https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/issue/feedExpressa Extensão2024-04-21T00:00:46+00:00Pró-Reitoria de Extensão e Culturaexpressa.extensao@ufpel.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, é uma publicação quadrimestral e está alinhado com o esforço da comunidade científica nacional e internacional, organizada no movimento em favor da disseminação ampla e acesso irrestrito e gratuito ao conhecimento, contribuindo desse modo para o cumprimento da missão da UFPel como instituição pública de educação superior, de gerar, difundir e aplicar o conhecimento oriundos das práticas extensionistas nos diversos campos do saber, entendidas como processo capaz de integrar a universidade.</p> <p><strong>Qualis:</strong> B3</p> <p><span data-sheets-value="{"1":2,"2":"A4"}" data-sheets-userformat="{"2":2627,"3":{"1":0},"4":{"1":2,"2":16776960},"9":1,"12":0,"14":{"1":3,"3":1}}"><strong>ISSN: </strong>2358-8195</span></p>https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/26142Editorial - Revista Expressa Extensão, v.29, n.1, 20242024-04-21T00:00:46+00:00Eraldo dos Santos Pinheiroeraldo.pinheiro@ufpel.edu.br2024-01-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Expressa Extensãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/25301O Trabalho Público de Servidores Públicos na Educação2024-02-14T19:33:28+00:00Valdelaine da Rosa Mendesvaldelainemendes@outlook.comAntonio Silveira Juniorantoniosilveirajunior@gmail.comDébora Sinotidebsinoti@gmail.comFabiana Montielfabianamontiel@ifsul.edu.brIsadora Cabreiraisadorasilvacabreira@gmail.com<p>O projeto unificado intitulado “O trabalho público de servidores públicos na educação” foi criado com o propósito de aprofundar estudos e compreensões sobre o papel e a relevância do servidor público nas instituições de ensino, dada a escassez de discussões e reflexões sobre o tema. Com o objetivo de relatar e dialogar sobre esse projeto, a elaboração deste ensaio seguiu os princípios da pesquisa documental e teve como fontes de análise os registros escritos e virtuais acumulados ao longo de pouco mais de dois anos de execução de ações de extensão e ensino. Foi possível concluir que o Projeto constituiu um espaço de formação para os participantes, produzindo alterações nas suas formas de interagir, dentro e fora das instituições por onde circulam. Entretanto, mais que uma ação de formação, é possível dizer que o projeto constituiu um compromisso político, na medida em que estruturou as suas ações sob o princípio do direito irrestrito ao acesso ao serviço público de qualidade pelo conjunto da população.</p>2024-01-31T16:57:51+00:00Copyright (c) 2024 Expressa Extensãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/25745Livro de Artista: O corpo físico expressivo e criativo na formação inicial e continuada de professoras/es2024-02-14T19:34:04+00:00Dra. Carla Carvalhoca_carvalho@icloud.comMaria Eduarda Nunes Grafmengraff@furb.brMichelle Caroline de Souzamichellecaroline@furb.brJean Carlos Gonçalvesjeancarllosgoncalves@gmail.com<p>O presente artigo é um relato de experiência resultado de uma ação de formação continuada<br>realizada pelo Programa Institucional Arte na Escola,do polo da Universidade Regional de Blumenau (PIAE FURB), no ano de 2023.É vinculado ao Projeto Educação Estética e Mediação Cultural,<br>parte das diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária e promove ações de formação continuada com estudantes da graduação e professores da educação básica. Esse relato<br>apresenta uma prática com Livro de Artista, proposta no contexto da componente curricular<br>Arte na Educação, dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Teatro e Dança e,posteriormente, numa formação continuada com professoras de um Centro de Educação Infantil de um<br>município de Santa Catarina. Como resultado, afirma-se a indissociabilidade do tripé Ensino –<br>Pesquisa – Extensão,presente no processo de produção de conhecimento na área das artes e<br>da interprofissionalidade, nos percursos de mediação cultural com vistas à educação estética<br>presentes no Programa.</p>2024-01-31T17:16:18+00:00Copyright (c) 2024 Expressa Extensãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/26059MOJUBÁ - Danças populares brasileiras: projeto de extensão na encruzilhada das culturas populares2024-02-14T19:34:54+00:00Jesse da Cruzjesse.cruz@ufsm.br<p>O artigo pretende praticar uma formação afrodiaspórica, multirreferencial, com vistas a se debruçar sobre as manifestações populares Afro-brasileiras, Indígena, Ribeirinhas, entre outras formações culturais. Considerando o processo histórico, os saberes e fazeres destas tradições como inspiração afropoética para a construção de expressões estéticas negrorreferenciadas, através de uma perspectiva contracolonial dos modos de pesquisa, modos de fazer e pensar as danças populares, é que se criou dentro deste contexto o Laboratório Cruzo e o Projeto de Extensão “MOJUBÁ: Danças Populares Brasileiras” no Curso Dança Licenciatura da UFSM. Projeto que se deu inicio no primeiro semestre de 2023 sob coordenação do Professor Doutor Jessé da Cruz. Este artigo apresenta o projeto e suas encruzilhadas estéticas e poéticas na tradução das manifestações populares realizadas no ano letivo de 2023, principalmente no empretecimento cênico da Cena, assim como nas possibilidades que o mesmo proporcionou para a comunidade localizada no coração do Rio Grande do Sul.</p> <p> </p>2024-01-31T16:51:16+00:00Copyright (c) 2024 Expressa Extensãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/25138Atendimento odontológico de crianças com a Síndrome de Zika Congênita: um relato de experiência2024-02-14T19:35:27+00:00Ana Rita Duarte Guimarãesardg1999@gmail.comAna Áurea Alécio de Oliveira Rodriguesalecio@uefs.brMatheus Araújo Melomatheus-araujo-2007@hotmail.comNatally Maria Lima Carneironatallymlcarneiro@gmail.comSoraia dos Santos Trindadesoraiatrindade2315@gmail.comFabielle Silva Dantasfabielledantas@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A Síndrome de Zika Congênita (SZC) se dá pela transmissão intraplacentária do Zika Vírus (ZIKV) e é diagnosticada através da detecção de calcificações intracranianas, ventriculomegalia e microcefalia. A dificuldade por parte dos responsáveis para realizar a higienização oral, somado às alterações estomatognáticas, uso frequente de medicamentos e alimentação pastosa, tornam essas crianças mais propensas a doenças bucais, por isso é imprescindível o acompanhamento odontológico precoce desses pacientes. </span><span style="font-weight: 400;">O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), possui uma atividade extensionista, intitulada PET Clínica, com o atendimento odontológico às crianças acometidas pela SZC.</span><span style="font-weight: 400;"> Sabendo da realidade das mães, principais cuidadoras das crianças com SZC, é realizado escuta qualificada a partir de uma anamnese detalhada durante os atendimentos odontológicos, assim, por meio de uma clínica ampliada, objetiva-se que o programa seja visto como um espaço confiável e acolhedor. O PET Clínica realiza orientação de higiene bucal para os responsáveis e alguns procedimentos, como aplicação de verniz fluoretado, aplicação de cariostático e restauração em cimento de ionômero de vidro, visando inibir a progressão e prevenir a doença cárie, e raspagem e alisamento radicular como terapia periodontal. Tais procedimentos são possíveis por meio da técnica joelho-a-joelho, no qual a criança é deitada nas pernas do petiano e da responsável. Por fim, tais práticas realizadas pelo PET Odontologia UEFS possibilitam uma atenção especializada para estas crianças, permitindo uma melhor condição de saúde bucal, e um crescimento profissional e humanitário dos petianos envolvidos.</span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Síndrome congênita de zika; odontopediatria; promoção da saúde.</span></p>2024-01-31T16:58:52+00:00Copyright (c) 2024 Expressa Extensãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/25793Método para Melhoria dos Indicadores da Atenção Primária a Saúde2024-02-29T19:58:43+00:00Vilmar Tondolovtondolo@gmail.comIsabel Cristina Rosa Barros Rasiacristieducare@gmail.comRosana da Rosa Portella Tondolorosanatondolo@gmail.com<p>A Atenção Primária à Saúde é um dos pilares centrais do Sistema Único de saúde no Brasil. A implantação do Programa Previne Brasil alterou a sistemática de financiamento da atenção básica à saúde, acarretando novos desafios de gestão aos municípios em termos de garantias de repasses para financiamento de suas ações de atenção básica à saúde. Com isso, ficou em evidência a necessidade de desenvolvimento de capacidade de gestão efetiva para garantir o adequado serviço à população. Nesse sentido este estudo tem como objetivo descrever o processo de aplicação da lógica do Planejamento Estratégico Situacional (PES) na gestão dos indicadores de atenção básica à saúde. Como principais resultados destacam-se a sensível melhoria nos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil, melhoria nos serviços de saúde prestados à população e o desenvolvimento de uma tecnologia de gestão que pode ser aplicada a outros municípios.</p>2024-01-31T16:53:18+00:00Copyright (c) 2024 Expressa Extensãohttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/25315Grupo de Gestantes como espaço de cuidado: relato de experiência2024-02-14T19:36:38+00:00Juliane Portella Ribeiroju_ribeiro1985@hotmail.comVitória Peres Treptowvitoriatreptow@hotmail.comRenata Gonçalves de Oliveirarenata566oliveira@gmail.comThalison Borges de Oliveiraborgesthalison@gmail.comTauana Reinstein de Figueiredo tauanafigu@yahoo.com.br<p>O período gravídico é permeado de diversas modificações. Essas modificações refletem em medo, ansiedade e em estresse. O grupo multidisciplinar surge nesse momento como forma efetiva de cuidado com gestantes que possibilita debate, expressando suas necessidades e compartilharem vivências. Desta forma, o artigo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no desenvolvimento de um grupo de gestantes multidisciplinar, mostrando as contribuições da atividade para o desenvolvimento da assistência ao ciclo gravídico-puerperal. O presente artigo trata-se de um relato de experiência da vivência de um grupo multidisciplinar de gestantes, promovido por um projeto de extensão universitária, em um hospital de ensino da região sul do Rio Grande do Sul. O grupo foi desenvolvido de novembro a dezembro semanalmente em um total de 5 encontros, com uma média de 20 gestantes por encontro. Em cada um dos dias foi abordado pelo menos três temáticas diferentes, de modo teórico prático e utilizando recursos de apoio visual, dentre essas foram apresentados intervenções facilitadoras para as modificações do corpo feminino, seu psicológico, o parto, amamentação, direitos da mulher e cuidados com o bebê. O grupo se provou uma ferramenta de cuidado efetivo à mulher, onde as gestantes receberam conhecimento atualizado, melhorando na tomada de decisões e autonomia. Aos acadêmicos o grupo auxilia na autonomia e desenvolvimento de um olhar integral e multidisciplinar no cuidado à mulher nesse momento sensível da sua vida.</p>2024-01-31T16:56:45+00:00Copyright (c) 2024 Expressa Extensão