar a universidade.</p> <p><strong>Qualis:</strong> B3</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN: </strong>2358-8195</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28037Quinze anos dos bis e lis: retrospectiva, resistência e futuro: a extensão na universidade2024-12-03T17:49:10+00:00Poliana Mendes de Souzapoliana.souza@ict.ufvjm.edu.brEraldo dos Santos Pinheiroeraldo.pinheiro@ufpel.edu.brPaula Garcia Limapaula.lima@ufpel.edu.br2023-03-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28039Educação em tempos de pandemia: e quando a conexão virtual não é possível? gibi!2024-12-03T17:07:14+00:00Barbara Lage Ignaciono-reply@ufpel.edu.brBianca Acayaba dos Santosno-reply@ufpel.edu.brRaphael Vitorino Gloria Giannettono-reply@ufpel.edu.brTatiana Martelli Mazzono-reply@ufpel.edu.brPaula Kastenno-reply@ufpel.edu.brMayara Ornelas dos Santosno-reply@ufpel.edu.br<p>O Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) fomenta o letramento científico em cultura oceânica e cidadania ambiental a crianças e jovens do Dique da Vila Gilda (Santos, SP), região de alta vulnerabilidade socioeconômica e ambiental. Desde 2018 atuando em ações presenciais e, diante da necessidade de distanciamento social durante a pandemia da COVID-19, foi preciso nos reinventarmos. A produção, impressão e distribuição de gibis permitiram a conexão e continuação das atividades educativas diante da realidade de limitadíssimo ou nenhum acesso ao espaço virtual. Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação da arte digital na construção do conhecimento de jovens cientistas e, considerando o cenário pandêmico, a estratégia de elaboração de um material físico e de distribuição porta a porta. O gibi permitiu a aprendizagem de conceitos oceânicos, protagonismo das crianças e jovens e conscientização ambiental sobre o lugar que residem, incentivando ações de divulgação científica.</p>2023-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28040A extensão universitária como ferramenta de inclusão digital: um relato de minicurso remoto de prototipagem aplicada2024-12-03T17:07:13+00:00Gislene Micarla Borges de Limagislene.borges@ufersa.edu.brAugusto Morais Britoaugusto.brito@alunos.ufersa.edu.brAna Vitória de Souza Fariasana.farias72282@alunos.ufersa.edu.brEnai Taveira da Cunhaenai@ufersa.edu.brMelissa Rafaela Costa Pimentamelissa.pimenta@ufersa.edu.br<p>As tecnologias de modelagem e impressão 3D estão cada vez mais sendo utilizadas nas mais variadas áreas. Contudo, é notório que o domínio destas tecnologias ainda está distante da realidade da maior parte da sociedade. Este presente artigo conta com relato de experiência de um projeto de extensão realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) cujo propósito alcançado foi trazer uma inserção ao domínio de uma ferramenta de criação de protótipos virtuais, ao público interno e externo à universidade.</p>2023-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28044Perdi meu celular: relato de experiência de um minicurso do grupo meninas digitais - regional Bahia2024-12-03T17:07:13+00:00Mônica de Sá Dantas Pazprofmonicapaz@gmail.comJuliana Maria Oliveira dos Santosjulyms.85@gmail.comJessica Ellen Miranda Barbosajessbarbosa2000@gmail.comPaula da Cunha Vilas Boaspaulacunhavillasboas@gmail.comDébora Abdalla Santosdebora.abdalla@gmail.com<p>Este relato de experiência apresenta o minicurso intitulado “Perdi meu celular Android: o que fazer antes e depois do acontecimento?” cujo objetivo foi conscientizar sobre a importância da segurança digital em um mundo altamente informatizado e móvel. Para tanto, o minicurso abordou, de forma lúdica e informativa, medidas preventivas e corretivas contra ameaças digitais, principalmente, as relacionadas à privacidade diante da possibilidade da perda do dispositivo móvel.</p>2023-03-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28047Ações integradas para proteção do igarapé santos no município de Tucuruí-Pará2024-12-03T17:07:13+00:00Grazielle Tigre de Souzagrazielle_tigre@hotmail.comDavit Patrik Lima da Rochadavitt.lima@gmail.comÁlvaro de Oliveira Ribeiro Netoalvarooliveiraribeiro2015@gmail.com<p>O crescimento urbano desordenado traz consigo diversos impactos para o meio ambiente, evidenciando assim a necessidade de ações que busquem minimizar esses impactos, o intuito deste artigo é apresentar do projeto “Ações Integradas para Proteção e Revitalização do Igarapé Santos no Município de Tucuruí-PA”, que teve como objetivo a realização de ações educativas voltadas para preservação da bacia hidrográfica Santos, tendo como público alvo do projeto a comunidade e alunos do ensino fundamental. As ações produziram duas cartilhas digitais, uma live sobre a importância da bacia do igarapé Santos e um concurso de desenho com premiação para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutora Júlia Passarinho, que fica localizada próximo à área de estudo.</p>2023-03-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28048Projeto de extensão “fortalecer em rede”: espaço virtual de trocas sobre feminicídio e orfandade 2024-12-03T17:07:13+00:00Roberta Scaramussa da Silvaroberta.scaramussa@gfe.ufsb.edu.brCamila Gabrielle Dos Santos Motacamila.mota@csc.ufsb.edu.brAline Silva Oliveiraaline.oliveira@csc.ufsb.edu.brLais do Rosario Moradillo Silvalais.moradillo93@gmail.comStephanie Cordeiro Papesstephanie.papes@gfe.ufsb.edu.br<p>O Brasil apresenta um número alarmante de casos de violência de gênero que culminam no assassinato de mulheres. Tal modalidade de violência foi qualificada desde 2015 como crime <br>de feminicídio. Em razão disso, estima-se que milhares de crianças e adolescentes se tornam órfãs e órfãos, anualmente, em nosso país. Pensando na necessidade de compreender sobre os efeitos dessa experiência violenta e considerando o pequeno número de estudos (inter)nacionais sobre o assunto, foi criado o projeto de extensão “Fortalecer em Rede”, cuja intenção é promover uma rede colaborativa de educação, comunicação e interação entre atrizes e atores sociais interessados em discutir sobre a temática feminicídio e orfandade. A ação foi viabilizada na rede social Instagram e alimentada por conteúdos discutidos nos grupos de estudos relativos ao tema: feminicídio, órfãos do feminicídio,políticas públicas de proteção a mulheres e crianças.</p>2023-03-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28049Analisando edições da semana nacional de ciência e tecnologia pela óptica da alfabetização científica e da educação CTS2024-12-03T17:07:13+00:00Marcelo Valeriomarcelovalerio@ufpr.brAntonio Carlos Santos Júniorsgtjunior1975@gmail.comLeonir Lorenzettileonirlorenzetti22@gmail.com.brJailson Rodrigo Pachecojailsonrp@ufpr.br<p>As Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontecem desde 2004, congregando atividades de educação e popularização da ciência em todo o país. Sua concepção e institucionalização refletem um projeto de política pública e educacional com vistas a uma cidadania alfabetizada cientificamente e de aproximação das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. A cada ano, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação divulga uma temática central para as ações da SNCT, formalizadas em um slogan e um cartaz de divulgação. Neste artigo iniciamos uma análise destes materiais, buscando reconhecer indícios de um pretenso vínculo de concepção desta política pública com os princípios da Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Alfabetização Científica e Tecnológica. Como resultados, descrevemos e exploramos seis edições do maior evento de divulgação e popularização da ciência do país, detalhando seus temas, artes de divulgação e dados associados .</p>2023-03-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024