Expressa Extensão https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao <p>A Revista Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, passou em 2025 a ser uma publicação semestral de fluxo contínuo e está alinhado com o esforço da comunidade científica nacional e internacional, organizada no movimento em favor da disseminação ampla e acesso irrestrito e gratuito ao conhecimento, contribuindo desse modo para o cumprimento da missão da UFPel como instituição pública de educação superior, de gerar, difundir e aplicar o conhecimento oriundos das práticas extensionistas nos diversos campos do saber, entendidas como processo capaz de integrar a universidade.</p> <p><strong>Qualis:</strong>&nbsp; B3</p> <p><span data-sheets-value="{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:&quot;A4&quot;}" data-sheets-userformat="{&quot;2&quot;:2627,&quot;3&quot;:{&quot;1&quot;:0},&quot;4&quot;:{&quot;1&quot;:2,&quot;2&quot;:16776960},&quot;9&quot;:1,&quot;12&quot;:0,&quot;14&quot;:{&quot;1&quot;:3,&quot;3&quot;:1}}"><strong>ISSN: </strong>2358-8195</span></p> pt-BR <p>A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. 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Como instituição sem fins lucrativos, é responsável pela captação, desinfecção, esterilização, armazenamento e empréstimo de espécimes doados, assegurando seu uso adequado em treinamentos e pesquisas acadêmicas, além de combater o comércio ilegal e a manipulação inadequada desses materiais. Material e Métodos: Este relato descreve um projeto de extensão do Banco de Dentes Humanos-UEFS (BDH-UEFS) realizado em 2021, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realizou-se um levantamento das Unidades de Saúde de Feira de Santana-BA, identificando 53 com atendimento odontológico. Dez cirurgiões-dentistas foram contatados, e oito participaram da atividade, recebendo materiais educativos e capacitação. Resultados discutidos: O desconhecimento sobre o BDH foi observado entre os profissionais, mas a receptividade para colaboração foi positiva, essencial para a manutenção do acervo. A ação destacou a necessidade de fortalecer a relação entre o BDH e os profissionais da área, bem como a importância de práticas éticas no manejo de dentes extraídos e no processo de descontaminação. Conclusão: A capacitação realizada pelo BDH-UEFS contribuiu significativamente para o aprimoramento das práticas éticas entre os profissionais de saúde bucal, além de ampliar o conhecimento sobre a doação de dentes, fortalecendo o acervo do banco.</span></p> Dayliz Quinto Pereira, Laleska Brunelle Queiroz Lima, Fabiellen Silva dos Santos, Iasmim Dantas de Souza , Ângelo Ray de Oliveira Santos , Fernanda Rebouças Guirra Copyright (c) 2025 Expressa Extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/28705 qua, 10 set 2025 19:52:42 +0000 Das teorias sobre impercepção botânica às experiências com um projeto de extensão https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/27200 <p>A impercepção botânica é um problema que afeta o ensino e aprendizado de botânica no Brasil. Para ajudar a mitigar esse fenômeno, o grupo de extensão "Vegetando" utilizou estratégias que combinam conhecimentos sobre inteligência e cognição em plantas com eletrofisiologia vegetal. Foram realizadas ações remotas e presenciais para estender o tema impercepção botânica para a comunidade entre 2020-2022. Observou-se maior interação no Instagram em comparação ao Facebook e as ações presenciais e remotas utilizaram jogos interativos e plantas acopladas a sensores para aproximar o público do conhecimento abordado. As interações foram muito positivas e demonstraram a capacidade de aprender com as adversidades e praticar formas alternativas de extensão.</p> Gabriela Niemeyer Reissig, Thiago Francisco de Carvalho Oliveira, Douglas Antônio Posso, Helena Chaves Tasca, Leonardo Cardozo Vieira, Gustavo Maia Souza Copyright (c) 2025 Expressa Extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/27200 qui, 11 set 2025 00:00:00 +0000 Incubadora tecno-social eo impactono desenvolvimento de uma MEI: um estudo de caso sobre o empreendimento Arte Biscuit - By Isa Terres https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/29217 <p>A Incubadora Tecno-Social de Cachoeira do Sul, projeto de extensão da UERGS iniciado em 2020, oferece assessorias gratuitas a microempreendedores da região. Este artigo analisa os impactos do projeto sobre o desenvolvimento da MEI "Arte Biscuit – by Isa Terres", utilizando metodologia qualitativa com estudo de caso. Os resultados demonstram aprimoramento na gestão, visibilidade e estratégias de mercado da empreendedora, além de impacto positivo na comunidade local. Também são apontados desafios enfrentados, como a conciliação entre formação e demandas do negócio. Recomenda-se a ampliação de cursos, visitas periódicas e suporte pós-incubação para maior efetividade.</p> Estéfani Sandmann de Deus, Luisa Freitas Peixoto, Jenifer Arend, Rodrigo Marques da Silva, Letícia da Silva Santos, Aaron Concha Vásquez Hengles Copyright (c) 2025 Expressa Extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/29217 ter, 28 out 2025 17:54:57 +0000 Explorando o Cálculo Mental em Sala de Aula https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/30254 <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo geral do presente trabalho é investigar e analisar técnicas de cálculo mental aplicáveis ao ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, visando aprimorar o entendimento das operações matemáticas elementares e promover o desenvolvimento do raciocínio matemático em situações práticas de aprendizagem. Para tanto, é proposta uma pesquisa de estudo de caso, baseada na elaboração e realização de uma oficina de cálculo mental, tendo como público-alvo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A oficina explorou as operações de adição, subtração e multiplicação por meio de propriedades aritméticas e operações com números inteiros. Os resultados obtidos a partir da realização da oficina, no formato de atividade de extensão, indicam que as estratégias de cálculo mental incentivaram caminhos alternativos de raciocínio e uma compreensão mais profunda dos conceitos aritméticos.</span></p> João Antonio Modernel Bender, Cinthya Maria Schneider Meneghetti Copyright (c) 2025 Expressa Extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/30254 ter, 11 nov 2025 14:06:19 +0000 Um lar seguro para as pessoas que convivem com doenças neurodegenerativas https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/29383 <p>Este artigo é um relato de experiência do Projeto Estímulo (PE), na área de extensão, criado em 2019, na UTFPR. O PE tem como meta fornecer informações de qualidade sobre a Doença de Parkinson (DP) e problemas associados à memória. O projeto adaptou-se ao mundo digital, através de plataformas e redes sociais próprias. Este trabalho descreve a elaboração de um <em>ebook,</em> desenvolvido por voluntários e pacientes, com dicas práticas de limpeza e organização do lar para pessoas que convivem com doenças neurodegenerativas (DN) e seus desafios. O <em>ebook</em> foi denominado “Casa Limpa e Segura: Guia de Limpeza e Organização”, e sua ideia foi lançada pela coordenadora do PE, em agosto de 2023, em uma disciplina extensionista. Uma das alunas interessou-se pelo tema, porque sua mãe era diarista na residência de uma idosa com a DP. A construção do material foi planejada a partir de experiências e vivências de pessoas que convivem com a doença. O <em>ebook</em> ficou com 17 páginas, contém capa, folha de rosto, ficha catalográfica e segue modelo de livro eletrônico, com ISBN catalogado pela Câmara Brasileira de Livros. Pode ser acessado através da <em>Amazon </em>ou site do <em>Pergamum</em> da UTFPR.&nbsp; A arte da capa mostra uma lupa focalizando uma casa com um cérebro no seu interior, simbolizando um olhar atento para uma pessoa com DN. As cores escolhidas para a capa não provocam desconforto para pessoas com baixa visão. Espera-se que este material possa fornecer dicas para maior autonomia, segurança e conforto para o dia a dia.</p> KATIA ELISA PRUS PINHO, EDUARDA PENAFIEL KAYSER, RITA ZANLORENSI VISNECK COSTA, ANA MARIA HOFFEMANN DE CARVALHO, GABRIELA DALZOTO MAZZUTTI, ANTONIO CARLOS PINHO Copyright (c) 2025 Expressa Extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/29383 qui, 04 dez 2025 14:07:06 +0000 Cuidando e Transformando: Experiências acadêmicas de um Projeto de Extensão da UFPel https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/29118 <p><strong>Introdução: </strong><span style="font-weight: 400;">A extensão universitária é fundamental para a formação acadêmica, integrando ensino, pesquisa e sociedade. O projeto "Vivências de Enfermagem no SUS", vinculado à Universidade Federal de Pelotas, promove a prática assistencial de estudantes em diferentes cenários do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a relação teoria-prática e o compromisso social. Desse modo, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências de graduandos de enfermagem nas atividades vinculadas às práticas oportunizadas pelo Projeto de Extensão Vivências de Enfermagem no Sistema Único de Saúde. </span><strong>Metodologia: </strong><span style="font-weight: 400;">Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem participantes do projeto entre 2023, 2024 e 2025. As atividades ocorreram em unidades hospitalares, UTI, pronto-socorro, UBS e CAPS, com carga horária de 60 horas, sem avaliação formal, visando aprendizagem autônoma e colaborativa. </span><strong>Desenvolvimento: </strong><span style="font-weight: 400;">As vivências permitiram o desenvolvimento de habilidades técnicas, gerenciais e humanísticas, além da integração multiprofissional. Observou-se a aplicação do Processo de Enfermagem em diferentes contextos, desde situações estruturadas até adaptações em cenários dinâmicos. A troca de saberes entre estudantes de diferentes períodos e a interação com a comunidade enriqueceram a formação, destacando a importância do SUS na prática profissional. </span><strong>Conclusão: </strong><span style="font-weight: 400;">O projeto demonstrou ser uma estratégia eficaz na formação crítica e ética dos futuros enfermeiros, promovendo autonomia, raciocínio clínico e responsabilidade social. Recomenda-se a expansão de iniciativas semelhantes para fortalecer a integração entre universidade e sociedade, contribuindo para uma assistência de qualidade no SUS.</span></p> Michele Cristiene Nachtigall Barboza, Julia Marlow Hall, Ana Julia Motta Nörenberg , Pablo Viana Stolz, Marcos Aurélio Matos Lemões, Ana Paula de Lima Escobal Copyright (c) 2025 Expressa Extensão https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/29118 qui, 11 set 2025 00:00:00 +0000